segunda-feira, 4 de abril de 2016

Educação em Saúde: “Semana de mobilização contra o Aedes aegypti”

Em continuidade às ações de prevenção a dengue, chikungunya e zika,  de 04 a 08 de abril de 2016 esta sendo realizada a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que tem como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.
Nesse período, algumas ações devem ser implementadas ou intensificadas:
·         Abordagem do tema na programação curricular – Proposta de ação clique aqui;
·         Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;
·         Realização da “ronda semanal” conforme orientação no Comunicado 01/2016 clique aqui de Educação em Saúde,enviado a todas escolas para discussão no Planejamento 2016;
·         Orientação sobre os sintomas das doenças (informação também no Comunicado 01/2016 e para a procura da Unidade Básica de Saúde ;
·         Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, com o intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros de mosquito.
O Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS desde 1948 com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde. Este ano a OMS dedica a data ao tema da Diabetes.
Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de ação a ser realizada pelos estudantes de nossas escolas.
Esta proposta pode e deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e das atividades que já estão em desenvolvimento. Destacamos a importância do envolvimento do grêmio, da Associação de Pais e Mestres, bem como dos parceiros de cada região.
 Abaixo links:
Centro de Vigilância Epidemiológica http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_dengue.html
Site da Dengue http://www.dengue.org.br/
Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika http://combateaedes.saude.gov.br/
Organização Mundial da Saúde

Estamos a disposição

Interlocutores de Educação em Saúde
Aureli Sartori Martins de Toledo – PCNP / Biologia (fone: 3531-1953)
Telma Biselli de Lourenço – PCNP/Ciências (fone:3531-1952)

Projetos Especiais
Leandro Cabrera – PCNP/ Projetos Especiais (fone:3531-1959)