quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tecnologia na Educação: A tecla do momento: Crianças da Geração ‘F5’



Crianças " F5" - Elas nasceram de 2001 a 2007, se atualizam num clique e são íntimas de banda larga, rede social e dispositivo móvel, aponta pesquisa

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 / ATUALIZADO 13/07/2013 21:36

RIO - Ao lado de carrinhos e bonecas, tablets e smartphones. No meio da brincadeira de pega-pega, uma pausa para os jogos eletrônicos. A vivência com a tecnologia faz parte do cotidiano de 60% das crianças entre 6 e 11 anos das classes A e B do Rio, aponta o estudo Riologia, desenvolvido pela NBS e pela Casa 7 Núcleo de Pesquisa. Os pequenos, nascidos entre 2001 e 2007, acompanharam o estouro da banda larga e das redes sociais e o surgimento dos dispositivos móveis, uma revolução que está mudando o mundo e o desenvolvimento infantil.
Essa avalanche informacional modificou a forma como as crianças lidam com o conteúdo a que são expostas. A diretora de atendimento da NBS, Tatiana Soter, uma das responsáveis pelo estudo, classifica essa geração como “F5”, em referência à tecla “atualizar” do computador.
— Representa o rápido, o novo, o atual sempre. A atualização é fácil como apertar um botão — explica Tatiana.
A pequena Giovanna Veiga, que comemora seu décimo aniversário nesta segunda-feira, faz parte da geração “F5”. No ano em que nasceu, surgiu o Skype. Em 2004, foram criadas as redes sociais Orkut e Facebook e, três anos depois, o lançamento do iPhone deu início ao boom do mercado de smartphones. Ao longo de sua década de vida, Giovanna acompanhou o surgimento de diversas ferramentas. Em 2011, ganhou seu primeiro smartphone e, recentemente, um iPad Mini, usados para acessar as redes sociais Facebook e Instagram.
O pior castigo é ficar sem o iPad. Antes, a minha mãe me proibia de descer para o play. Agora ela fala que vai tirar o iPad — diz a menina.

Cinco ‘Fs’ como marca

Cinco “Fs” definem as características das crianças da geração “F5”. Elas são: full time, estão sempre conectadas; feed, são estimuladas por diversas fontes de conteúdo; filtro, selecionam o que é relevante; foco, se aprofundam nos temas de interesse; e flexibilidade, capacidade de transitar com facilidade entre os assuntos.
— Diferentemente dos primeiros nativos digitais, que tinham uma busca horizontal por conteúdos, a geração “F5” transita entre as fontes de informação e se aprofunda nos assuntos de interesse — explica Tatiana Soter, da NBS.
De acordo com a pesquisa, as crianças da geração “F5” ficam, em média, 2h39m por dia na internet, sendo que 29% delas têm computador próprio e mais da metade (55%), celular. Os meninos se interessam mais por games (34%), enquanto as meninas preferem as redes sociais (24%).
— No geral, o comportamento de uma criança de agora se assemelha muito com o das crianças de 30 anos atrás. Elas gostam de brincar, pular elástico. Mas têm um grande brinquedo que é o iPad. E têm acesso a uma quantidade de informação que não se tinha no passado — diz a diretora da Escola Parque, Patrícia Lins e Silva.
A observação se encaixa na rotina de Giovanna.
— Gosto de jogos de vestir bonecas — conta.
A mãe da menina, Renata Paola Veiga de Oliveira, incentiva o uso de tecnologia. Segundo ela, “não é possível nadar contra a corrente”. Porém, tenta equilibrar o tempo que a filha gasta com gadgets e “brincadeiras da antiga”.

— Ela usa muito a tecnologia, mas eu controlo. Se eu deixar, ela fica direto — diz Renata

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Notícias: Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática

Aventuras Currículo+ - Ambiente dos alunos


O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) das Aventuras Currículo+ está disponível para os alunos e para os professores participantes do Projeto. O projeto Aventuras Currículo+ tem como objetivo principal criar a oportunidade para que alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais e do Ensino Médio possam aprender conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos.

Cada aluno poderá visualizar um ou dois cursos, conforme a indicação realizada pela unidade escolar. Você, professor, poderá acessar os três cursos de sua disciplina.

Acesse todos os Boletins, clique aqui.


Como acessar o AVA-Moodle?
Acesso dos professores:
1. Acessar o endereço http://aventuras.educacao.sp.gov.br/;
2. No campo Username, informar o seu CPF com onze dígitos, sem ponto e nem hífen; 3. No campo Senha, informar 123456.
Acesso dos alunos:
 1. Acessar o endereço http://aventuras.educacao.sp.gov.br/;
2. No campo Username, informar o número do RA, com onze caracteres, sem o dígito. Se necessário, completar com zeros à esquerda. Exemplo: 00034742386;(caso não funcione acrescente “zeros a esquerda, completando 12 dígitos)
 3. No campo Senha, informar 123456.

Professores e alunos serão convidados e orientados a trocar a senha ao realizar o primeiro acesso.

Como iniciar as atividades no AVA-Moodle?

O Projeto Aventuras Currículo+ é composto de dez missões em Matemática e cinco em Língua Portuguesa. Neste momento, estão disponíveis a “Missão 0 – Convocação” e a “Missão 1” em todos os módulos.

Para que você possa planejar suas aulas, explore as páginas do AVA-Moodle considerando, especialmente, os seguintes aspectos:

A Missão 0 é a convocatória e é comum a todos os cursos. Nela, está o vídeo que apresenta a narrativa das missões e a carta para os alunos. Repare que é possível personalizar a carta com o nome de cada aluno. Se quiser, você pode imprimi-la e entregá-la a cada um de seus alunos;
 • A Missão 1 de Língua Portuguesa tem uma página inicial de apresentação (conheça a sua missão) e cinco fases. Ela está prevista para ser realizada ao longo de duas semanas. Repare que há atividades na Fase 2 (quiz) que precisam ser realizadas no ambiente virtual do projeto;
A Missão 1 de Matemática tem uma página inicial de apresentação (conheça a sua missão) e três fases. Ela está prevista para ser realizada ao longo de uma semana.

Você verá que existem alguns arquivos que precisarão ser impressos para que a Missão 1 seja bem sucedida. São eles:
Folha de serviços: formulário em que o aluno registra os bônus obtidos na realização das atividades das missões (ela aparece já na Fase 1 da Missão 1);
Arquivos secretos: São as folhas de atividades que aparecem a partir da Fase 2 em Matemática e da Fase 3 em Língua Portuguesa, e que devem ser realizadas em papel.

Os vídeos disponíveis no AVA-Moodle poderão ser projetados por você para toda a turma, caso vier a julgá-los necessários.

Suporte técnico
Caso precise de suporte técnico para você ou para seus alunos, abra um chamado no “Fale Conosco” do Projeto Aven­turas Currículo+. Para isso, clique em “Suporte Técnico” na página inicial do AVA-Moodle.
Os dados de acesso ao “Fale Conosco” são os mesmos já utilizados nas demais ferramentas da Rede do Saber/EFAP: utilize, portanto, no campo “Usuário”, seu CPF (sem pontos e hífen) e, no campo “Senha”, seu RG (sem pontos e hífen) ou senha pessoal cadastrada anteriormente.
Boas aventuras a todos!
Equipe Aventuras Currículo+

terça-feira, 14 de abril de 2015

Escolas: Eleições OnLine 2015

Eleição OnLine do Grêmio Estudantil 2015


A ideia surgiu com a necessidade da utilização das TIC’s no processo Eleitoral

A realização do projeto  "Eleições Online do Grêmio Estudantil" está sendo implantado na Diretoria de Ensino – Região de Catanduva desde 2013.

A apuração dos resultados de forma imediata e segura agrada muito os alunos. Agiliza o processo de votação, apuração e divulgação dos resultados. A cédula online é elaborada através da ferramenta Formulários Online Google Drive, parceiros da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo.

A  EE “Antonio Maximiano Rodrigues” realizou no dia 02/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Capitão Horácio Antônio do Nascimento” realizou no dia 13/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Barão do Rio Branco” e EE “ Jardim Imperial” realizaram no dia 15/04/2014 suas Eleições do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Dinorah Silveira Borges” e EE “ Paulo de Lima Corrêa” realizaram no dia 17/04/2014 suas Eleições do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Alfredo Minervino” realizou no dia 24/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “João Gomieri Sobrinho” realizou no dia 27/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Antonio Carlos” realizou no dia 28/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
As  EE “Bento de Siqueira” EE “ Gabriel Hernandez” realizaram no 29/04/2014 suas Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A  EE “Pedro Teixeira Queiroz” realizou no dia 30/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.

A  EE “Mário Florence” realizou no dia 07/05/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.

A Eleição ocorreu tranquilamente e os alunos aprovaram a iniciativa.


Parabéns a toda equipe Gestora! 

Tecnologia Educacional
DER Catanduva
Tel 17 3531 1947

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Escolas: Diretoria de Ensino de Catanduva implanta Eleições Online para Grêmio Estudantil



Todo  início de ano, no 1° semestre do ano letivo, acontece a eleição do Grêmio Estudantil nas escolas estaduais. O Grêmio Estudantil é uma instituição que possibilita aos jovens terem sua primeira oportunidade de participar ativamente da sociedade. O Grêmio Estudantil está amparado em legislações estaduais e  federais. Um Grêmio Estudantil deve defender de forma atuante os interesses dos alunos, como também buscar parcerias com todas as pessoas do âmbito escolar. É importante  trabalhar, principalmente com os gestores escolares, professores, alunos e funcionários. Um Grêmio que atua em benefício da escola e da comunidade está exercendo o seu papel de cidadão consciente e compromissado com a melhoria da Educação Pública.
Dia 02/04 aconteceu na EE Antonio Maximiano Rodrigues – Catanduva a eleição do Grêmio Estudantil que teve como diferencial, mais uma vez a eleição online, fazendo uso das novas tecnologias. A realização do projeto  "Eleições Online do Grêmio Estudantil" está sendo implantado na Diretoria de Ensino – Região de Catanduva desde 2013.
Este sistema de eleição online se aproxima da forma que as eleições  ocorrem para a escolha dos candidatos aos  cargos púbicos, tais como: vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidente da república. A apuração dos resultados de forma imediata e segura agrada muito os alunos. Agiliza o processo  de votação, apuração e divulgação dos resultados. A cédula online  é  elaborada através da ferramenta Formulários Online Google Drive, parceiros da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo.
Durante o processo constatou-se no ambiente escolar alegria, ansiedade e euforia. Cinco chapas concorreram  às eleições, nos dois períodos escolares e é gratificante observar  a satisfação que os mesmos tiveram ao usar a tecnologia.
Conforme a Dirigente Regional de Ensino, antes das eleições há todo um processo de orientação em relação à divulgação da eleição para a comunidade escolar sobre o Grêmio Estudantil; levantamento dos alunos interessados; organização das chapas concorrentes e proposta do trabalho das mesmas; apresentação das propostas aos gestores; divulgação das propostas das diferentes chapas para toda a escola e finalmente a eleição online.​
Neste mês acontecerá eleição online das escolas: EE Barão do Rio Branco, EE Nestor Sampaio Bittencourt e EE Paulo de Lima Correa, em Catanduva; EE Gabriel Hernandez, em Ariranha; EE Mário Florence e EE Pedro Teixeira de Queiroz, em Novo Horizonte; EE Ruth Dalva Ferraz Farão, em Itajobi; EE Carlos Augusto Froelich, em Pindorama; EE João Gomieri Sobrinho, em Palmares Paulista; EE Benedito Borges da Silveira, em Elisiário.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Escolas: Homenagem ao Dia Internacional Da Mulher

Mais um trabalho Maravilhoso do Programa escola da Família da EE Elmira - Cajobi


Neste domingo (08.03) em comemoração ao dia “Internacional da Mulher”, a Unidade Escolar Elmira G. Pereira município de Cajobi, através do Programa Escola da Família (PEF) homenageou as mulheres da comunidade com “O Dia da Beleza”. O evento contou com a parceria do CRAS, da Assistência Social e Cabeleireiras do município.





As mulheres que participaram do evento neste dia comemorativo receberam tratamento de beleza com cortes, hidratações e penteados de cabelo, maquiagem, manicure e massagem relaxante. As crianças também tiveram atração diferenciada com monitores, cama elástica, pipoca e muita diversão.


De todas, a mais linda, a mais bela e perfumada flor, vieste para alegrar a nossa existência. 

Obrigada a todos que colaboraram para esse grandioso evento, principalmente aos nossos voluntários e parceiros.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Notícias:Educação entrega ‘kit família de tecnologia’ para alunos e professores

Parceria com a Microsoft dá direito a cinco licenças da última versão do Office


Alunos e professores vão iniciar o ano letivo com um reforço tecnológico. Em parceria com a Microsoft, a Educação começou a distribuição online das licenças do pacote Office 365.
Cada um dos quatro milhões de estudantes e 240 mil docentes tem direito, de forma gratuita, a cinco assinaturas do software. A ideia é que o kit ajude no aprendizado, dinamize as aulas e também possa ser utilizado por toda família.
Para ter acesso ao conteúdo, é preciso criar uma conta de e-mail na Secretaria Escolar Digital. Todos os usuários já cadastrados e novos receberão uma mensagem com o passo a passo de como fazer o download do programa. É possível instalar em PCs, Macs, tablets com o Windows, iPads e na maioria dos dispositivos móveis. Para isso, basta estar conectado à internet.

 Confira o tutorial para a instalação 


Entre os programas disponíveis estão os populares Word, Windows, OneNote, Access e Power Point. Há ainda outras ferramentas e aplicativos exclusivos para a rede de ensino paulista como caixa de mensagem com capacidade para até 50 GB e o sistema cloud (ou nuvem), tendência entre as grandes empresas para o armazenamento de arquivos.

Além disso, com ajuda do Office Mix professores poderão gravar e publicar aulas expositivas de forma mais interativa e dinâmica. Também estão inclusos serviços de calendário, mensagens instantâneas e outras experiências de comunicação para trabalho em grupo.
“O foco da Secretaria da Educação é proporcionar meios, oportunidades e ferramentas para que nossos alunos, profissionais e a comunidade escolar possam fazer da tecnologia uma grande aliada do aprendizado. Por isso, além das parcerias, investimos na produção de conteúdos online, como os cursos de idiomas e preparatórios para o vestibular dados pela nossa Escola Virtual, a Evesp”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Fonte: SEE-SP . Acesso em 06.03.2015.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação

Informe enviado as Unidades Escolares (06.03.2015):
http://goo.gl/NGCPZu

                                                                                                                  Diretoria de Ensino Catanduva
                                                                                                                            Tecnologia Educacional
                                                                                                 PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
                                                                                                                                    Tel 17 3531 1947

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tecnologia na Educação: 10 e-Books Gratuitos sobre Educação

Você que trabalha com educação, anote estas dicas. São 10 e-Books gratuitos que abordam temas como educação infantil, uso de tecnologia na sala de aula, políticas públicas e pesquisas científicas.
Os livros digitais não têm o charme nem aquele familiar cheiro de papel, mas para quem está sem tempo e busca praticidade, eles podem ser bons aliados na hora de investir na atualização profissional.

Na área da educação, há diversos e-Books de graça disponíveis que contribuem tanto para a atuação quanto para a formação docente. Assim, colocamos aqui dez títulos que abordam diversos temas educacionais. Os livros podem ser baixados gratuitamente na web no formato PDF ou em smartphones, via PlayStore.

Tendo como cenário a inclusão social e escolar, o livro trata dos processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica.

O livro é uma compilação de artigos que resultaram das monografias da primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação. Entre os temas tratados estão vídeos e jogos digitais, a tecnologia a serviço da inclusão e tutoria na educação a distância.

Composto por seis capítulos, o e-Book aborda a prática sócio-seletivista da universidade, problematiza a qualidade e a cientificidade da educação universitária e apresenta um estudo de caso da educação universitária em Barreiras e no extremo-oeste da Bahia.

Os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação dos profissionais da educação é o tema central do livro, que trata também da atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire.

Estão presentes no livro assuntos como ciência, tecnologia, tecnocracia e democracia; política científica; universidade, ciência e subdesenvolvimento; e espaço acadêmico.

Marcado por intensas reformas educacionais, o período de 1990 a 2001 é investigado no livro pela perspectiva do discurso veiculado na imprensa e na forma como os professores-leitores aprenderam esse discurso.

Focado na educação infantil como um dos direitos da criança, o e-Book trata de políticas públicas para a infância, analisando as concepções de criança, seus direitos e educação infantil.

Considerando fundamental o protagonismo dos professores na inserção de mudanças nas práticas e nos currículos escolares, os autores trabalharam com uma amostra de 533 docentes, indicando propostas para efetivação de políticas de formação contínua.

Com base em pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 1990, o livro preocupa-se com a formação e a atuação docente, partindo da racionalidade da constituição do trabalho docente em sala de aula.

Os grandes temas do livro são a responsabilidade e o compromisso da escola com o mundo em que vivemos. A partir disso, os autores tratam de políticas públicas, formação de professores, valores e educação, e práticas educativas.


São todos e-Books gratuitos, então aproveite para aumentar seus conhecimentos. Leitura nunca é demais!



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Notícias:OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG)


Á pagina da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, a qual também hospeda a página da MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG) são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA 2015 e veja também detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2015.

Para participar da XVIII OBA e ou da IX MOBFOG basta preencher a mesma ficha de cadastro que está disponível no link cadastro de Escolas. Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 15/05/15, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. 
A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ o dia15/05/15 e consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. 


Veja a definição de níveis da OBA no regulamento da OBA e a definição de níveis da MOBFOG no regulamento da MOBFOG
Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento e ver as suas datas, veja o nosso link Calendário.

Anualmente organizamos cerca de uma dúzia de Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Veja como participar e ou como organizar um EREA. Visite a página dos EREAs.

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando gratuitamente o Planetário Digital Itinerante da OBA. Detalhadas informações sobre o mesmo estão no site do projeto “
Oba de olho no céu”.


Em caso de dúvidas, entrar em contato com PCNP Ciências/FísicaTelma Biselli de Lourenço no Núcleo Pedagógico, fone (17) 3531 1950.