terça-feira, 5 de abril de 2016

Orientação Técnica: Currículo de Química e suas Articulações


Aconteceu no dia 31/03/2016 na Diretoria de Ensino da Região de CatanduvaOrientação Técnica: “Currículo de Química e suas articulações”, voltada para os professores de Química das unidades escolares do município de Catanduva. Esta orientação ocorreu sob a responsabilidade da Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico Carla Shizumi Horikawa. 

Esta orientação teve como principal objetivo fortalecer os professores no entendimento e desenvolvimento do Currículo de Química e Ciências da Natureza do Estado de São Paulo. Procurou-se articular às situações de aprendizagem contempladas nos materiais de apoio professor/aluno aos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) presentes na Plataforma Currículo+ 
Foram abordadas as normas de organização do laboratório, procedimentos de descarte e, também desenvolvidas atividades experimentais, num local diferente da sala de aula,o laboratório de Química da EE. Barão do Rio Branco. 


Veja as fotos no Flickr, clique aqui

Na oportunidade, os professores realizaram vários experimentos como: nuvem artificial;calorímetro;teste da chama;densidade; dissolução do isopor; tratamento de água; calor de combustão do álcool; transformações químicas; conservação de massa;entre outros,utilizando-se de materiais simples do cotidiano dos alunos como: terra, sal,bicarbonato de sódio, vinagre, etc.e de reagentes de fácil acesso.