quinta-feira, 23 de maio de 2019

Escolas: V FEIRA CULTURAL DO CEL


CONVITE 


A equipe gestora do CEL Jto à  E.E. BARÃO  DO RIO BRANCO tem a satisfação de convidá-lo(a) para a V FEIRA CULTURAL do CEL. 

Local: E.E. Barão do Rio Branco
Dia: 25/05/2019
Horário: 08h30min às 13h
Endereço: Praça Roosevelt, 143 - Centro, Catanduva-SP

Venha prestigiar nossos alunos.


"Todas as escolas e todos os talentos encontram-se num único espaço: CEL"

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Escolas: Atividade lúdica em comemoração ao dia Nacional da Matemática


Dia Nacional da matemática – Malba Tahan


Em comemoração ao dia Nacional da Matemática, a E.E. Profª Shirley Camargo Von Zuben realizou um evento onde foi possível destacar a vida de Malba Tahan (pseudônimo do matemático Júlio César de Mello e Souza) e as aplicações da matemática. Foram realizadas várias atividades de raciocínio lógico com jogos e desafios matemáticos, uma competição que teve início nas aulas de matemática e concretizou-se no evento com a disputa entre os grupos finalistas de cada sala.

Através das atividades desenvolvidas, os alunos puderam perceber de forma lúdica a importância da matemática no cotidiano despertando o interesse pela disciplina e assim, procurar novas aprendizagens.



sexta-feira, 17 de maio de 2019

Notícias: Inova Educação - Orientação Técnica




O Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.
O Programa traz inovações para que as atividades educativas sejam mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada um. Novidades essenciais para promover o desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes; reduzir a evasão escolar; melhorar o clima nas escolas; fortalecer a ação dos professores e criar novos vínculos com os alunos. Continue lendo no hotsite da SEESP...






   
 
Diretoria de Ensino Região de Catanduva

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Escolas: Crítico por um dia: como projeto em Catanduva estimula alunos à leitura crítica na rede pública


       

Projeto usa resenha online para estimular a leitura e troca de vivências entre alunos 

                                           Fonte: SEESP. Acesso em Quinta-Feira, 18/04/2019.

Duas escolas, uma em Catanduva e outra em Novo Horizonte, resolveram inverter papéis para estimular alunos à leitura. Ao invés de apresentarem livros, docentes criaram um projeto no qual o aluno virava um crítico literário, e por meio da internet, compartilhava dicas e impressões para os colegas.

A ideia foi implantada com sucesso na E.E. Nicola Mastrocola, em Catanduva; e na E. E.  Professor Mario Florence, em Novo Horizonte.  Chamado de “O Livro e Eu”, o projeto existe desde 2015, quando um piloto foi implementado, mas sem tanto sucesso. “Nossa ideia era expandir para todas as escolas, mas não sentimos muito interesse.  Nesse ano o projeto virou um sucesso, ganhou site e pretendemos expandir para toda a região”, conta Alexandre Borgonovi, PCNP da Diretoria de Ensino de Catanduva.

Alexandre desenvolveu o projeto tendo a ideia de usar a tecnologia no cotidiano dos alunos. “Criei uma simples planilha no Google Docs e deu muito certo. Estimulamos os educandos a entrarem em contato com a tecnologia”. A ideia é que os alunos usem o acervo da Sala de Leitura das escolas e criem um grande inventário de críticas e impressões. “Nosso objetivo sempre foi contribuir para a formação dos estudantes, incentivar o hábito da leitura e formar cidadãos conscientes e críticos”, pontua Alexandre.
O projeto estimula os alunos a fazerem pequenas resenhas críticas dos livros, e não apenas resumir a história. O aluno Jean Cambuí, do 3º ano do Ensino Médio, aponta que “O Menino do Pijama Listrado” é seu livro favorito até então. “É um livro tão simples e tão bem escrito que beira à perfeição. Li e achei emocionante”, pontua.
Já Miquely Rangel Cardoso, também do do 3º ano do Ensino Médio, aponta que os romances são seu gênero favorito, em especial do escritos Nicholas Sparks. “Livros que falam de amor apresentam histórias de carinho e compreensão, como o primeiro amor, amadurecimento, a relação entre pais e filhos e perdão”, explica. 
Para Rossieli Soares, secretário da educação de São Paulo, o incentivo à leitura deve ser perene. “O período do 6º ao 9º ano é um período de transformação dos jovens, é uma mudança de chave importante do aluno e inserir a leitura durante essa época é fundamental”, pontua. O projeto “O Livro e Eu” é aberto para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio nas duas escolas.
Conheça o Projeto


quinta-feira, 11 de abril de 2019

PNLD: Prorrogação Solicitação Reserva Técnica do PNLD



Problemas de navegação na página do PDDE – Interativo adiaram o início da requisição de reserva técnica para o dia 11 de abril com prorrogação até dia 22 de abril. Posteriormente os quantitativos requeridos serão submetidos a análise de consistência e ulterior validação pelo órgão central.


As editoras Vera Cruz e Escala Educacional não fecharam contrato de fornecimento com o FNDE, por isso, as unidades escolares que escolheram obras das editoras citadas receberão livros indicados em segunda opção. Em caso de dúvida entre em contato.


Manual de instruções sobre solicitação de reserva técnica PNLD pelas escolas.

Clique para download...

quinta-feira, 4 de abril de 2019

PNLD: Solicitação de reserva técnica (RT) de livros didáticos do PNLD



A ferramenta de solicitação de reserva técnica (RT) de livros didáticos do PNLD estará disponível, a partir de 8 de abril, no sistema PDDE Interativo, pelo site http://pddeinterativo.mec.gov.br.

 As escolas terão até 12 de abril para demandar livros.

Para acessar o pedido de RT a escola deverá, em primeiro lugar, ofertar, na aba de remanejamento, ao menos um livro para desbloqueio ainda que fora do ciclo de atendimento. Os quantitativos requeridos serão submetidos a análise de consistência e posterior validação pelo órgão central.

Em caso de dúvida, entre em contato.

Escolas: Boas Práticas!!!


Projeto “Conte e Reconte” – Escola Paulo de Lima Correa

Em março de 2019, na EE Paulo de Lima Corrêa, Diretoria de Ensino de Catanduva, aproveitando o Projeto “Conte e Reconte”, iniciado no princípio do ano de 2019, com os 9ºs Anos, a professora Lizzy Bueno, ao se deparar com a proposta de finalização da Sequência de Atividades proposta pela SEE, resolveu inserir a atividade ao Projeto, e fazer a dramatização, algumas fiéis, outras modificadas, em vídeo, do texto de Artur Azevedo, “As cerejas” (trabalhado na Sequência de Atividades). Assim sendo, o resultado foi muito satisfatório e traduziu conceitos vistos em sala de aula e também aspectos sociais importantes para a convivência em grupo, como: cooperação, interação, criatividade, inclusão e, principalmente, superação.
Abaixo, alguns vídeos do projeto.

Vídeo 1
Brenda Fernandes, Julia Martins, Victoria da Mota, Vinicius Soares e Vitória Gomes.




Vídeo 2
Bianca Santos, Cíntia Barbosa, Juliana Cardoso, Maria Luiza Freire, Stephani Marchesini e Talita de Souza.



Vídeo 3
Érick Lee, Gabriel Rodrigues, Giovanni Alvino, Matheus Bento, Pedro Paulo Caron, Pedro Xavier e Valdemir Alves.






sexta-feira, 29 de março de 2019

Escolas: Alunos de Catanduva avaliam clássicos da literatura em sala virtual


Projeto‘O Livro e Eu’ deve chegar a 25 escolas nos próximos meses


Alunos das escolas Nicola Mastrocola, em Catanduva, e Professor Mario Florence, em Novo Horizonte, avaliam clássicos da literatura brasileira. No ambiente virtual, os estudantes também podem deixar comentários,  fazer críticas sobre as obras e dar notas de zero a dez.
As atividades fazem parte do projeto piloto “O Livro e Eu”, que está em andamento nas duas escolas. A iniciativa, porém, deve ser ampliada para outras 25 unidades nos próximos meses.
Desenvolvido pelo professor coordenador de núcleo pedagógico (PCNP) da Diretoria de Ensino de Catanduva Alexandre Ricardo Borgonovi, a ideia do projeto é “contribuir para a formação dos estudantes, incentivar o hábito da leitura, formar cidadãos conscientes, críticos, responsáveis, autônomos e protagonistas, além de conscientizá-los da importância da leitura como fonte de informação, lazer e ampliação de conhecimento”.
No ar há cerca de um mês, a página da escola Nicola Mastrocola já recebeu mais de duas mil visualizações e 60 comentários de livros diferentes. Na página da escola Professor Mario Florence foram contabilizadas 2.822 visualizações e 250 comentários.
Para comentar sobre algum livro, basta que o estudante visite a página, clique no ícone ‘biblioteca comentada’ e preencha o formulário para fazer sua avaliação e comentário ou ler os que já foram inseridos na página.
Tecnologia Educacional
DER Catanduva

segunda-feira, 25 de março de 2019

PNLD: Instruções para realização do Remanejamento 2019 dos livros didáticos no Sistema PDDE Interativo/SIMEC







Instruções para realização do Remanejamento dos livros didáticos no Sistema PDDE Interativo/SIMEC

Lembramos que a partir deste ano a solicitação de reserva técnica estará vinculada aos pedidos de livros registrados na ferramenta de remanejamento do sistema PDDE Interativo/SIMEC.


Segue anexo o manual de remanejamento do PNLD 2019. 

Clique para fazer download...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE
DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS – DIRAE
COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI
SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE – 70.070-929 – Brasília/ DF




sexta-feira, 1 de março de 2019

Escolas: Grêmio Estudantil - Eleições OnLine


ELEIÇÕES GRÊMIO ESTUDANTIL 2019



As unidades escolares que realizaram a eleição online em parceria com a Diretoria de Ensino neste ano foram ao todo 21 unidades, (20 Estaduais e 01 EMEF – Regina Tereza Savazzi, município de Elisiário).

Os resultados já foram enviados nos respectivos e-mail "a" e no "p" de sua escola.

Caso queiram o compartilhamento do material na íntegra, entre em contato para compartilhamento em e-mail gmail da escola.

Superamos a marca de 2018 com as eleições online, ao todo 22 escolas realizaram eleicão online.


Tecnologia Educacional


Diretoria de Ensino Catanduva


 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Escolas: Diretoria de Ensino Região de Catanduva conquista o 1º lugar no IDESP


DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CATANDUVA


A nota do Ensino Médio no IDESP - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – fez com quem a Diretoria de Ensino Região de Catanduva conquistasse o 1º lugar no ranking das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo.



A Diretoria de Ensino de Catanduva obteve nota de 3,25 no Ensino Médio e 4,09 junto aos 9º ano do Ensino Fundamental, ocupando assim o 3º lugar.

Os dados divulgados recentemente levam em consideração o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Ensino, além da taxa de aprovação, reprovação e evasão escolar.

Essa conquista deve-se ao trabalho em equipe desenvolvido pelas Unidades Escolares em conjunto com a Diretoria de Ensino de Catanduva, tendo como foco principal a aprendizagem dos alunos.

Parabéns a todos os envolvidos!!!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Reserva Técnica PNLD: Remanejamento de Livros Didáticos 2019

Atenção Professor Coordenador!
Acesse a Planilha "Reserva Técnica – PNLD 2019" e confira a possibilidade de REMANEJO de Livros Didáticos em nossas Unidades Escolares.


Fique atento!
A eficiência desta ação depende da colaboração de todos.

 
 

Para acessar e preencher o formulário de atualização do Levantamento de Livro Didático 2019  de sua UE, entre em contato com PCNP Tecnologia: Alexandre Borgonovi

Núcleo Pedagógico DER Catanduva
PCNP TECNOLOGIA: Alexandre Borgonovi
Tel (017) 3531 1962


sábado, 22 de dezembro de 2018

Escolas: EE Dr Nesor Sampaio Bittencourt


Este vídeo foi pensado e planejado pela Eletiva - Nestor Além dos Muros... Com objetivo de propagar, mostrar e tonar visível para Catanduva e região que temos uma escola Pública de excelência, também serviu para mostrar que a escola de antigamente como "pesada e violenta" não faz mais parte da escola Nestor de hoje. Contamos com parceria da Wane Filmes... que captaram a imagem, criou roteiro e editou... deixando o trabalho mais profissional.



Este outro vídeo, foi realizado pelos alunos da segunda serie do Ensino Médio aqui da escola Nestor... Situação de Aprendizagem 7 do caderno do aluno de História segundo volume - Abolição e Imigração Europeia - foram acompanhadas as pesquisas, Estudos e Resenhas. Propus para que fosse realizado um vídeo, ao invés da apresentação em sala de aula como de praxe, este é um dos bons resultados obtidos.


terça-feira, 23 de outubro de 2018

Escolas: Situação de Aprendizagem com 8º Anos do Ensino Fundamental


EE Paulo de Lima Corrêa, a profa. Glauciê Garrafa Berto de Moraes - Situação de Aprendizagem 6 – Energia Elétrica: Nossa Casa, com os 8ºs anos do Ensino Fundamental.


Fonte: Flickr

Na última semana, na EE Paulo de Lima Corrêa, a profa. Glauciê Garrafa Berto de Moraes, realizou trabalho experimental, a partir da Situação de Aprendizagem 6 – Energia Elétrica: Nossa Casa, com os 8ºs anos do Ensino Fundamental.


O trabalho contou com sensibilização para que fosse possível entender o funcionamento da lâmpada para depois poder montar a própria luminária.

O experimento tinha o objetivo de aprender a acender uma lâmpada...depois construir uma luminária, abrindo e fechando um circuito, comparando com o que acontece quando acionamos o interruptor de luz.






Fonte: Flickr

Os alunos foram divididos em grupos e usaram materiais simples...pilhas de 1,5V, lâmpada de 3V, fios, cabinhos, pregos ou tachinhas, papelão e papel alumínio (alternativa para fazer a chave do circuito).



quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PNLD: Escolha do PNLD Literário decorrerá de 18 a 31 de outubro de 2018

O registro da escolha do PNLD Literário decorrerá de 18 a 31 de outubro de 2018 e será realizado no Sistema PDDE Interativo, que pode ser acessado no endereço:

A escolha das obras literárias deve ser realizada de maneira conjunta entre o corpo docente e o dirigente da escola com base na análise das informações contidas no guia anexo.

Caso a escola não queira receber os livros do PNLD Literário, precisará indicar a opção “NÃO DESEJO RECEBER LIVROS”.

A escola deverá registrar a escolha de todos os livros da série/ano em um mesmo momento. O sistema não deixará prosseguir se a escola não indicar algum dos livros, excetuando-se os casos que a escola marcar a opção “NÃO DESEJO RECEBER LIVROS”. Essa exigência se dá diante da necessidade de aumentar a segurança do registro de escolha no sistema.

Se a escola não acessar o Sistema ou não gravar opção em nenhum momento, serão encaminhados aleatoriamente os títulos dentre aqueles aprovados constantes no guia, conforme critérios de alocação definidos pelo FNDE.

As escolas deverão inserir a ata de reunião da escolha no sistema PDDE Interativo e, caso não o façam, precisam apresentar uma justificativa para a não inclusão da ata.

As obras literárias serão disponibilizadas integralmente, mediante senha gerada pelo sistema PDDE Interativo para a direção da escola, para visualização pelos professores durante o período de registro da escolha no Guia do PNLD Literário 2018.

Frisamos que não é permitido o acesso de representantes das editoras nas dependências da escola durante o período de registro da escolha, que acontecerá de 18 a 31 de outubro de 2018.




Acesse aqui... Orientações  Gerais

     


Modelos de ata


          



Acompanhe as informações pelo Portal FNDE:



Em caso de dúvida entre em contato.