terça-feira, 20 de outubro de 2020

PNLD: PNLD também são ofertadas em formato acessível EPUB3

 Livros EPUB3

Para garantir melhores condições de aprendizagem, as obras do PNLD também são ofertadas em formato acessível EPUB3. Essa tecnologia se destina a estudantes e professores com cegueira, baixa visão e dislexia.

Esse material possui uma interface mais intuitiva e é compatível com diversos dispositivos de leitura como computadores, tablets e smartphones. Para as obras destinadas ao Ensino Médio e aos Anos Finais do Ensino Fundamental, será necessário realizar o cadastro do estudante que precisa do material no sistema PDDE Interativo. A escola precisa informar o nome do estudante, o CPF, a série/ano e o tipo de deficiência. Efetuado o cadastro, o sistema emitirá uma chave de acesso para cada obra. As obras disponibilizadas aos estudantes são as mesmas adotadas pela sua escola.

Por meio do link informado na chave de acesso, a escola terá acesso à plataforma para disponibilização do livro em formato acessível EPUB3. Essa chave gerada deve ser carregada na plataforma para visualização da obra.

 Anexo a esta mensagem segue tutorial com todos os passos para facilitar o acesso ao material. Para as obras destinadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é necessário encaminhar um e-mail para coled_fnde@fnde.gov.br informando o INEP da escola, o nome do estudante, seu CPF, sua série/ano e o tipo de deficiência. Devemos todos nos esforçarmos para que o estudante com deficiência de sua escola receba os materiais do PNLD. Os livros em formato acessível representam um importante instrumento de aprendizado e de garantia de igualdade de condições para os estudantes.

Ressaltamos que os livros acessíveis em formato EPUB3, se gerados em 2020, poderão ser utilizados em 2020 ou 2021. Para solicitações para séries/anos distintos, a escola só poderá solicitar em 2021. Sendo assim, se foi solicitado EPUB para determinado aluno matriculado no 6º ano em 2020, só será possível solicitar para este aluno livros do 7º ano em 2021. Por fim, comunicamos que o sistema ficará permanentemente aberto para solicitações.

...clique aqui para baixar o manual