Projeto usa resenha online para estimular a leitura e troca de vivências entre alunos
Fonte: SEESP. Acesso em Quinta-Feira, 18/04/2019.
Duas
escolas, uma em Catanduva e outra em Novo Horizonte, resolveram inverter papéis
para estimular alunos à leitura. Ao invés de apresentarem livros, docentes
criaram um projeto no qual o aluno virava um crítico literário, e por meio da
internet, compartilhava dicas e impressões para os colegas.
A
ideia foi implantada com sucesso na E.E. Nicola Mastrocola, em Catanduva;
e na E. E. Professor Mario Florence, em Novo Horizonte. Chamado de
“O Livro e Eu”, o projeto existe desde 2015, quando um piloto foi implementado,
mas sem tanto sucesso. “Nossa ideia era expandir para todas as escolas, mas não
sentimos muito interesse. Nesse ano o projeto virou um sucesso, ganhou
site e pretendemos expandir para toda a região”, conta Alexandre
Borgonovi, PCNP da Diretoria de Ensino de Catanduva.
Alexandre desenvolveu o projeto
tendo a ideia de usar a tecnologia no cotidiano dos alunos. “Criei uma simples
planilha no Google Docs e deu muito certo. Estimulamos os educandos a entrarem
em contato com a tecnologia”. A ideia é que os alunos usem o acervo da
Sala de Leitura das escolas e criem um grande inventário de críticas e
impressões. “Nosso objetivo sempre foi contribuir para a formação dos
estudantes, incentivar o hábito da leitura e formar cidadãos conscientes e
críticos”, pontua Alexandre.
O
projeto estimula os alunos a fazerem pequenas resenhas críticas dos livros, e
não apenas resumir a história. O aluno Jean Cambuí, do 3º ano do Ensino Médio, aponta
que “O Menino do Pijama Listrado” é seu livro favorito até então. “É um livro tão simples e tão bem escrito que beira à
perfeição. Li e achei emocionante”, pontua.
Já Miquely Rangel Cardoso, também do do 3º ano
do Ensino Médio, aponta que os romances são seu gênero favorito, em especial do
escritos Nicholas Sparks. “Livros que falam de amor apresentam histórias de
carinho e compreensão, como o primeiro amor, amadurecimento, a relação entre
pais e filhos e perdão”, explica.
Para
Rossieli Soares, secretário da educação de São Paulo, o incentivo à leitura
deve ser perene. “O período do 6º ao 9º ano é um período de transformação
dos jovens, é uma mudança de chave importante do aluno e inserir a leitura
durante essa época é fundamental”, pontua. O projeto “O Livro e Eu” é aberto
para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio nas duas escolas.
Conheça o Projeto