sexta-feira, 17 de junho de 2016

Notícias: Jovens leem mais: que bom!

REFLEXÃO - Por: JOSÉ RENATO NALINI



Ainda lemos pouco no Brasil. Mas estamos lendo mais. A pesquisa “Retratos da Leitura” indicou crescimento de 6% no número de leitores. Em 2011, eles eram 50% da população. Em 2015, já são 56%. 

A média de leitura é de 4,96 livros por ano, enquanto a média anterior era 4 livros. Há iniciativas como escola pública em Catanduva, que instituiu o projeto “Centopeia”: propõe a leitura de pelo menos dez livros por ano a cada aluno. A relação com os nomes dos alunos, em cada classe, recebe um adesivo a cada novo livro lido. É uma saudável emulação, que está a produzir resultados.


Leiam a matéria completa, clique aqui

terça-feira, 7 de junho de 2016

Tecnologia na Educação: MECFlix - Plataforma de Videoaulas Gratuitas

Para ajudar você a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação tem o prazer de apresentar o MECFlix, uma plataforma de videoaulas gratuitas, sob demanda, desenvolvida para auxiliar o seu aprendizado e otimizar seu estudo.

Fonte: MECFlix


Essa iniciativa faz parte do projeto "Hora doEnem", criado para que você encontre uma forma de estudar que se encaixe em seu perfil. Assim, você poderá acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado as suas necessidades, assistir vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

FAQ
O que é o MECFlixUma plataforma online de vídeo-aulas preparatórias para o ENEM oferecida pelo Ministério da Educação e seus parceiros.
Quem pode usar o MECFlixQualquer usuário poderá visualizar todos os vídeos que a plataforma oferece. Para interagir com as ferramentas que a plataforma oferece como anotações em vídeos, criação de playlists compartilháveis e comentários, o usuário deverá realizar o cadastro / login.
Quantos vídeos o MECFlix terá? O número previsto para o lançamento é de aproximadamente 1900 vídeos. Porém esse número será alimentado constantemente através da constante avaliação de vídeos de diferentes parceiros do MEC.



A plataforma de videoaulas
gratuitas e sob demanda do MEC

Desenvolvida para auxiliar seu aprendizado e otimizar seu estudo




quarta-feira, 1 de junho de 2016

Notícias: Plataforma para troca de experiências e sugestões sobre a educação de jovens e adultos

PROJETO INOVAEJA – MEC/SECADI


O Projeto InovaEJA, implantado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), com objetivo de identificar propostas e experiências inovadoras que possibilitem a construção de uma nova política nacional de educação de jovens e adultos.

O projeto consiste em uma plataforma na Internet para troca de experiências e sugestões sobre a educação de jovens e adultos e pretende reunir sugestões de estudantes, professores, diretores de escolas que oferecem essa modalidade de ensino.

A plataforma InovaEJA estará disponível até 30 de junho de 2016 para todos os interessados em apresentar propostas inovadoras e compartilhar experiências exitosas, conforme critérios estabelecidos no Regulamento do Projeto.


Mais informações sobre o Projeto e como efetuar o cadastro, favor consultar o site: http://inovaeja.mec.gov.br .

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Orientação Técnica: Vídeo Aulas +

Tecnologia Educacional

1ª Publicação em 29.03.2016
Orientação Técnica: Vídeo Aulas + (1) realizada em 24.03.2016
Orientação Técnica: Vídeo Aulas + (2) realizada em 06.04.2016
Orientação Técnica: Vídeo Aulas + (3) realizada em 04.05.2016
Orientação Técnica: Vídeo Aulas + (4) realizada em 18.05.2016

Objetivos: Orientar professores quanto as novas possibilidades e novas tecnologias, propondo oficina prática para a elaboração, publicação e compartilhamento de videoaulas.

A Orientação Técnica atenderá em continuidade ao projeto da SEESP Videoaula +. Esperamos que os professores possam se apropriar dessa ideia, produzindo e enviando suas videoaulas para a curadoria da Plataforma Currículo+, criando uma cultura tecnológica para suas práticas docentes.



 Clique e veja as Videoaulas já elaboradas pelos professores...







Clique e veja as Fotos...

Fonte: Flickr


Introdução da temática

 Pauta da Orientação Técnica
Clique aqui: https://onedrive.live.com/redir?resid=8C91B563ED054319!8470&authkey=!ABWQOE15_lag1Wc&ithint=file%2cpdf

 Vídeo Abertura: Professora da rede estadual gaúcha inova na hora de dar aula

 Web Série Videoaulas +

 Videoaula Professor Leandro
Gravando, Ação, Claquete... 
Making of
       




Veja as fotos no Flickr, clique aqui


Acompanhe matéria completa no O Regional e site DE Catanduva.

Tecnologia Educacional
DER Catanduva

terça-feira, 17 de maio de 2016

Tecnologia na Educação: Vai ter festa da Microsoft na sua escola: participe!



Alunos e professores do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais podem participar da campanha “Vai Baixar a Festa”, oferecida pela Microsoft, em parceria com a Educação. Para se inscrever, os interessados devem fazer o download gratuito do Office 365 ProPlus no site da Microsoft, até 12 de junho. Ganha a escola que somar mais downloads realizados.
Para fazer o donwnload e garantir a inscrição para a primeira fase, é necessário criar uma conta de e-mail institucional na Secretaria Escolar Digital (SED), que pode ser feito em computadores, tablets com Windows, iPads e em celulares. Cada estudante possui cinco licenças para baixar em diferentes dispositivos.

Logo após baixar o pacote, o usuário deve tirar um print da tela para comprovar o download, acessar a página da campanha, preencher o formulário de inscrição e anexar a imagem. O resultado será divulgado no dia seguinte ao término das inscrições.

Estudantes e professores da unidade escolar campeã ganharão uma grande festa da Microsoft, que será realizada na própria escola. Clique aqui e leia o regulamento.

Segunda fase

A segunda fase da campanha será realizada com a escola vencedora. Todos os alunos serão convidados a fazer um vídeo de até um minuto com o tema “Meu Mundo Para o Mundo”. Uma comissão interna da Microsoft irá escolher os cinco melhores vídeos para postar no Facebook oficial da empresa. Os integrantes do vídeo vencedor serão convidados a fazer um vídeo exclusivo para a Microsoft.
Período de participação: 
O presente concurso será divido em duas fases, conforme período de participação:
1ª Fase:
Inicio da 1ª Fase: 25/04/2016
Término da 1ª fase: 30/05/2016
Divulgação do resultado da 1ª Fase: 31/05/2016
2ª Fase:
Inicio do cadastro de vídeos: 01/06/2016
Termino do cadastro de vídeos: 25/06/2016
Divulgação dos finalistas (Comissão Julgadora): 30/06/2016

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Tecnologia na Educação: Hora do Enem - Parceria Plataforma Geekie



O Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.




Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!


Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O Enem
A educação transforma, abre caminhos, muda o mundo. É fácil perceber a lógica por trás dessa frase, não é? O conhecimento vai te levar longe, mas até chegar lá, você tem um baita trabalho pela frente. Muito estudo, muito do que se informar e muitas escolhas a fazer.

 Vamos ao assunto... Olha só o que preparamos para você:



Você que é estudante do 3º ano do Ensino Médio vai poder participar de quatro simulados on-line por meio da Plataforma de Estudo do Hora do Enem. O primeiro já tem data marcada. Vai acontecer logo mais, no dia 30 de abril.

Para se inscrever na plataforma de estudos Hora do ENEM clique aqui e faça o seu cadastro. A partir do dia 12/04, vá na seção Simulados clique em INSCREVA-SE, para participar dos simulados desejados.


Tecnologia Educacional
DER Catanduva

terça-feira, 5 de abril de 2016

Orientação Técnica: Currículo de Química e suas Articulações


Aconteceu no dia 31/03/2016 na Diretoria de Ensino da Região de CatanduvaOrientação Técnica: “Currículo de Química e suas articulações”, voltada para os professores de Química das unidades escolares do município de Catanduva. Esta orientação ocorreu sob a responsabilidade da Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico Carla Shizumi Horikawa. 

Esta orientação teve como principal objetivo fortalecer os professores no entendimento e desenvolvimento do Currículo de Química e Ciências da Natureza do Estado de São Paulo. Procurou-se articular às situações de aprendizagem contempladas nos materiais de apoio professor/aluno aos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) presentes na Plataforma Currículo+ 
Foram abordadas as normas de organização do laboratório, procedimentos de descarte e, também desenvolvidas atividades experimentais, num local diferente da sala de aula,o laboratório de Química da EE. Barão do Rio Branco. 


Veja as fotos no Flickr, clique aqui

Na oportunidade, os professores realizaram vários experimentos como: nuvem artificial;calorímetro;teste da chama;densidade; dissolução do isopor; tratamento de água; calor de combustão do álcool; transformações químicas; conservação de massa;entre outros,utilizando-se de materiais simples do cotidiano dos alunos como: terra, sal,bicarbonato de sódio, vinagre, etc.e de reagentes de fácil acesso.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Educação em Saúde: “Semana de mobilização contra o Aedes aegypti”

Em continuidade às ações de prevenção a dengue, chikungunya e zika,  de 04 a 08 de abril de 2016 esta sendo realizada a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que tem como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.
Nesse período, algumas ações devem ser implementadas ou intensificadas:
·         Abordagem do tema na programação curricular – Proposta de ação clique aqui;
·         Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;
·         Realização da “ronda semanal” conforme orientação no Comunicado 01/2016 clique aqui de Educação em Saúde,enviado a todas escolas para discussão no Planejamento 2016;
·         Orientação sobre os sintomas das doenças (informação também no Comunicado 01/2016 e para a procura da Unidade Básica de Saúde ;
·         Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, com o intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros de mosquito.
O Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS desde 1948 com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde. Este ano a OMS dedica a data ao tema da Diabetes.
Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de ação a ser realizada pelos estudantes de nossas escolas.
Esta proposta pode e deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e das atividades que já estão em desenvolvimento. Destacamos a importância do envolvimento do grêmio, da Associação de Pais e Mestres, bem como dos parceiros de cada região.
 Abaixo links:
Centro de Vigilância Epidemiológica http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_dengue.html
Site da Dengue http://www.dengue.org.br/
Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika http://combateaedes.saude.gov.br/
Organização Mundial da Saúde

Estamos a disposição

Interlocutores de Educação em Saúde
Aureli Sartori Martins de Toledo – PCNP / Biologia (fone: 3531-1953)
Telma Biselli de Lourenço – PCNP/Ciências (fone:3531-1952)

Projetos Especiais
Leandro Cabrera – PCNP/ Projetos Especiais (fone:3531-1959)

segunda-feira, 21 de março de 2016

Tecnologia na Educação: Atividades trabalham habilidades de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos

Fonte: SEESP. Acesso em 21.03.216
Os professores da rede estadual de ensino ganharam mais uma série de atividades para adotar em sala de aula. São, ao todo, 80 exercícios digitais de Língua Portuguesa e Matemática dedicados a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. As opções estão disponíveis no Currículo+, plataforma colaborativa da Educação que reúne textos, games, vídeos e infográficos. O acesso é livre 24 horas por dia.

Para auxiliar os trabalhos dos educadores, todas as atividades acompanham um tutorial com orientações por disciplina e segmento. A ideia é que o professor crie a partir daí os planos de aula mais atrativos e em diálogo com o Currículo do Estado de São Paulo. Para ter acesso às atividades e orientações, basta clicar em “Atividades Currículo+”. Ao todo, são 40 exercícios de Matemática e 40 de Língua portuguesa.

O principal objetivo o Currículo+ é oferecer a estudantes novas estratégias de aprendizado, tendo a tecnologia como aliada. Por exemplo: o estudo de probabilidade, sugerido aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, pode ser analisado na prática com o simulador "roda da fortuna". De forma interativa, o estudante é capaz de identificar a regularidade que cada jogada pode gerar. 

Já no caso de disciplinas como Geografia e História, alternativas como infográficos e mapas passaram a ser adotadas com mais frequência nas escolas. Esse tipo de material é eficiente no estudo de assuntos como "migrações", "geração de energia", "expedições ultramarinas", "conflito no Oriente Médio" e até "sustentabilidade". Atualmente, estão disponíveis mais de 3 mil atividades online.


terça-feira, 8 de março de 2016

Tecnologia na Educação: Google lança site de busca projetado ESPECIFICAMENTE PARA CRIANÇAS

Como é Kiddle projetado especificamente para as crianças?



Busca segura : Sites que aparecem nos resultados da pesquisa Kiddle satisfazer as necessidades da família amigável, como filtrar sites com conteúdo explícito ou enganosa. Por favor, leia mais em crianças de buscasegura em Kiddle aqui .

 Os resultados para crianças : as caixas abaixo ilustram como Kiddle retorna resultados para cada consulta (pela ordem indicada):
•         Sites seguros e páginas escritas especificamente para crianças. Escolhidos a dedo e marcada por editores Kiddle.
Normalmente, os resultados 1-3.
•         Sites seguros e confiáveis que não estão escritas especificamente para crianças, mas têm conteúdo escrito de uma forma simples, fácil para as crianças a entender. Escolhidos a dedo e marcada por editores Kiddle.
Normalmente, os resultados 4-7.

Grandes miniaturas : a maioria dos resultados da pesquisa Kiddle são ilustradas com grandes miniaturas, o que torna mais fácil para digitalizar os resultados, diferenciá-los, e clique os resultados mais adequados à sua consulta. Miniaturas servir como pistas visuais e são especialmente benéfico para as crianças, eles não lêem tão rápido quanto adultos.

Grande fonte Arial no resultado de buscas Kiddle proporciona melhor leitura para as crianças.


Privacidade : não coletamos nenhuma informação pessoalmente identificável, e os nossos registros são apagados a cada 24 horas. Por favor, leia nossa política de privacidadecompleta aqui .


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Notícias: Base Nacional Comum Curricular

BNCC
Com o intuito de divulgar o documento preliminar: Base Nacional Comum Curricular nas Unidades Escolares, para que os professores possam ler e fazer sugestões e acréscimos, a Diretoria de Ensino Região de Catanduva sugeri e orienta as Equipes Gestoras das Unidades Escolares que o documento seja lido por disciplina/área e discutido nas ATPCs. 


Para mais informações acesse o site e conheça os textos introdutórios por área: 



Faça o download da BNC:
CLIQUE AQUI

As possíveis sugestões e acréscimos devem ser enviados para o e-mail: decatnpe@educacao.sp.gov.br até o dia 26/02/2016, impreterivelmente.

Informamos que as possíveis contribuições serão enviadas para a SEE e poderão ser incorporadas ao Documento Oficial.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Educação em Saúde: Gripe Influenza A / H1N1

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.
Fonte: Portal Saúde. Acesso em 04.02.2016.

Para proteção pessoal devem ser utilizadas algumas medidas preventivas: 
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evitar contato íntimo com pessoas que não estejam bem e que tenham febre ou tosse;
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lavar as mãos com água e sabão frequentemente e quando necessário;
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manter hábitos saudáveis como se alimentar corretamente, realizar atividades fisicas e manter sono adequado.

Se houver uma pessoa doente na mesma casa: 
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deixar um aposento separado para o doente. Se isso não for possível, este deve manter-se a uma distância de 1 metro pelo menos dos outros;
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deve-se cobrir boca e nariz ao entrar em contato com o doente. Máscaras podem ser usadas com esta finalidade e depois dispensadas;
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lavagem de mãos após contato com o doente;
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não compartilhar utensilios como copos, toalhas, alimentos ou objeto de uso pessoal;
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deixar o local onde o doente está bem arejado. Deixar portas e janelas abertas para circular o ar;
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manter os utensílios domésticos limpos;
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O doente deverá também cobrir a boca e nariz com lenço ao tossir e espirrar. A lavagem de mãos deve frequente e, principalmente, após tossir ou espirrar será importante para prevenir o contágio de outras pessoas. Por essa mesma razão, durante a doença, recomenda-se a familiares e amigos para que não visite o doente.

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Mais informações: Portal FIOCRUZ