terça-feira, 25 de setembro de 2018

PNLD: Escolha de obras literárias - PNLD Literário 2018

Republicado em 25/09/2018.
Publicado em 20/09/2018.


ATENCÃO: PRORROGADO INÍCIO PNLD LITERÁRIO 2018


Estava previsto para hoje, 25 de setembro, o início do registro de escolha do PNLD Literário 2018. No entanto, nesta manhã a informação é de que a data para começo foi adiada. Logo que o dia de abertura da seleção de títulos for divulgado informaremos. De acordo com FNDE tanto o guia como o passo a passo serão disponibilizados em breve.


Pela primeira vez as escolas realizarão escolha de obras literárias! O registro da escolha dos livros do PNLD Literário 2018 tem início previsto para o dia 25/09/2018.


A escolha do PNLD Literário 2018 está prevista para ter início dia 25 de setembro e terminar em 8 de outubro.

Realizarão a escolha as escolas com alunado na educação infantil (creche e pré-escola), nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e no ensino médio constantes do censo escolar de 2017, cuja rede de ensino tenha aderido formalmente ao Programa. 

As instituições federais e as redes municipais e estaduais de ensino que ainda não aderiram às obras literárias terão até o dia 24/09/2018 para formalizar a adesão no sistema PDDE Interativo. Fique atento ao prazo!
Também participam da escolha as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público que atendam à educação infantil.
Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio a escolha será de acervos para a biblioteca e de 02 (dois) livros para cada aluno.
Lembramos que durante o período de registro da escolha não é permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências da escola e que os diretores devem manter sigilo sobre os dados de acesso ao sistema PDDE Interativo.
Em breve publicaremos mais informações sobre a escolha do PNLD Literário 2018 nesta página. Acompanhe! (http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/escolha-pnld-literário-2018).


O Decreto Federal 9.099/2017 dotou o PNLD de novas atribuições incluindo a oferta de obras literárias. A escolha do PNLD Literário 2018 está prevista para iniciar dia 25 de setembro e terminar dia 8 de outubro.

1. Participação

a. Educação Infantil: creches e escolas públicas além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público escolherão acervo para sala de aula;
b. Anos Iniciais: do 1º ao 3º ano escolherão acervo para sala de aula e os 4º e 5º anos escolherão acervo para a biblioteca e 02 (dois) livros para cada aluno;
c. Ensino Médio: escolherá acervo para a biblioteca e 02 (dois) livros para cada aluno;
d. unidades escolares constantes do Censo Escolar de 2017 dos segmentos acima;
e. Anos Finais do Ensino Fundamental não farão escolha.

2. Registro
Será realizado no PDDE-Interativo. O acesso dá-se com o CPF da direção da escola e senha pessoal que deverá ser mantida sob sigilo. Caso  a direção ainda não tenha acesso o interlocutor dos Programas MEC nas DE poderá auxiliar.

3.  Processo de escolha
a. Análise do Guia PNLD Literário 2018 disponível no portal do FNDE, com professores e equipe pedagógica, que terão acesso ao conteúdo de todas as obras aprovadas por meio desse Guia.
b. Consulta ao Passo a Passo, também, disponível no portal do FNDE
c. Escolha das melhores opções para a escola:

4. Caráter Participativo
A escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD Literário 2018 disponível no portal do FNDE.

Dada a colaboração entre Estado e Município, presente nos Planos Nacional e Estadual de Educação, no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e no Programa de Integração Estado-Município as DE que julgarem oportuno poderão replicar esta mensagem às redes municipais de sua área de atuação.

Lembramos que durante o período de registro da escolha não é permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências da escola e diretorias de ensino, conforme Resolução 15/2018 CD-FNDE.
Demais informações poderão ser obtidas no portal do FNDE: www.fnde.gov.br
 >> Programas >> Programas do Livro >> Livro Didático >> Escolha PNLD Literário 2018.
Dúvidas poderão ser encaminhadas para o endereço pnld@educacao.sp.gov.br

Em caso de dúvida entre em contato.