A Escola
Estadual Jardim Imperial - Catanduva, apresentou sua “Mostra Cultural” em de 27 de agosto. Os temas abordados foram – Evolução da Comunicação, Comunicação e suas Linguagens, A Comunicação na
Era Medieval, A Comunicação Rompendo
Barreiras e espaços dos homenageados – Monteiro Lobato e Charles Chaplin. A
Diretoria de Ensino Catanduva
sente-se orgulhosa do trabalho realizado pelos Educadores, Gestores e Alunos.
Marcadores
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sexta-feira, 28 de agosto de 2015
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Escolas: Educação Especial Diretoria de Ensino Região de Catanduva
Escolas da Região Tem mais
de 100 que Requerem Atenção Especial
EE Gabriel Hernadez - Ariranha |
Catanduva e mais 14 municípios que pertence a
Diretoria de Ensino de Catanduva atendem 81 alunos considerados público-alvo da
Educação Especial. Na rede municipal de ensino são 26 portadores de alguma
deficiência. Ao todo, os alunos incluídos na Educação Especial apresentam
deficiência física ou intelectual leve e Transtornos Globais do Desenvolvimento
(TGD), como também os que apresentam altas habilidades ou superdotação,
conforme informações da dirigente regional de ensino, professora Maria
Aparecida Cherutti.
Já na rede municipal de ensino, os problemas de
saúde apresentados por esses alunos são Síndrome de Down, autismo, surdez,
síndrome de Russel Silver e paralisia cerebral.
De acordo com a professora Maria Aparecida Cheruti,
a atual legislação que dispõe sobre a Educação Especial, nas unidades escolares
da rede estadual de ensino, respeita o aluno e oferece condições para que seja
incluído, nas escolas públicas, sem problemas.
“Nas escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino
– Região de Catanduva, os alunos público alvo da Educação Especial,
deficiência intelectual estão matriculados e frequentam as classes no ensino
regular e contam com professores especializados, na área para atendimento em
salas de recursos, em período diverso”, informa.
Ainda de acordo com a dirigente, todas as salas de
recursos para deficientes intelectuais das escolas pertencentes a
Diretoria são equipadas com materiais pedagógicos diversificados, e
buscam a adequação para cada aluno para facilitar a aprendizagem.
“Professores especializados orientam estes alunos
que são transportados para escolas que tem estas classes”, ressalta.
EM
CATANDUVA
Em
Catanduva há duas escolas que atendem os alunos em vários períodos. A Escola
Estadual (EE) Vitorino Pereira atende 13 alunos, e EE Barão do Rio Branco, 8
alunos. Nas escolas da rede municipal são 26 estudantes.
REGIÃO
O
município de Santa Adélia apresenta sala de recurso na EE Giuseppe Formigoni
para atender 15 alunos. Em Ariranha, a EE Gabriel Hernandez atende 13
estudantes. Em Pindorama, na EE Carlos Froelich são 12 alunos com atendimento
especial e na EE Antonio Carlos, em Catiguá, ao todo, são 12 alunos.
DEFICIÊNCIA
AUDITIVA
Para
os alunos com deficiência auditiva também há sala de recursos. “Esta sala é
equipada com recursos em Livras, como dicionário, DVD’s, recursos tecnológicos,
jogos adaptados e equipamentos para acessibilidade de pessoas com deficiência
auditiva”, diz Maria Aparecida.
Na
EE Barão do Rio Branco há atendimento para quatro alunos surdos. “Uma
interlocutora em libras permanece em sala de aula normal das 7h às 16 horas,
atendendo dois alunos do 7º ano e, no período diverso há uma professora
especializada em deficiência auditiva para atender quatro alunos de outras
escolas públicas. Na EE Mário Florence em Novo Horizonte, há uma professora
interlocutora para uma aluna surda e em Catiguá EE Antonio Carlos, também uma
professora interlocutora que, atende um aluno. Na Diretoria de Ensino toda há
seis alunos com deficiência auditiva”, pontua.
DEFICIÊNCIA
VISUAL
As salas
de recursos para alunos deficientes visuais, em Catanduva, concentram-se
na Escola Estadual Antonio Maximiano Rodrigues com 8 alunos cegos
ou com baixa visão. “A sala de recursos para deficientes visuais é muito bem
equipada com máquinas de escrever em braile, impressora em braile, computadores
com teclados adaptados para deficientes visuais, mouse adaptado, pranchas com
lupas, lupa eletrônica, scanner que fala, soroban adaptado, globo terrestre
adaptado, calculadora sonora, diversos jogos pedagógicos, bengalas, notebook
para uso dos alunos cegos e baixa-visão nas aulas do ensino regular.
Livros
e textos diversos em Braille, em caracteres ampliados, ou em formato digital,
dicionário de inglês, tabela periódica e todos os materiais que compõem os programas
e projetos da SEE adaptados (braile/caracteres ampliados/digital), cadernos
adaptados para alunos cegos, que utilizam máquina braile e mobiliário adaptado
(mesas e cadeiras)”, detalha Maria Aparecida.
ACESSIBILIDADE
No
município de Catanduva a EE Nestor Sampaio Bittencourt tem acessibilidade e as
escolas possuem rampas como é o caso das escolas Barão do Rio Branco, Dinorah
Silveira Borges e Alfredo Minervino.
“Sendo
que a EE Vitorino Pereira e a EE Antonio Maximiano, além das rampas
possuem banheiros adaptados com corrimões próximos aos
vasos sanitários e trocador de fraldas.
Nesta escola há dois Cuidadores
para seis alunos cadeirantes e com outras deficiências física/motora que
necessitam de apoio para locomoção e higiene. Os alunos que possuem grave
comprometimento utilizam transporte escolar adaptado para suas locomoções
até a escola”, aponta.
CUIDADORES
Os
serviços de “cuidador”, nas escolas onde estão matriculados alunos com
deficiência, cujas limitações lhes acarretem dificuldade de caráter permanente
ou temporário no cotidiano escolar, é utilizado pelos alunos que não
conseguem realizar, com independência e autonomia, dentre outras, atividades
relacionadas à higiene bucal e íntima, como também a utilização de
banheiro.
“Cada
cuidador é responsável por até três alunos. As escolas contempladas com
cuidadores em nível Diretoria de Ensino são: EE Shirley Camargo Von Zuben, em
Novo Horizonte, EE Antonio Maximiano Rodrigues, EE Gabriel Hernandez, em
Ariranha, EE Carlos Augusto Froelich, em Pindorama, EE Ruth Dalva Ferraz
Farão, em Itajobi e EE João Gomieri Sobrinho, em Palmares Paulista, num total
de sete cuidadores”.
RESPEITO
Na
Diretoria de Ensino de Catanduva, a Professora Coordenadora do Núcleo
Pedagógico (PCNP) Magda Bordini é a responsável pela orientação de todos os
profissionais que trabalham com o Público Alvo da Educação Especial e realizada
um trabalho sério. Conforme a dirigente regional de ensino, “o respeito que o
Governo do Estado têm pelos alunos, com necessidades educacionais especiais é
totalmente desconhecido pelos moradores das cidades, mas muito valorizado e
respeitado pelos educadores, gestores, funcionários e pais que observam o
trabalho que é feito, no dia a dia, com seus filhos e alunos”.
REDE
MUNICIPAL
Na
rede municipal de ensino é comum deixar uma aluno apenas em cada sala de aula.
“Normalmente esse aluno possui cuidador. Além disso, conta com atendimento
educacional especializado, que realzia trabalho individualizado”, diz a
Secretaria Municipal de Educação.
Fonte. O Regional.com.br. Acesso em 24.08.2015
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Ciclo Alfabetização: Orientação Técnica - Aprendizagem e Tecnologia - Novo fazer em sala de aula
Ação
de Formação do Ensino Fundamental/Ciclo I – “Ler e Escrever”
MUNICÍPIOS
PARCEIROS
Aprendizagem
e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula
Orientação Técnica realiza na Diretoria de Ensino
Região de Catanduva, direcionada aos municípios parceiros do Programa Ler e
Escrever com o intuito de refletir sobre as contribuições das TIC (Tecnologia da Informação e
Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades
pedagógicas.
Materiais Utilizados no Encontro
Pauta: Aprendizagem e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula
Apresentação em PDF: Aprendizagem e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula
Baixar o software Geogebra
Matriz
para imprimir (tabuada geométrica do 1 ao 10)
Matriz
para o software Geogebra (arquivo tabuada geométrica “.ggb”)
Acompanhamento do processo
Avaliação da Orientação
Técnica
Vídeo Aula
Tabuada Geométrica com tecnologia
Diretoria de Ensino Região de Catanduva
Dirigente Regional de Ensino: Maria
Aparecida Cheruti
Supervisora Responsável: Marisete Maria
Alarcon Guimarães
PCNP dos Anos Iniciais: Maria Sandra
Sibien Lanza
PCNP Tecnologia Educacional: Alexandre Borgonovi
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Tecnologia na Educação: Tabuada Geométrica com Tecnologia
Projeto Tabuada Geométrica com software Geogebra
O objetivo do Projeto “Tabuada
Geométrica com Tecnologia” é a utilização de recursos tecnológicos como
estratégia específica no processo de ensino-aprendizagem levando o educando a
desenvolver o conhecimento matemático, falando, escrevendo, lendo, traçando
segmentos, colorindo e criando uma linguagem matemática.
Com o avanço na utilização de novas possibilidades e novas
tecnologias, a “Tabuada” trabalhada nos moldes tradicionais ganha um novo
aliado, o uso da tecnologia no desejo de aprender matemática.
[...] na disciplina de Matemática, como em
qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição
fundamental da aprendizagem. O aluno aprende quando mobiliza os seus recursos
cognitivos a afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um
dos aspectos fortes nas investigações. Ao requerer a participação do aluno na
formulação das questões a estudar, essa atividade tende a favorecer o seu
envolvimento na aprendizagem.
Ponte; Brocardo & Oliveira (2003, p. 23)
Sugestões
de apoio
Vídeo Aula
“Tabuada Geométrica com Tecnologia”
Baixar o
software Geogebra
Matriz para
o software Geogebra (arquivo tabuada geométrica “.ggb”)
https://goo.gl/4nFwWT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PONTE, João Pedro. BROCARDO, Joana. OLIVEIRA, Hélia. Investigações
matemáticas na sala de aula – 2ª Ed. -Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2009.
Tecnologia Educacional
DER Catanduva
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Escolas: Projeto Globalização e produção de Vídeo - EE Capitão Horácio
Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento
internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo
barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Fonte:WikipédiA.
Acesso em 24.07.2015
Parabéns profª Elenice e alunos da 3ª série do Ensino Médio da EE Cap Horácio A Nascimento/ Tabapuã,
pelo belo trabalho realizado sobre o tema “Globalização”. As atividades
elaboradas resultaram um conjunto de recursos tecnológicos: ensaios, filmagens,
edições de vídeos, compartilhamento no Youtube, tornando os alunos protagonistas deste projeto, atendendo ao
Currículo da SEESP.
Veja o resultado deste Projeto
no Youtube
PARABÉNS A
TODOS OS ENVOLVIDOS, BELO TRABALHO!
\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Tecnologia na Educação: Rede conversando com a Rede - Projeto Aventuras Currículo +
Após
a bem sucedida iniciativa “Rede
Conversando com a Rede: Currículo+” com o recebimento de mais de 200 vídeos
relatos de professores da Rede contando sobre a experiência de utilizar o
Currículo+ em suas práticas,o projeto Currículo+
lança uma nova categoria: “Rede
Conversando com a Rede - Aventuras Currículo+”.
Desta
vez o objetivo é compartilhar boas práticas e inspirar os profissionais da Rede
Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo.
O esforço tem como foco o incentivo à produção
de vídeos de até 1 minuto por profissionais da Rede Estadual de Ensino de São
Paulo que acompanham a implementação do projeto Aventuras Currículo+ nas escolas
do Estado de São Paulo.
A Diretoria de Ensino Região Catanduva já possui um vídeo elaborado e enviado ao novo projeto. A iniciativa partiu da EE Paulo de Lima Corrêa - Catanduva.
Parabéns a toda equipe escolar que atuou na realização e apoio ao Projeto.
Conheça os
vídeos disponíveis na “Rede Conversando com a Rede”, Clique aqui
Seja você
um colaborador desta iniciativa. Envie seu vídeo à Rede.
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Educação Ambiental: Vídeos Educomunicação - " O Saber das Águas"
Você sabe o que é um Produto EDUCOMUNICATIVO?
Vale a pena "ganhar" um tempinho para
conhecer este trabalho, que resultou em produtos EDUCOMUNICATIVOS, no formato
vídeo.
Os vídeos são os primeiros episódios da série O SABER DAS ÁGUAS.
A iniciativa é da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e da Agência das
Bacias Piracicaba-Capivari-Jundiaí, com participação de entidades públicas e
privadas e educadores da rede estadual, e tem como objetivo levar à sociedade
dicas e informações sobre educação ambiental, recursos hídricos e funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica Piracicaba-Capivari-Jundiaí.
O Saber das Águas - Episódio 1
O Saber das Águas - Episódio 2
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Educação Ambiental: Campanha de Conscientização Ambiental: “ESCOLA SUSTENTÁVEL PARCEIRA DO PROGRAMA NASCENTES”
Conheça a proposta, que
é um PRETEXTO PEDAGÓGICO para fortalecer as escolas na continuidade das ações
rumo à construção de escolas educadoras sustentáveis.
A Diretoria de Ensino da Região de Catanduva convida as
vinte e seis (26) Escolas Estaduais de sua jurisdição a aderir à campanha “Escola
Sustentável" parceira do Programa Nascentes".
A ação tem por objetivo
introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas
escolas, dando destaque à necessidade de recuperação de matas ciliares, de
forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.
Para participar, as unidades de
ensino precisam incluir na pauta do seu planejamento questões referentes à
mobilização e sensibilização sobre o uso da água, conservação ou recuperação de
nascentes e matas ciliares. Também é necessário que a escola esteja em processo
para se tornar uma escola sustentável, realize ações de acordo com três
princípios: articulação com Currículo; gestão democrática e protagonismo
juvenil.
Leia mais em:
Para saber mais entre em contato com as PCNP interlocutoras
de Educacão Ambiental: Aureli Sartori e Telma Biselli. Tel: 17 3531 1948 /
1950.
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Tecnologia na Educação: Geekie - Avaliação Preditiva
Supervisores de ensino,
equipes gestoras, professores e todos os alunos da 3ª série do Ensino
Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo podem acessar a
plataforma de aprendizagem adaptativa "Geekie+" disponível em: sed.educacao.sp.gov.br.
O Geekie+ tem como objetivo auxiliar o aluno, de forma
personalizada, na preparação para o ENEM. Ele poderá utilizar a
plataforma dentro e fora do ambiente escolar, utilizando celular, tablet
ou computador com acesso a internet.
Todos os materiais de formação para os professores e orientações de uso
para os alunos podem ser acessados em: Sou Professor /Equipe Gestora -ou- Sou Aluno.
A plataforma está disponível na Secretaria Escolar Digital. Para
acessá-la, clique no link a seguir: sed.educacao.sp.gov.br.
Como acessar a Avaliação Preditiva, clique aqui
Instruções para realizar a Avaliação Preditiva, clique aqui
Siga abaixo o tutorial
que explica como acessar e realizar a preditiva:
Tutorial Como acessar a Avaliação Preditiva from Ana Paula De Marino
Vídeo Conferência realizada em 02.06.2015
Tecnologia Educacional
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
DER Catanduva
Tel 017 3531 1947
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Escolas: Educação Ambiental - EE Cap Antonio Horácio Nascimento
Projeto
Eco Escola “Capitão Ambiental”- 2015
A
E.E.Capitão Horácio promove, durante o ano letivo, ações de educação ambiental
com o intuito de levar os alunos e comunidade a auto avaliação sobre os pilares da
sustentabilidade. Algumas datas são priorizadas para contextualização das
atividades, tais como, dia da Água e dia do Meio Ambiente, entre outras que virão.
“Cada dia a natureza produz o suficiente
para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia
pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
Mahatma Gandhi
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Tecnologia Educacional: Comunidade de Aprendizagem - Aventuras Currículo +
SUPORTE PEDAGÓGICO:
Um espaço dedicado a
comunicação entre os Professores do Projeto Aventuras Currículo +, nele você poderá interagir com colegas que
estão participando do Projeto Aventuras Currículo+ deixando dicas de atuação,
compartilhando o andamento de suas turmas e ainda solicitando ajuda de seus
colegas e equipe de acompanhamento.
Participem ativamente!
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Tecnologia na Educação: A tecla do momento: Crianças da Geração ‘F5’
Crianças " F5" - Elas
nasceram de 2001 a 2007, se atualizam num clique e são íntimas de banda larga,
rede social e dispositivo móvel, aponta pesquisa
POR SÉRGIO
MATSUURA
/ ATUALIZADO 13/07/2013 21:36
RIO
- Ao lado de carrinhos e bonecas, tablets e smartphones. No meio da brincadeira
de pega-pega, uma pausa para os jogos eletrônicos. A vivência com a tecnologia
faz parte do cotidiano de 60% das crianças entre 6 e 11 anos das classes A e B
do Rio, aponta o estudo Riologia, desenvolvido pela NBS e pela Casa 7 Núcleo de
Pesquisa. Os pequenos, nascidos entre 2001 e 2007, acompanharam o estouro da
banda larga e das redes sociais e o surgimento dos dispositivos móveis, uma
revolução que está mudando o mundo e o desenvolvimento infantil.
Essa
avalanche informacional modificou a forma como as crianças lidam com o conteúdo
a que são expostas. A diretora de atendimento da NBS, Tatiana Soter, uma das
responsáveis pelo estudo, classifica essa geração como “F5”, em referência à tecla
“atualizar” do computador.
—
Representa o rápido, o novo, o atual sempre. A atualização é fácil como apertar
um botão — explica Tatiana.
A
pequena Giovanna Veiga, que comemora seu décimo aniversário nesta
segunda-feira, faz parte da geração “F5”. No ano em que nasceu, surgiu o Skype.
Em 2004, foram criadas as redes sociais Orkut e Facebook e, três anos depois, o
lançamento do iPhone deu início ao boom do mercado de smartphones. Ao longo de
sua década de vida, Giovanna acompanhou o surgimento de diversas ferramentas.
Em 2011, ganhou seu primeiro smartphone e, recentemente, um iPad Mini, usados
para acessar as redes sociais Facebook e Instagram.
— O
pior castigo é ficar sem o iPad. Antes, a minha mãe me proibia de descer para o
play. Agora ela fala que vai tirar o iPad — diz a menina.
Cinco ‘Fs’ como marca
Cinco
“Fs” definem as características das crianças da geração “F5”. Elas são: full
time, estão sempre conectadas; feed, são estimuladas por diversas fontes de
conteúdo; filtro, selecionam o que é relevante; foco, se aprofundam nos temas
de interesse; e flexibilidade, capacidade de transitar com facilidade entre os
assuntos.
—
Diferentemente dos primeiros nativos digitais, que tinham uma busca horizontal
por conteúdos, a geração “F5” transita entre as fontes de informação e se
aprofunda nos assuntos de interesse — explica Tatiana Soter, da NBS.
De
acordo com a pesquisa, as crianças da geração “F5” ficam, em média, 2h39m por
dia na internet, sendo que 29% delas têm computador próprio e mais da metade
(55%), celular. Os meninos se interessam mais por games (34%), enquanto as
meninas preferem as redes sociais (24%).
—
No geral, o comportamento de uma criança de agora se assemelha muito com o das
crianças de 30 anos atrás. Elas gostam de brincar, pular elástico. Mas têm um
grande brinquedo que é o iPad. E têm acesso a uma quantidade de informação que
não se tinha no passado — diz a diretora da Escola Parque, Patrícia Lins e
Silva.
A
observação se encaixa na rotina de Giovanna.
—
Gosto de jogos de vestir bonecas — conta.
A
mãe da menina, Renata Paola Veiga de Oliveira, incentiva o uso de tecnologia.
Segundo ela, “não é possível nadar contra a corrente”. Porém, tenta equilibrar
o tempo que a filha gasta com gadgets e “brincadeiras da antiga”.
—
Ela usa muito a tecnologia, mas eu controlo. Se eu deixar, ela fica direto —
diz Renata
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