sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Escolas: Mostra Cultural EE Jardim Imperial


A Escola Estadual Jardim Imperial - Catanduva, apresentou sua “Mostra Cultural” em de 27 de agosto. Os temas abordados foram – Evolução da Comunicação, Comunicação e suas Linguagens, A Comunicação na Era Medieval, A Comunicação Rompendo Barreiras e espaços dos homenageados – Monteiro Lobato e Charles Chaplin. A Diretoria de Ensino Catanduva sente-se orgulhosa do trabalho realizado pelos Educadores, Gestores e Alunos.




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Escolas: Educação Especial Diretoria de Ensino Região de Catanduva

Escolas da Região Tem mais de 100 que Requerem Atenção Especial
EE Gabriel Hernadez - Ariranha
Catanduva e mais 14 municípios que pertence a Diretoria de Ensino de Catanduva atendem 81 alunos considerados público-alvo da Educação Especial. Na rede municipal de ensino são 26 portadores de alguma deficiência. Ao todo, os alunos incluídos na Educação Especial apresentam deficiência física ou intelectual leve e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), como também os que apresentam altas habilidades ou superdotação, conforme informações da dirigente regional de ensino, professora Maria Aparecida Cherutti.

Já na rede municipal de ensino, os problemas de saúde apresentados por esses alunos são Síndrome de Down, autismo, surdez, síndrome de Russel Silver e paralisia cerebral.
De acordo com a professora Maria Aparecida Cheruti, a atual legislação que dispõe sobre a Educação Especial, nas unidades escolares da rede estadual de ensino, respeita o aluno e oferece condições para que seja incluído, nas escolas públicas, sem problemas. 

“Nas escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino – Região de Catanduva,  os alunos público alvo da Educação Especial, deficiência intelectual estão matriculados e frequentam as classes no ensino regular e contam com professores especializados, na área para atendimento em salas de recursos, em período diverso”, informa.

Ainda de acordo com a dirigente, todas as salas de recursos para deficientes intelectuais das escolas pertencentes a  Diretoria são equipadas com materiais pedagógicos diversificados, e buscam a adequação para cada aluno para facilitar a aprendizagem. 
“Professores especializados orientam estes alunos que são transportados para escolas que tem estas classes”, ressalta.

EM CATANDUVA
Em Catanduva há duas escolas que atendem os alunos em vários períodos. A Escola Estadual (EE) Vitorino Pereira atende 13 alunos, e EE Barão do Rio Branco, 8 alunos. Nas escolas da rede municipal são 26 estudantes.


REGIÃO
O município de Santa Adélia apresenta sala de recurso na EE Giuseppe Formigoni para atender 15 alunos. Em Ariranha, a EE Gabriel Hernandez atende 13 estudantes. Em Pindorama, na EE Carlos Froelich são 12 alunos com atendimento especial e na EE Antonio Carlos, em Catiguá, ao todo, são 12 alunos.


DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Para os alunos com deficiência auditiva também há sala de recursos. “Esta sala é equipada com recursos em Livras, como dicionário, DVD’s, recursos tecnológicos, jogos adaptados e equipamentos para acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva”, diz Maria Aparecida.

Na EE Barão do Rio Branco há atendimento para quatro alunos surdos. “Uma interlocutora em libras permanece em sala de aula normal das 7h às 16 horas, atendendo dois alunos do 7º ano e, no período diverso há uma  professora especializada em deficiência auditiva para atender quatro alunos de outras escolas públicas. Na EE Mário Florence em Novo Horizonte, há uma professora interlocutora para uma aluna surda e em Catiguá EE Antonio Carlos, também uma professora interlocutora que, atende um aluno. Na Diretoria de Ensino toda há seis alunos com deficiência auditiva”, pontua.


DEFICIÊNCIA VISUAL
As salas de recursos para alunos deficientes visuais, em Catanduva, concentram-se  na Escola Estadual  Antonio Maximiano Rodrigues com 8 alunos cegos ou com baixa visão. “A sala de recursos para deficientes visuais é muito bem equipada com máquinas de escrever em braile, impressora em braile, computadores com teclados adaptados para deficientes visuais, mouse adaptado, pranchas com lupas, lupa eletrônica, scanner que fala, soroban adaptado, globo terrestre adaptado, calculadora sonora, diversos jogos pedagógicos, bengalas, notebook para uso dos alunos cegos e baixa-visão nas aulas do ensino regular.

Livros e textos diversos em Braille, em caracteres ampliados, ou em formato digital, dicionário de inglês, tabela periódica e todos os materiais que compõem os programas e projetos da SEE adaptados (braile/caracteres ampliados/digital), cadernos adaptados para alunos cegos, que utilizam máquina braile e mobiliário adaptado (mesas e cadeiras)”, detalha Maria Aparecida.


ACESSIBILIDADE 
No município de Catanduva a EE Nestor Sampaio Bittencourt tem acessibilidade e as escolas possuem rampas como é o caso das escolas Barão do Rio Branco, Dinorah Silveira Borges e Alfredo Minervino.

“Sendo que a EE Vitorino Pereira e a EE Antonio Maximiano, além das rampas  possuem banheiros  adaptados  com  corrimões próximos aos vasos sanitários e trocador de fraldas. 

Nesta escola  há dois Cuidadores para seis alunos cadeirantes e com outras  deficiências física/motora que necessitam de apoio para locomoção e higiene. Os alunos que possuem  grave comprometimento utilizam transporte escolar  adaptado para suas locomoções até a escola”, aponta.

CUIDADORES 
Os  serviços de “cuidador”, nas escolas onde estão matriculados alunos com deficiência, cujas limitações lhes acarretem dificuldade de caráter permanente ou temporário no cotidiano escolar, é utilizado pelos alunos  que não conseguem realizar, com independência e autonomia, dentre outras, atividades relacionadas  à higiene bucal e íntima, como também a  utilização de banheiro. 

“Cada cuidador é responsável por até três alunos. As escolas contempladas com cuidadores em nível Diretoria de Ensino são: EE Shirley Camargo Von Zuben, em Novo Horizonte, EE Antonio Maximiano Rodrigues, EE Gabriel Hernandez, em Ariranha, EE Carlos Augusto Froelich,  em Pindorama, EE Ruth Dalva Ferraz Farão, em Itajobi e EE João Gomieri Sobrinho, em Palmares Paulista, num total de sete cuidadores”.


RESPEITO
Na Diretoria de Ensino de Catanduva, a Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) Magda Bordini é a responsável pela orientação de todos os profissionais que trabalham com o Público Alvo da Educação Especial e realizada um trabalho sério. Conforme a dirigente regional de ensino, “o respeito que o Governo do Estado têm pelos alunos, com necessidades educacionais especiais é totalmente desconhecido pelos moradores das cidades, mas muito valorizado e respeitado pelos educadores, gestores, funcionários e pais que observam o trabalho que é feito, no dia a dia, com seus filhos e alunos”.


REDE MUNICIPAL
Na rede municipal de ensino é comum deixar uma aluno apenas em cada sala de aula. “Normalmente esse aluno possui cuidador. Além disso, conta com atendimento educacional especializado, que realzia trabalho individualizado”, diz a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte. O Regional.com.br. Acesso em 24.08.2015

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ciclo Alfabetização: Orientação Técnica - Aprendizagem e Tecnologia - Novo fazer em sala de aula

Ação de Formação do Ensino Fundamental/Ciclo I – “Ler e Escrever”

MUNICÍPIOS PARCEIROS
Aprendizagem e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula


Orientação Técnica realiza na Diretoria de Ensino Região de Catanduva, direcionada aos municípios parceiros do Programa Ler e Escrever com o intuito de refletir sobre as contribuições das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades pedagógicas. 



Materiais Utilizados no Encontro

Pauta: Aprendizagem e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula

Apresentação em PDF: Aprendizagem e Tecnologia – Novo fazer em sala de aula

 

Baixar o software Geogebra

Matriz para imprimir (tabuada geométrica do 1 ao 10)


Matriz para o software Geogebra (arquivo tabuada geométrica “.ggb”)

Acompanhamento do processo
Avaliação da Orientação Técnica

https://goo.gl/h97NVi


Vídeo Aula Tabuada Geométrica com tecnologia



Diretoria de Ensino Região de Catanduva
Dirigente Regional de Ensino: Maria Aparecida Cheruti
Supervisora Responsável: Marisete Maria Alarcon Guimarães
PCNP dos Anos Iniciais: Maria Sandra Sibien Lanza

PCNP Tecnologia Educacional: Alexandre Borgonovi

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tecnologia na Educação: Tabuada Geométrica com Tecnologia

Projeto Tabuada Geométrica com software Geogebra


O objetivo do Projeto “Tabuada Geométrica com Tecnologia” é a utilização de recursos tecnológicos como estratégia específica no processo de ensino-aprendizagem levando o educando a desenvolver o conhecimento matemático, falando, escrevendo, lendo, traçando segmentos, colorindo e criando uma linguagem matemática.
Com o avanço na utilização de novas possibilidades e novas tecnologias, a “Tabuada” trabalhada nos moldes tradicionais ganha um novo aliado, o uso da tecnologia no desejo de aprender matemática.

 [...] na disciplina de Matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem. O aluno aprende quando mobiliza os seus recursos cognitivos a afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um dos aspectos fortes nas investigações. Ao requerer a participação do aluno na formulação das questões a estudar, essa atividade tende a favorecer o seu envolvimento na aprendizagem.

Ponte; Brocardo & Oliveira (2003, p. 23)
Sugestões de apoio

Vídeo Aula “Tabuada Geométrica com Tecnologia”



Baixar o software Geogebra

Matriz para imprimir (tabuada geométrica do 1 ao 10)

Matriz para o software Geogebra (arquivo tabuada geométrica “.ggb”)
https://goo.gl/4nFwWT


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PONTE, João Pedro. BROCARDO, Joana. OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula – 2ª Ed. -Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Tecnologia Educacional
DER Catanduva
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Escolas: Projeto Globalização e produção de Vídeo - EE Capitão Horácio

Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.

Fonte:WikipédiA. Acesso em 24.07.2015 

Parabéns profª Elenice e alunos da 3ª série do Ensino Médio da EE Cap Horácio A Nascimento/ Tabapuã, pelo belo trabalho realizado sobre o tema “Globalização”. As atividades elaboradas resultaram um conjunto de recursos tecnológicos: ensaios, filmagens, edições de vídeos, compartilhamento no Youtube, tornando os alunos  protagonistas deste projeto, atendendo  ao Currículo da SEESP.

Veja o resultado deste Projeto no Youtube



PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS, BELO TRABALHO!

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sexta-feira, 26 de junho de 2015

Tecnologia na Educação: Rede conversando com a Rede - Projeto Aventuras Currículo +


Após a bem sucedida iniciativa “Rede Conversando com a Rede: Currículo+” com o recebimento de mais de 200 vídeos relatos de professores da Rede contando sobre a experiência de utilizar o Currículo+ em suas práticas,o projeto Currículo+ lança uma nova categoria: “Rede Conversando com a Rede - Aventuras Currículo+”.

Desta vez o objetivo é compartilhar boas práticas e inspirar os profissionais da Rede Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo.


 O esforço tem como foco o incentivo à produção de vídeos de até 1 minuto por profissionais da Rede Estadual de Ensino de São Paulo que acompanham a implementação do projeto Aventuras Currículo+ nas escolas do Estado de São Paulo. 

A Diretoria de Ensino Região Catanduva já possui um vídeo elaborado e enviado ao novo projeto. A iniciativa partiu da EE Paulo de Lima Corrêa - Catanduva.


Parabéns a toda equipe escolar que atuou na realização e apoio ao Projeto.


Conheça os vídeos disponíveis na “Rede Conversando com a Rede”, Clique aqui  

Seja você um colaborador desta iniciativa. Envie seu vídeo à Rede.


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Educação Ambiental: Vídeos Educomunicação - " O Saber das Águas"

Você sabe o que é um Produto EDUCOMUNICATIVO?
Vale a pena "ganhar" um tempinho para conhecer este trabalho, que resultou em produtos EDUCOMUNICATIVOS, no formato vídeo.
Os vídeos são os primeiros episódios da série O SABER DAS ÁGUAS. A iniciativa é da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e da Agência das Bacias Piracicaba-Capivari-Jundiaí, com participação de entidades públicas e privadas e educadores da rede estadual, e tem como objetivo levar à sociedade dicas e informações sobre educação ambiental, recursos hídricos e funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica Piracicaba-Capivari-Jundiaí.

O Saber das Águas - Episódio 1


O Saber das Águas - Episódio 2




sexta-feira, 19 de junho de 2015

Educação Ambiental: Campanha de Conscientização Ambiental: “ESCOLA SUSTENTÁVEL PARCEIRA DO PROGRAMA NASCENTES”

Conheça a proposta, que é um PRETEXTO PEDAGÓGICO para fortalecer as escolas na continuidade das ações rumo à construção de escolas educadoras sustentáveis.

A Diretoria de Ensino da Região de Catanduva convida as vinte e seis (26) Escolas Estaduais de sua jurisdição a aderir à campanha “Escola Sustentável" parceira do Programa Nascentes".
A ação tem por objetivo introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas escolas, dando destaque à necessidade de recuperação de matas ciliares, de forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Para participar, as unidades de ensino precisam incluir na pauta do seu planejamento questões referentes à mobilização e sensibilização sobre o uso da água, conservação ou recuperação de nascentes e matas ciliares. Também é necessário que a escola esteja em processo para se tornar uma escola sustentável, realize ações de acordo com três princípios: articulação com Currículo; gestão democrática e protagonismo juvenil.




Leia mais em:



Para saber mais entre em contato com as PCNP interlocutoras de Educacão Ambiental: Aureli Sartori e Telma Biselli. Tel: 17 3531 1948 / 1950.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tecnologia na Educação: Geekie - Avaliação Preditiva


Supervisores de ensino, equipes gestoras, professores e todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo podem acessar a plataforma de aprendizagem adaptativa "Geekie+" disponível em: sed.educacao.sp.gov.br.
O Geekie+ tem como objetivo auxiliar o aluno, de forma personalizada, na preparação para o ENEM. Ele poderá utilizar a plataforma dentro e fora do ambiente escolar, utilizando celular, tablet ou computador com acesso a internet.
Todos os materiais de formação para os professores e orientações de uso para os alunos podem ser acessados em: Sou Professor /Equipe Gestora -ou- Sou Aluno.

A plataforma está disponível na Secretaria Escolar Digital. Para acessá-la, clique no link a seguir: sed.educacao.sp.gov.br

Como acessar a Avaliação Preditiva, clique aqui

Instruções para realizar a Avaliação Preditiva, clique aqui

Siga abaixo o tutorial que explica como acessar e realizar a preditiva:


Tutorial Como acessar a Avaliação Preditiva from Ana Paula De Marino

Vídeo Conferência realizada em 02.06.2015




Tecnologia Educacional
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
DER Catanduva
Tel 017 3531 1947

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Escolas: Educação Ambiental - EE Cap Antonio Horácio Nascimento

Projeto Eco Escola “Capitão Ambiental”- 2015
A E.E.Capitão Horácio promove, durante o ano letivo, ações de educação ambiental com o intuito de levar os alunos e comunidade a auto avaliação sobre os pilares da sustentabilidade. Algumas datas são priorizadas para contextualização das atividades, tais como, dia da Água e dia do Meio Ambiente, entre outras que virão.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.

Mahatma Gandhi

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tecnologia Educacional: Comunidade de Aprendizagem - Aventuras Currículo +


SUPORTE PEDAGÓGICO:

 Um espaço dedicado a comunicação entre os Professores do Projeto Aventuras Currículo +, nele você poderá interagir com colegas que estão participando do Projeto Aventuras Currículo+ deixando dicas de atuação, compartilhando o andamento de suas turmas e ainda solicitando ajuda de seus colegas e equipe de acompanhamento.


Participem ativamente!


Tecnologia Educacional
DER Catanduva

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tecnologia na Educação: A tecla do momento: Crianças da Geração ‘F5’



Crianças " F5" - Elas nasceram de 2001 a 2007, se atualizam num clique e são íntimas de banda larga, rede social e dispositivo móvel, aponta pesquisa

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 / ATUALIZADO 13/07/2013 21:36

RIO - Ao lado de carrinhos e bonecas, tablets e smartphones. No meio da brincadeira de pega-pega, uma pausa para os jogos eletrônicos. A vivência com a tecnologia faz parte do cotidiano de 60% das crianças entre 6 e 11 anos das classes A e B do Rio, aponta o estudo Riologia, desenvolvido pela NBS e pela Casa 7 Núcleo de Pesquisa. Os pequenos, nascidos entre 2001 e 2007, acompanharam o estouro da banda larga e das redes sociais e o surgimento dos dispositivos móveis, uma revolução que está mudando o mundo e o desenvolvimento infantil.
Essa avalanche informacional modificou a forma como as crianças lidam com o conteúdo a que são expostas. A diretora de atendimento da NBS, Tatiana Soter, uma das responsáveis pelo estudo, classifica essa geração como “F5”, em referência à tecla “atualizar” do computador.
— Representa o rápido, o novo, o atual sempre. A atualização é fácil como apertar um botão — explica Tatiana.
A pequena Giovanna Veiga, que comemora seu décimo aniversário nesta segunda-feira, faz parte da geração “F5”. No ano em que nasceu, surgiu o Skype. Em 2004, foram criadas as redes sociais Orkut e Facebook e, três anos depois, o lançamento do iPhone deu início ao boom do mercado de smartphones. Ao longo de sua década de vida, Giovanna acompanhou o surgimento de diversas ferramentas. Em 2011, ganhou seu primeiro smartphone e, recentemente, um iPad Mini, usados para acessar as redes sociais Facebook e Instagram.
O pior castigo é ficar sem o iPad. Antes, a minha mãe me proibia de descer para o play. Agora ela fala que vai tirar o iPad — diz a menina.

Cinco ‘Fs’ como marca

Cinco “Fs” definem as características das crianças da geração “F5”. Elas são: full time, estão sempre conectadas; feed, são estimuladas por diversas fontes de conteúdo; filtro, selecionam o que é relevante; foco, se aprofundam nos temas de interesse; e flexibilidade, capacidade de transitar com facilidade entre os assuntos.
— Diferentemente dos primeiros nativos digitais, que tinham uma busca horizontal por conteúdos, a geração “F5” transita entre as fontes de informação e se aprofunda nos assuntos de interesse — explica Tatiana Soter, da NBS.
De acordo com a pesquisa, as crianças da geração “F5” ficam, em média, 2h39m por dia na internet, sendo que 29% delas têm computador próprio e mais da metade (55%), celular. Os meninos se interessam mais por games (34%), enquanto as meninas preferem as redes sociais (24%).
— No geral, o comportamento de uma criança de agora se assemelha muito com o das crianças de 30 anos atrás. Elas gostam de brincar, pular elástico. Mas têm um grande brinquedo que é o iPad. E têm acesso a uma quantidade de informação que não se tinha no passado — diz a diretora da Escola Parque, Patrícia Lins e Silva.
A observação se encaixa na rotina de Giovanna.
— Gosto de jogos de vestir bonecas — conta.
A mãe da menina, Renata Paola Veiga de Oliveira, incentiva o uso de tecnologia. Segundo ela, “não é possível nadar contra a corrente”. Porém, tenta equilibrar o tempo que a filha gasta com gadgets e “brincadeiras da antiga”.

— Ela usa muito a tecnologia, mas eu controlo. Se eu deixar, ela fica direto — diz Renata