Por Marcelo
Lopes, junho de 2017.
Tem
sido cada vez mais comum crianças usarem tablets e smartphones desde a primeira infância. Com o
aumento da demanda, empresas que fabricam produtos para bebês desenvolveram
suportes de apoio para esses dispositivos em diversos brinquedos. Em
consultórios e restaurantes, é comum vermos crianças “hipnotizadas” pelos dispositivos
eletrônicos.
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Fonte: Foreducation - Ed Tech - Google.>Acesso em 02.06.2017. |
Cabem
as perguntas: até que ponto esses dispositivos
podem, ou devem, ser usados por crianças? A partir de que idade podem ser
usados? São nocivos para o desenvolvimento das crianças?
Os devices podem
atrapalhar, sim, quando seus conteúdos não estiverem adequados à idade, sem
finalidade pedagógica indicada, usados por longos períodos e sem o
acompanhamento de um adulto.
O
uso muito frequente de aparelhos com a intenção de acalmar crianças agitadas
pode condicioná-las a fazer bagunça para que sejam premiadas com este tipo de
entretenimento. Ainda, se mal utilizados, os dispositivos eletrônicos podem viciar, provocar
isolamento e levar
ao sedentarismo. Além disso, a internet sem o
monitoramento de um adulto pode ser um ambiente muito perigoso na infância.
As crianças
precisam brincar ao ar livre, correr, imaginar, criar, exercitar e conviver com
outras crianças e cabe a nós, adultos, propiciar situações para que isso
aconteça.
A ESCOLA É O MELHOR LOCAL PARA O USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS.
O uso planejado de
tablets e smartphones, através de centenas de aplicativos que contribuem para a
atividade educacional de forma lúdica, pode ajudar muito no desenvolvimento e
na educação das crianças.
Usada de forma
planejada, a tecnologia permite personalizar o ensino, auxiliar o
desenvolvimento do raciocínio, facilitar o aprendizado, aumentar a
concentração, incluir alunos com necessidades especiais e muito mais.
Quando
o Corpo Docente está capacitado para o uso de novas tecnologias, a
Escola é um ótimo lugar para o uso de tablets e smartphones.
Nela, os horários de utilização de dispositivos eletrônicos são claramente
definidos, todo e qualquer trabalho tem um objetivo voltado à aprendizagem e,
finalmente, o conteúdo acessado passa pelo crivo de especialistas em educação.
No espaço da
escola, a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento saudável caminham de
modo seguro na construção da aprendizagem.
Marcelo
Lopes é Biólogo, Educador, Escritor, Google Certified Teacher, Google for
Education Partner, Diretor de Tecnologia Educacional do Grupo Weducation e da
Foreducation EdTech.