Você que trabalha
com educação, anote estas dicas. São 10 e-Books gratuitos que
abordam temas como educação infantil, uso de tecnologia na sala de aula, políticas
públicas e pesquisas científicas.
Os livros
digitais não têm o charme nem aquele familiar cheiro de papel, mas
para quem está sem tempo e busca praticidade, eles podem ser bons aliados na
hora de investir na atualização profissional.
Na área da
educação, há diversos e-Books de graça disponíveis que
contribuem tanto para a atuação quanto para a formação docente. Assim,
colocamos aqui dez títulos que abordam diversos temas educacionais. Os livros
podem ser baixados gratuitamente na web no formato PDF
ou em smartphones, via PlayStore.
Tendo como cenário a inclusão social
e escolar, o livro trata dos processos de aprendizagem e comportamento na vertente
pedagógica e clínica.
O livro é uma compilação de artigos
que resultaram das monografias da primeira turma do curso de Especialização em
Novas Tecnologias na Educação. Entre os temas tratados estão vídeos e jogos
digitais, a tecnologia a serviço da inclusão e tutoria na educação a distância.
Composto por seis capítulos, o e-Book
aborda a prática sócio-seletivista da universidade, problematiza a qualidade e
a cientificidade da educação universitária e apresenta um estudo de caso da
educação universitária em Barreiras e no extremo-oeste da Bahia.
Os desafios que a contemporaneidade
apresenta para a formação dos profissionais da educação é o tema central do
livro, que trata também da atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e
Paulo Freire.
Estão presentes no livro assuntos
como ciência, tecnologia, tecnocracia e democracia; política científica;
universidade, ciência e subdesenvolvimento; e espaço acadêmico.
Marcado por intensas reformas
educacionais, o período de 1990 a 2001 é investigado no livro pela perspectiva
do discurso veiculado na imprensa e na forma como os professores-leitores
aprenderam esse discurso.
Focado na educação infantil como um
dos direitos da criança, o e-Book trata de políticas públicas para a infância,
analisando as concepções de criança, seus direitos e educação infantil.
Considerando fundamental o
protagonismo dos professores na inserção de mudanças nas práticas e nos
currículos escolares, os autores trabalharam com uma amostra de 533 docentes,
indicando propostas para efetivação de políticas de formação contínua.
Com base em pesquisas desenvolvidas a
partir dos anos 1990, o livro preocupa-se com a formação e a atuação docente,
partindo da racionalidade da constituição do trabalho docente em sala de aula.
Os grandes temas do livro são a
responsabilidade e o compromisso da escola com o mundo em que vivemos. A partir
disso, os autores tratam de políticas públicas, formação de professores,
valores e educação, e práticas educativas.
São todos e-Books gratuitos, então aproveite
para aumentar seus conhecimentos. Leitura nunca é demais!