Após
a bem sucedida iniciativa “Rede
Conversando com a Rede: Currículo+” com o recebimento de mais de 200 vídeos
relatos de professores da Rede contando sobre a experiência de utilizar o
Currículo+ em suas práticas,o projeto Currículo+
lança uma nova categoria: “Rede
Conversando com a Rede - Aventuras Currículo+”.
Desta
vez o objetivo é compartilhar boas práticas e inspirar os profissionais da Rede
Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo.
O esforço tem como foco o incentivo à produção
de vídeos de até 1 minuto por profissionais da Rede Estadual de Ensino de São
Paulo que acompanham a implementação do projeto Aventuras Currículo+ nas escolas
do Estado de São Paulo.
A Diretoria de Ensino Região Catanduva já possui um vídeo elaborado e enviado ao novo projeto. A iniciativa partiu da EE Paulo de Lima Corrêa - Catanduva.
Parabéns a toda equipe escolar que atuou na realização e apoio ao Projeto.
Conheça os
vídeos disponíveis na “Rede Conversando com a Rede”, Clique aqui
Seja você
um colaborador desta iniciativa. Envie seu vídeo à Rede.
Vale a pena "ganhar" um tempinho para
conhecer este trabalho, que resultou em produtos EDUCOMUNICATIVOS, no formato
vídeo.
Os vídeos são os primeiros episódios da série O SABER DAS ÁGUAS.
A iniciativa é da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e da Agência das
Bacias Piracicaba-Capivari-Jundiaí, com participação de entidades públicas e
privadas e educadores da rede estadual, e tem como objetivo levar à sociedade
dicas e informações sobre educação ambiental, recursos hídricos e funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica Piracicaba-Capivari-Jundiaí.
Conheça a proposta, que
é um PRETEXTO PEDAGÓGICO para fortalecer as escolas na continuidade das ações
rumo à construção de escolas educadoras sustentáveis.
A Diretoria de Ensino da Região de Catanduva convida as
vinte e seis (26) Escolas Estaduais de sua jurisdição a aderir à campanha “Escola
Sustentável" parceira do Programa Nascentes".
A ação tem por objetivo
introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas
escolas, dando destaque à necessidade de recuperação de matas ciliares, de
forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.
Para participar, as unidades de
ensino precisam incluir na pauta do seu planejamento questões referentes à
mobilização e sensibilização sobre o uso da água, conservação ou recuperação de
nascentes e matas ciliares. Também é necessário que a escola esteja em processo
para se tornar uma escola sustentável, realize ações de acordo com três
princípios: articulação com Currículo; gestão democrática e protagonismo
juvenil.
Supervisores de ensino,
equipes gestoras, professores e todos os alunos da 3ª série do Ensino
Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo podem acessar a
plataforma de aprendizagem adaptativa "Geekie+" disponível em: sed.educacao.sp.gov.br.
O Geekie+ tem como objetivo auxiliar o aluno, de forma
personalizada, na preparação para o ENEM. Ele poderá utilizar a
plataforma dentro e fora do ambiente escolar, utilizando celular, tablet
ou computador com acesso a internet.
Todos os materiais de formação para os professores e orientações de uso
para os alunos podem ser acessados em: Sou Professor /Equipe Gestora -ou- Sou Aluno.
A plataforma está disponível na Secretaria Escolar Digital. Para
acessá-la, clique no link a seguir: sed.educacao.sp.gov.br.
A
E.E.Capitão Horácio promove, durante o ano letivo, ações de educação ambiental
com o intuito de levar os alunos ecomunidade a auto avaliação sobre os pilares da
sustentabilidade. Algumas datas são priorizadas para contextualização das
atividades, tais como, dia da Água e dia do Meio Ambiente, entre outras que virão.
“Cada dia a natureza produz o suficiente
para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia
pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
Um espaço dedicado a
comunicação entre os Professores do Projeto Aventuras Currículo +, nele você poderá interagir com colegas que
estão participando do Projeto Aventuras Currículo+ deixando dicas de atuação,
compartilhando o andamento de suas turmas e ainda solicitando ajuda de seus
colegas e equipe de acompanhamento.
RIO
- Ao lado de carrinhos e bonecas, tablets e smartphones. No meio da brincadeira
de pega-pega, uma pausa para os jogos eletrônicos. A vivência com a tecnologia
faz parte do cotidiano de 60% das crianças entre 6 e 11 anos das classes A e B
do Rio, aponta o estudo Riologia, desenvolvido pela NBS e pela Casa 7 Núcleo de
Pesquisa. Os pequenos, nascidos entre 2001 e 2007, acompanharam o estouro da
banda larga e das redes sociais e o surgimento dos dispositivos móveis, uma
revolução que está mudando o mundo e o desenvolvimento infantil.
Essa
avalanche informacional modificou a forma como as crianças lidam com o conteúdo
a que são expostas. A diretora de atendimento da NBS, Tatiana Soter, uma das
responsáveis pelo estudo, classifica essa geração como “F5”, em referência à tecla
“atualizar” do computador.
—
Representa o rápido, o novo, o atual sempre. A atualização é fácil como apertar
um botão — explica Tatiana.
A
pequena Giovanna Veiga, que comemora seu décimo aniversário nesta
segunda-feira, faz parte da geração “F5”. No ano em que nasceu, surgiu o Skype.
Em 2004, foram criadas as redes sociais Orkut e Facebook e, três anos depois, o
lançamento do iPhone deu início ao boom do mercado de smartphones. Ao longo de
sua década de vida, Giovanna acompanhou o surgimento de diversas ferramentas.
Em 2011, ganhou seu primeiro smartphone e, recentemente, um iPad Mini, usados
para acessar as redes sociais Facebook e Instagram.
— O
pior castigo é ficar sem o iPad. Antes, a minha mãe me proibia de descer para o
play. Agora ela fala que vai tirar o iPad — diz a menina.
Cinco ‘Fs’ como marca
Cinco
“Fs” definem as características das crianças da geração “F5”. Elas são: full
time, estão sempre conectadas; feed, são estimuladas por diversas fontes de
conteúdo; filtro, selecionam o que é relevante; foco, se aprofundam nos temas
de interesse; e flexibilidade, capacidade de transitar com facilidade entre os
assuntos.
—
Diferentemente dos primeiros nativos digitais, que tinham uma busca horizontal
por conteúdos, a geração “F5” transita entre as fontes de informação e se
aprofunda nos assuntos de interesse — explica Tatiana Soter, da NBS.
De
acordo com a pesquisa, as crianças da geração “F5” ficam, em média, 2h39m por
dia na internet, sendo que 29% delas têm computador próprio e mais da metade
(55%), celular. Os meninos se interessam mais por games (34%), enquanto as
meninas preferem as redes sociais (24%).
—
No geral, o comportamento de uma criança de agora se assemelha muito com o das
crianças de 30 anos atrás. Elas gostam de brincar, pular elástico. Mas têm um
grande brinquedo que é o iPad. E têm acesso a uma quantidade de informação que
não se tinha no passado — diz a diretora da Escola Parque, Patrícia Lins e
Silva.
A
observação se encaixa na rotina de Giovanna.
—
Gosto de jogos de vestir bonecas — conta.
A
mãe da menina, Renata Paola Veiga de Oliveira, incentiva o uso de tecnologia.
Segundo ela, “não é possível nadar contra a corrente”. Porém, tenta equilibrar
o tempo que a filha gasta com gadgets e “brincadeiras da antiga”.
—
Ela usa muito a tecnologia, mas eu controlo. Se eu deixar, ela fica direto —
diz Renata
O Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA-Moodle) das Aventuras Currículo+ está disponível para os alunos e para os
professores participantes do Projeto. O projeto Aventuras Currículo+ tem como
objetivo principal criar a oportunidade para que alunos do Ensino Fundamental
dos Anos Finais e do Ensino Médio possam aprender conteúdos e desenvolver
competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos
conhecimentos matemáticos.
Cada aluno poderá visualizar um
ou dois cursos, conforme a indicação realizada pela unidade escolar. Você,
professor, poderá acessar os três cursos de sua disciplina.
2. No campo Username, informar
o número do RA, com onze caracteres, sem o dígito. Se necessário, completar com
zeros à esquerda. Exemplo: 00034742386;(caso não funcione acrescente “zeros a esquerda, completando 12 dígitos)
3. No campo Senha, informar 123456.
Professores e alunos serão convidados e orientados a trocar a senha ao
realizar o primeiro acesso.
Como iniciar as atividades no AVA-Moodle?
O Projeto Aventuras Currículo+
é composto de dez missões em Matemática e cinco em Língua Portuguesa. Neste
momento, estão disponíveis a “Missão 0 – Convocação” e a “Missão 1” em todos os
módulos.
Para que você possa planejar suas aulas, explore as páginas do
AVA-Moodle considerando, especialmente, os seguintes aspectos:
• A Missão 0 é a convocatória e é comum a todos
os cursos. Nela, está o vídeo que apresenta a narrativa das missões e a carta
para os alunos. Repare que é possível personalizar a carta com o nome de cada
aluno. Se quiser, você pode imprimi-la e entregá-la a cada um de seus alunos;
• A Missão 1 de Língua
Portuguesa tem uma página inicial de apresentação (conheça a sua missão) e
cinco fases. Ela está prevista para ser realizada ao longo de duas semanas.
Repare que há atividades na Fase 2 (quiz) que precisam ser realizadas no
ambiente virtual do projeto;
• A Missão 1 de Matemática tem uma página inicial de
apresentação (conheça a sua missão) e três fases. Ela está prevista para ser
realizada ao longo de uma semana.
Você verá que existem alguns
arquivos que precisarão ser impressos para que a Missão 1 seja bem sucedida.
São eles:
• Folha de serviços: formulário em que o aluno registra os bônus
obtidos na realização das atividades das missões (ela aparece já na Fase 1 da
Missão 1);
• Arquivos secretos: São as folhas de atividades que aparecem a
partir da Fase 2 em Matemática e da Fase 3 em Língua Portuguesa, e que devem
ser realizadas em papel.
Os vídeos disponíveis no AVA-Moodle poderão ser projetados por você para
toda a turma, caso vier a julgá-los necessários.
Suporte técnico
Caso precise de suporte técnico para você ou para seus alunos,
abra um chamado no “Fale Conosco” do Projeto Aventuras Currículo+. Para isso,
clique em “Suporte Técnico” na página inicial do AVA-Moodle.
Os dados de
acesso ao “Fale Conosco” são os mesmos já utilizados nas demais ferramentas da
Rede do Saber/EFAP: utilize, portanto, no campo “Usuário”, seu CPF (sem pontos
e hífen) e, no campo “Senha”, seu RG (sem pontos e hífen) ou senha pessoal
cadastrada anteriormente.
A ideia surgiu com a necessidade da
utilização das TIC’s no processo Eleitoral.
A
realização do projeto "Eleições Online do Grêmio
Estudantil" está sendo implantado na Diretoria de Ensino – Região de
Catanduva desde 2013.
A
apuração dos resultados de forma imediata e segura agrada muito os alunos.
Agiliza o processo de votação, apuração e divulgação dos resultados.A cédula online é elaborada através da ferramenta
Formulários Online Google Drive, parceiros da Secretaria de Estado da Educação
do Estado de São Paulo.
A EE “Antonio Maximiano
Rodrigues” realizou no dia 02/04/2014 sua Eleição do
Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Capitão Horácio
Antônio do Nascimento” realizou no dia 13/04/2014 sua Eleição
do Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Barão do Rio
Branco”e EE “ Jardim Imperial” realizaram no dia 15/04/2014 suas Eleições
do Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Dinorah Silveira
Borges” e EE “ Paulo de Lima Corrêa” realizaram no dia
17/04/2014 suas Eleições do Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Alfredo
Minervino” realizou no dia 24/04/2014 sua Eleição do
Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “João Gomieri
Sobrinho” realizou no dia 27/04/2014 sua Eleição do
Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Antonio Carlos” realizou
no dia 28/04/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
As EE “Bento de
Siqueira”EE “ Gabriel Hernandez” realizaram no
29/04/2014 suas Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Pedro Teixeira
Queiroz” realizou no dia 30/04/2014 sua Eleição do
Grêmio Estudantil OnLine.
A EE “Mário Florence” realizou
no dia 07/05/2014 sua Eleição do Grêmio Estudantil OnLine.
A Eleição ocorreu
tranquilamente e os alunos aprovaram a iniciativa.
Todo início de ano,
no 1° semestre do ano letivo, acontece a eleição do Grêmio Estudantil nas
escolas estaduais. O Grêmio Estudantil é uma instituição que possibilita
aos jovens terem sua primeira oportunidade de participar ativamente da sociedade.
O Grêmio Estudantil está amparado em legislações estaduais e federais. Um
Grêmio Estudantil deve defender de forma atuante os interesses dos alunos,
como também buscar parcerias com todas as pessoas do âmbito escolar. É
importante trabalhar, principalmente com os gestores escolares,
professores, alunos e funcionários. Um Grêmio que atua em benefício da escola e
da comunidade está exercendo o seu papel de cidadão consciente e compromissado
com a melhoria da Educação Pública.
Dia
02/04 aconteceu na EE Antonio Maximiano Rodrigues – Catanduva a eleição do
Grêmio Estudantil que teve como diferencial, mais uma vez a eleição
online, fazendo uso das novas tecnologias. A realização do projeto
"Eleições Online do Grêmio Estudantil" está sendo implantado na
Diretoria de Ensino – Região de Catanduva desde 2013.
Este sistema de eleição
online se aproxima da forma que as eleições ocorrem para a escolha dos
candidatos aos cargos púbicos, tais como: vereadores, prefeitos,
deputados, senadores, governadores e presidente da república. A apuração dos
resultados de forma imediata e segura agrada muito os alunos. Agiliza o
processo de votação, apuração e divulgação dos resultados. A cédula
online é elaborada através da ferramenta Formulários Online Google Drive, parceiros da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo.
Durante o processo
constatou-se no ambiente escolar alegria, ansiedade e euforia. Cinco
chapas concorreram às eleições, nos dois períodos escolares e é
gratificante observar a satisfação que os mesmos tiveram ao usar a
tecnologia.
Conforme
a Dirigente Regional de Ensino, antes das eleições há todo um processo de
orientação em relação à divulgação da eleição para a comunidade escolar sobre o
Grêmio Estudantil; levantamento dos alunos interessados; organização das chapas
concorrentes e proposta do trabalho das mesmas; apresentação das propostas aos
gestores; divulgação das propostas das diferentes chapas para toda
a escola e finalmente a eleição online.
Neste mês acontecerá
eleição online das escolas: EE Barão do Rio Branco, EE Nestor Sampaio
Bittencourt e EE Paulo de Lima Correa, em Catanduva; EE Gabriel Hernandez, em
Ariranha; EE Mário Florence e EE Pedro Teixeira de Queiroz, em Novo Horizonte;
EE Ruth Dalva Ferraz Farão, em Itajobi; EE Carlos Augusto Froelich, em
Pindorama; EE João Gomieri Sobrinho, em Palmares Paulista; EE Benedito Borges
da Silveira, em Elisiário.
Mais um trabalho Maravilhoso do Programa escola
da Família da EE Elmira - Cajobi
Neste domingo (08.03) em comemoração ao dia “Internacional da
Mulher”, a Unidade Escolar Elmira G. Pereira município de Cajobi, através do
Programa Escola da Família (PEF) homenageou as mulheres da comunidade com “O Dia
da Beleza”. O evento contou com a parceria do CRAS, da Assistência Social e
Cabeleireiras do município.
As mulheres que participaram do evento neste dia comemorativo
receberam tratamento de beleza com cortes, hidratações e penteados de cabelo,
maquiagem, manicure e massagem relaxante. As crianças também tiveram atração
diferenciada com monitores, cama elástica, pipoca e muita diversão.
De todas, a
mais linda, a mais bela e perfumada flor, vieste para alegrar a nossa
existência.
Obrigada a todos
que colaboraram para esse grandioso evento, principalmente aos nossos voluntários e parceiros.
Alunos e professores vão iniciar o ano letivo com um reforço tecnológico. Em parceria com a Microsoft, a Educação começou a distribuição online das licenças do pacote Office 365.
Cada um dos quatro milhões de estudantes e 240 mil docentes tem direito, de forma gratuita, a cinco assinaturas do software. A ideia é que o kit ajude no aprendizado, dinamize as aulas e também possa ser utilizado por toda família.
Para ter acesso ao conteúdo, é preciso criar uma conta de e-mail na Secretaria Escolar Digital. Todos os usuários já cadastrados e novos receberão uma mensagem com o passo a passo de como fazer o download do programa. É possível instalar em PCs, Macs, tablets com o Windows, iPads e na maioria dos dispositivos móveis. Para isso, basta estar conectado à internet.
Entre os programas disponíveis estão os populares Word, Windows, OneNote, Access e Power Point. Há ainda outras ferramentas e aplicativos exclusivos para a rede de ensino paulista como caixa de mensagem com capacidade para até 50 GB e o sistema cloud (ou nuvem), tendência entre as grandes empresas para o armazenamento de arquivos.
Além disso, com ajuda do Office Mix professores poderão gravar e publicar aulas expositivas de forma mais interativa e dinâmica. Também estão inclusos serviços de calendário, mensagens instantâneas e outras experiências de comunicação para trabalho em grupo.
“O foco da Secretaria da Educação é proporcionar meios, oportunidades e ferramentas para que nossos alunos, profissionais e a comunidade escolar possam fazer da tecnologia uma grande aliada do aprendizado. Por isso, além das parcerias, investimos na produção de conteúdos online, como os cursos de idiomas e preparatórios para o vestibular dados pela nossa Escola Virtual, a Evesp”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.