quinta-feira, 8 de julho de 2021

PNLD: Webinar objeto 2 – PNLD 21 e demais esclarecimentos para compreensão dos órgãos regionais e das unidades escolares

 O edital do PNLD 21 Ensino Médio possui cinco objetos:

1.            Projetos de Vida e Projetos Integradores

2.            Obras por área de conhecimento

3.            Obras de formação continuada

4.            Recursos Educacionais Digitas

5.            Obras literárias

Em março deste ano as escolas escolheram o objeto 1, Projetos de Vida e Projetos Integradores. Neste momento está prevista, de 16 de julho a 13 de agosto, a escolha do objeto 2, obras por área de conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, todas em seis volumes) e específicas como Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática aplicada às Ciências Humanas (todas em volume único). Essa coleção de livros está destinada à formação geral básica do aluno e se propõe a promover o desenvolvimento das competências gerais, competências específicas e habilidades definidas pela BNCC.

As obras didáticas por área do conhecimento e obras didáticas específicas foram elaboradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas diretrizes do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular. Confira quadro abaixo

Os objetos 3 a 5 ainda não possuem previsão de escolha. Esclarecemos que nenhum dos objetos contemplam obras relativas aos itinerários formativos. O MEC/FNDE aguarda definição por parte das redes de ensino para elaborar um novo edital específico para ofertar livros para o segmento formativo.

Segue abaixo link com endereço do guia on-line contendo as obras selecionadas e  “apresentação guia PNLD 21 objeto 2” (anexa). Sugerimos que ambos sejam amplamente divulgados às escolas. Reiteramos que o guia é o principal instrumento e de consulta obrigatória para uma boa escolha de livros.

https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio


Clique aqui para baixar os anexos


Como já lembrado em várias oportunidades, destacamos que o PNLD possui normas de conduta para seus participantes. Elas correspondem a uma série de dispositivos que devem ser observados por professores e gestores da educação básica.

De acordo com a Resolução FNDE n° 15/2018 (anexa), são obrigações das escolas: manter sigilo sobre os dados de acesso ao sistema de registro de escolha; informar sobre a visita de representante que realizou a divulgação de material do PNLD no sistema PDDE Interativo/Simec; divulgar, em local público, a Ata da Escolha, o Comprovante do Registro da Escolha e o Comprovante de Modelo de Escolha; dentre outras obrigações.

Por sua vez, é proibido às escolas: aceitar, a qualquer tempo, vantagens, presentes ou brindes dos representantes em razão da escolha dos materiais do PNLD; permitir o acesso de representantes nas dependências da escola durante o período de Registro da Escolha; permitir acesso de representantes aos dispositivos em que é realizado o registro da escolha; disponibilizar, a qualquer tempo, espaço público para a realização de eventos promovidos pelos representantes; permitir, a qualquer tempo, a participação dos representantes em eventos promovidos pela escola; entre outras vedações.

Reiteramos que as fontes de informação são os comunicados internos da Seduc, do FNDE e do MEC. Peçamos que tenham cuidado com conteúdo disponibilizado pela internet, pois podem ser notícias falsas. Toda e qualquer informação possui uma fonte que deve ser citada e as relacionadas ao processo de escolha são, exclusivamente, dos órgãos competentes. Solicitamos que reproduzam e divulguem somente as informações recebidas pelos canais oficiais. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Ao replicar a mensagem às unidades escolares, sugerimos que ela seja identificada por servidor ou órgão da própria Diretoria. Considerando o regime de cooperação dos entes federados e propositura de colaboração do Plano Estadual de Educação, esta informação deverá ser encaminhada também aos municípios circunscritos a cada Diretoria de Ensino (excluída a Capital).

Nesta oportunidade, aproveitamos para socializar sobre evento/reunião que haverá para gestores, com a finalidade de informá-los e capacitá-los para o processo de escolha do PNLD 2021 – Objeto 2. Para tanto, o MEC, por meio de sua Secretaria de Educação Básica e do FNDE, convida para webinar “Obras por área de conhecimento e específicas do Ensino Médio”. O objetivo do evento, agendado de 12 a 16 de julho das 14 às 16 horas, é apresentar a proposta das obras do objeto 2 que visam contribuir para a implementação do novo Ensino Médio, com livros construídos dentro do universo da BNCC. Orientamos que ao menos um membro da equipe escolar (diretor, vice ou pcp), além de todos os interlocutores PNLD e os professores das escolas em suas respectivas áreas participem da webinar.  Segue abaixo a programação:

12/07/2021 às 14h - Avaliação Pedagógica das Obras de Matemática e suas Tecnologias;

13/07/2021 às 14h - Avaliação Pedagógica das Obras de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

14/07/2021 às 14h - Avaliação Pedagógica das Obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática;

15/07/2021 às 14h - Avaliação Pedagógica das Obras de Linguagens e suas Tecnologias;

16/07/2021 às 14h - Avaliação Pedagógica das Obras de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna – Inglês.

As inscrições devem ser feitas no endereço: https://bit.ly/inscricaowebinarobjeto2

Ao replicar a mensagem às unidades escolares, sugerimos que ela seja identificada por servidor ou órgão da própria Diretoria. Considerando o regime de cooperação dos entes federados e propositura de colaboração do Plano Estadual de Educação, esta informação deverá ser encaminhada também aos municípios circunscritos a cada Diretoria de Ensino (excluída a Capital).

Em caso de dúvida, favor encaminhar e-mail para pnld@educacao.sp.gov.br