sexta-feira, 23 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365


A Diretoria de Ensino Catanduva participou da Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365, na Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto que ocorreu no dia 21/06/2017.



A oficina teve como objetivo principal apresentar o pacote Office 365, por meio da experimentação de algumas ferramentas, e observando como essas podem facilitar o dia a dia da gestão escolar e do fazer pedagógico.


Acompanhe as fotos no Flickr, clique aqui

Fonte: Flickr

Agradecemos a participação de todos!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: AFINAL, CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA DEVEM USAR DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS?


Por Marcelo Lopes, junho de 2017.
Tem sido cada vez mais comum crianças usarem tablets e smartphones desde a primeira infância. Com o aumento da demanda, empresas que fabricam produtos para bebês desenvolveram suportes de apoio para esses dispositivos em diversos brinquedos. Em consultórios e restaurantes, é comum vermos crianças “hipnotizadas” pelos dispositivos eletrônicos.

Fonte: Foreducation - Ed Tech - Google.>Acesso em 02.06.2017.

Cabem as perguntas: até que ponto esses dispositivos podem, ou devem, ser usados por crianças? A partir de que idade podem ser usados? São nocivos para o desenvolvimento das crianças?
Os devices podem atrapalhar, sim, quando seus conteúdos não estiverem adequados à idade, sem finalidade pedagógica indicada, usados por longos períodos e sem o acompanhamento de um adulto.
O uso muito frequente de aparelhos com a intenção de acalmar crianças agitadas pode condicioná-las a fazer bagunça para que sejam premiadas com este tipo de entretenimento. Ainda, se mal utilizados, os dispositivos eletrônicos podem viciarprovocar isolamento e levar ao sedentarismo. Além disso, a internet sem o monitoramento de um adulto pode ser um ambiente muito perigoso na infância.
As crianças precisam brincar ao ar livre, correr, imaginar, criar, exercitar e conviver com outras crianças e cabe a nós, adultos, propiciar situações para que isso aconteça.
A ESCOLA É O MELHOR LOCAL PARA O USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS.
O uso planejado de tablets e smartphones, através de centenas de aplicativos que contribuem para a atividade educacional de forma lúdica, pode ajudar muito no desenvolvimento e na educação das crianças.
Usada de forma planejada, a tecnologia permite personalizar o ensino, auxiliar o desenvolvimento do raciocínio, facilitar o aprendizado, aumentar a concentração, incluir alunos com necessidades especiais e muito mais.
Quando o Corpo Docente está capacitado para o uso de novas tecnologias, a Escola é um ótimo lugar para o uso de tablets e smartphones. Nela, os horários de utilização de dispositivos eletrônicos são claramente definidos, todo e qualquer trabalho tem um objetivo voltado à aprendizagem e, finalmente, o conteúdo acessado passa pelo crivo de especialistas em educação.
No espaço da escola, a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento saudável caminham de modo seguro na construção da aprendizagem.

Marcelo Lopes é Biólogo, Educador, Escritor, Google Certified Teacher, Google for Education Partner, Diretor de Tecnologia Educacional do Grupo Weducation e da Foreducation EdTech.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Notícias: ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO E ACESSO AOS RESULTADOS PRELIMINARES



Em breve estarão disponíveis os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2016. 

Os diretores ou responsáveis legais pelas escolas terão acesso aos resultados preliminares e, se assim desejarem, poderão interpor recurso aos resultados durante 15 dias consecutivos. 

Para conhecer o resultado preliminar, os diretores das escolas que participaram da ANA 2016 deverão realizar cadastro prévio no site do Inep. Confira abaixo as orientações para que os diretores escolares façam seu cadastro.

Atenção para o PRAZO de RECURSO aos RESULTADOS...: Recorte da informação oficial - COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

“Em mensagem de hoje (22.05.2017) o INEP nos confirma que a partir desta data esses resultados já estão disponibilizados. Considerando que há um prazo de 15 dias para interposição de eventual recurso, na sequência de sua divulgação, encaminhamos em anexo o “Manual de Acesso” e os “Motivos para não divulgação de resultados” produzidos pelo INEP, que orientam como as unidades poderão acessar os respectivos resultados”.


Siga os passos:

1)      Acesse o Sistema de Cadastro no link:

2)      Ao final do cadastro, uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado. Verifique se o e-mail com a senha temporária está na sua caixa de spam (lixo eletrônico).  Caso você não receba a senha, acesse o link http://ana.inep.gov.br/ANA, insira seu CPF e clique em “Esqueci a senha.” Preencha as informações solicitadas. Uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado.

3)      Depois disso, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA e utilize a senha temporária para cadastrar uma senha definitiva. Ao digitar a senha temporária, tenha atenção ao correto preenchimento. É necessário diferenciar letras minúsculas e maiúsculas e nenhum espaço pode ser deixado em branco. Caso você não consiga realizar o acesso, envie-nos seu CPF e a senha temporária para que possamos verificar o problema.

4)       A senha definitiva deve conter Letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Por exemplo: Escola@2017.

5)      Acesse novamente o link http://ana.inep.gov.br/ANA, e utilize seu CPF e a senha definitiva que você cadastrou.


Dessa forma você poderá visualizar o boletim de sua escola.

Clique aqui e acesse o passo a passo para realização do cadastro.


Após finalizar o cadastro, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA/ e visualize os resultados preliminares de sua escola.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para ana.resultados@inep.gov.br.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Escolas: Desafios Matemáticos SEESP 2017


Objetivo geral de projeto é estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, apresentando um contexto significativo para a potencialização das habilidades cognitivas estruturantes em ambiente colaborativo, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos.



Poderão participar, por adesão, escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo-se também todas as modalidades de ensino da Rede Estadual.

A escola que aderir ao projeto poderá participar com todas ou com apenas algumas de suas classes de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A escola também deverá instituir:

 I. Uma Comissão Gestora da Escola, da qual participarão até dois professores de Matemática e um professor coordenador pedagógico.

II. E uma Comissão de Avaliação, com a participação de professores de todas as disciplinas, sendo vedada a participação do professor de Matemática da turma classificada para a Fase Escola. Recomenda-se que essa comissão avaliadora seja constituída por, no mínimo, três professores, de acordo com as turmas participantes no período.

Atenção para o prazo de inscrição, termino em 19/05/2017


As fichas para inscrições estão em anexo no Regulamento




 Videoconferência realizada em 12.05.2017


Em caso de dúvida entre em contato PCNP Matemática Erlene

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Escolas: Inscrição para o Enem 2017 está aberta; veja como fazer passo a passo

Cadastro deve ser feito pelo site do Enem até 19 de maio Prazo para pagamento da inscrição vai até 24 de maio


Para fazer a inscrição, você precisar saber:                              

  • qual o endereço de acesso
  • quais os documentos necessários
  • como definir sua senha
  • como pedir atendimento especializado
  • como e quem pode solicitar a isenção


O processo de inscrição está distribuído em seis seções no site do Enem: "Dados pessoais", "Recursos", "Prova", "Ensino Médio", "Escola" e "Questionário".


Veja o passo a passo no site G1.com, clique aqui


Inscrições começam em 8 de maio


As inscrições para esta edição terão início às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio (horário de Brasília), e deverão ser feitas exclusivamente no Portaldo Participante, no site do Inep. A taxa de inscrição deve ser paga até 24 de maio, mas os alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa.
Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a provas em dois domingos consecutivos.
No primeiro domingo a prova conterá questões de Linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. 
Pela primeira vez, estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo, além da disponibilidade de  tradutores para esclarecer dúvidas pontuais. Haverá salas adaptadas para os participantes, que devem indicar a necessidade no momento da inscrição.
Para quem solicita isenção na taxa de inscrição as regras também mudaram, passa a valer também para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte.
Outra alteração importante e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio. O MEC informou que não haverá mais o resultado do Enem por escola. 





segunda-feira, 24 de abril de 2017

Escolas: Confira a indicação de quatro livros exigidos no vestibular que estão disponíveis para download gratuito

Portal Universia Brasil reúne mais de 3 mil títulos incluindo obras obrigatórias da Fuvest

Da lista de nove livros obrigatórios para o vestibular da Fuvest (Universidade de São Paulo), quatro estão disponíveis para download gratuito. Os títulos fazem parte de um acervo maior com mais de 3 mil opções no Portal Universia Brasil, parceiro da Secretaria da Educação. Além do Ensino Médio, alunos dos Anos Finais do Fundamental podem aproveitar a biblioteca virtual no site da instituição.
                                                                                   

Na curadoria feita pela Universia estão clássicos da literatura estrangeira e nacional, e também obras acadêmicas, biografias, crônicas, cordel, artigos acadêmicos e revistas de arte. Há ainda especiais como “58 livros de Alexandre Dumas”, “autores nordestinos”, “barroco no Brasil” e “clássicos de Harvard”. O conteúdo pode ser lido no próprio computador ou dispositivos móveis.

4 livros da Fuvest 2018 para download gratuito

Para a seleção de 2017, a lista obrigatória inclui Iracema (José de Alencar), Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), A cidade e as Serras (Eça de Queirós), O cortiço (Aloizio de Azevedo), Capitães da Areia (Jorge Amado), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade), Sagarana (Guimarães Rosa) e Mayombe (Pepetela).




Confira um breve resumo dos livros disponíveis para download:

Iracema: romance indianista, narra a relação proibida entre Iracema, índia da tribo tabajara, e Martin, um dos primeiros colonizadores da região.
A cidade e as Serras: a viagem de Jacinto Torres, morador de Paris e adepto do progresso e da civilização às Serras portuguesas de seus antepassados é o mote do livro.
O cortiço: expoente do movimento naturalista brasileiro, a obra conta os esforços de João Romão rumo ao enriquecimento, dono de um cortiço no Rio de Janeiro.
Memórias Póstumas de Brás Cubas: o defunto-autor Brás Cubas relembra de forma irônica amores, arrependimentos e a ideia que poderia mudar a própria vida.


quinta-feira, 30 de março de 2017

Notícias: Diretoria de Ensino de Catanduva Está Entre as Cinco Melhores do Estado

Fonte: O Regional. Acesso em 30/03/2017.

A Diretoria de Ensino Região de Catanduva que atende a cidade e mais 14 municípios está entre as cinco melhores do estado no Projeto Qualidade de Vida. O programa é oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo avaliar todas as 91 diretorias de ensino  em projetos de motivação e bem-estar em prol de todos os servidores.
 
Fonte: O Regional. Acesso em 30/03/2017.
A diretoria foi premiada com um diploma de congratulações e uma cesta com materiais de jogos e cartazes explicativos.

“É com muita satisfação e orgulho para a Diretoria de Catanduva que dentre as 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, foi classificada em 5º lugar pelas Ações de Qualidade de Vida desenvolvidas durante o ano de 2016”, informa a dirigente regional de ensino professora Maria Aparecida Cheruti.

Conforme informações da dirigente, anualmente são feitos relatórios sobre as ações desenvolvidas em todas as Diretorias de Ensino, que são encaminhados e avaliados pelo Centro de Qualidade de Vida da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CEQV/CGRH) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
“Alcançar boa qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca maior bem-estar e equilíbrio físico, psíquico e social para suas vidas e esta é a proposta da Diretoria de Ensino de Catanduva aos seus funcionários”, ressalta.
Nesta semana, representantes do CEQV/CGRH visitaram a diretoria para homenagear todos os servidores.

“Foi mais um momento de confraternização, abraços e a proposta de continuarmos unidos em prol de uma boa qualidade de vida e de uma educação de qualidade.

Parabéns a todos os funcionários da Diretoria de Ensino que foram homenageados. Conforme a servidora Clarice do CEQV/CGRH, a Diretoria de Ensino tem um ar familiar, pois está visível a união dos funcionários. Já, a servidora Joseane também do CEQV/CGRH destaca o aconchego da Diretoria de Ensino, espaço físico bem aproveitado”, conclui Maria Aparecida.

Conheça um pouco do Projeto


quarta-feira, 22 de março de 2017

Reserva Técnica - PNLD: Sistema de solicitação de Reserva Técnica

Informação nº 11: Reserva Técnica do PNLD - Boletim CGEB 184 (21/03/2017)

A reserva técnica de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático destina-se a ajustar a quantidade real de alunos e a quantidade de livros necessários em cada escola, quando o remanejamento de livros não for suficiente.

 O sistema para solicitação de Reserva Técnica está disponível no PDDE Interativo. As escolas deverão acessar o pdeinterativo.mec.gov.br e realizar o seu diagnóstico. Em seguida, o sistema mostrará o saldo de livros da escola. Se houver falta de livros e não tiver possibilidade de realizar o remanejamento, a unidade escolar poderá solicitar os livros da reserva técnica. A CGEB/CEFAF Programas de Livros fará a análise e a validação dos pedidos das escolas, realizando os ajustes necessários após consulta às respectivas Diretorias de Ensino de jurisdição da(s) escola(s) em questão.

 Informamos que nem todos os livros do PNLD 2017 foram entregues, principalmente os da Editora IBEP, segundo o Informe nº 18/2017-COARE/FNDE, de fevereiro/2017. Assim sendo, recomendamos que, antes de solicitar reserva técnica ou remanejamentos é importante verificar se todas as encomendas destinadas à escola foram recebidas.

O FNDE fará a coleta dos pedidos validados em três datas distintas: 31/03, 17/04 e 02/05, para encaminhá-los à ECT/Correios, que fará as entregas diretamente nas escolas solicitantes.


Informação importante: cada escola será atendida apenas uma vez, para evitar a duplicação de pedidos e o desperdício de recursos públicos. O FNDE/MEC publicou mais um Passo a Passo, complementando o anterior, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos e para solicitação da Reserva Técnica” (cliqueaqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.





quinta-feira, 9 de março de 2017

Reserva Técnica - PNLD: Orientações para o Remanejamento de Livros Didáticos do PNLD

Em complementação ao Boletim CGEB nº 180 – Informação nº 07 – Reserva Técnica e Remanejamento dos Livros Didáticos do PNLD, de 21/02/2017, informamos que o FNDE/MEC publicou um passo a passo do Sistema de Remanejamento, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos” (cliqueaqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.


Assim, o gestor da escola, utilizando o PDDE interativo, poderá especificar a quantidade de alunos e professores e a quantidade de livros do aluno e manuais do professor existentes na escola. A partir desse diagnóstico e dos outros diagnósticos realizados pelas demais escolas, o sistema verifica automaticamente qual a unidade de ensino que possui os livros didáticos em excesso, para que as escolas que precisam do mesmo livro possam solicitar o remanejamento. O Sistema de Remanejamento indicará a unidade que possui a obra em excesso e o quantitativo disponível.

Após o diagnóstico da escola, o gestor poderá realizar o remanejamento ou utilizar a reserva técnica, caso não haja a possibilidade de realizar o remanejamento, ou, o remanejamento não seja suficiente para suprir o quantitativo de livros didáticos faltosos. O link para solicitação da reserva técnica estará disponível em meados de março, segundo o FNDE/MEC.



Em caso de dúvida entrar em contato;
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
Tel 17 3531 1962

segunda-feira, 6 de março de 2017

Escolas: Preparação para o teste ao vivo TÔ NA REDE!



Em continuidade a preparação para o teste TÔ NA REDE! , é necessário a realização de duas etapas antecedendo o teste ao vivo.

1.
1      Responder Pesquisa de Levantamento disponível no hot site:

2.
2     Executando o Diagnóstico Automático
 Acesse:
(Este diagnóstico deverá ser realizado no equipamento em que será realizado o teste).



Observação Importante:

Confira o agendamento do teste ao vivo para a sua escola! (disponível no hot site e em anexo)
Atenção: Já temos escolas com agendamento para 09/03/2017.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Orientação Técnica: Iniciando 2017 sem perder de vista os resultados de 2016

A Diretoria de Ensino – Região de Catanduva ofereceu aos Professores Coordenadores das escolas jurisdicionadas a essa diretoria duas orientações técnicas sob a responsabilidade da Dirigente Regional de Ensino, Supervisão de Ensino e Núcleo Pedagógico. O objetivo destas orientações era subsidiar as escolas para o trabalho a ser desenvolvido no Planejamento 2017.

Fonte: Flickr
A primeira orientação ocorreu no dia 30 de janeiro e teve como objetivo nortear o estudo dos documentos oficiais referentes à elaboração, tendo como base os indicadores fornecidos pelas avaliações internas, mapas de sondagem, Avaliações de Aprendizagem em Processo – AAP, resultados do SARESP, do IDESP e do IDEB, chamando a atenção para pontos/aspectos específicos que podem contribuir para a organização do trabalho a ser desenvolvido nas unidades escolares.

A segunda orientação ocorreu no dia 23 de fevereiro e teve como objetivo favorecer e subsidiar o estudo de cada escola sobre os seus indicadores e o acompanhamento/monitoramento das ações durante o ano letivo para alcançar a melhoria no processo ensino aprendizagem.

Os coordenadores usaram a sala de informática e juntamente com os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico fizeram a leitura e análise dos dados de todas as AAPs (Avaliação da Aprendizagem em Processo) de 2016, disponibilizados na Plataforma Foco Aprendizagem, realizando diagnóstico das defasagens de cada série/ano; realizaram a análise dos resultados do IDESP/Saresp (Desempenho e Fluxo), do mapa de habilidades do Saresp 2016 e também acessaram o hotsite “Escola é” para estudar os  documentos orientadores do Planejamento 2017.
Essas oportunidades propiciaram e oportunizaram momentos de estudos e trocas de experiências, permitindo assim que ao retornarem para suas escolas enfrentem os desafios identificados e  desta forma, desenvolvam com os Professores um trabalho de formação, auxiliando-os na gestão de sala de aula.

Acesse o material através do link: https://goo.gl/aJYt4D



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Reserva Técnica - PNLD: Boletim CGEB - Remanejamento PNLD 2017


Neste ano, teremos que cumprir a etapa do remanejamento de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, antes de solicitar a reserva técnica dos livros faltantes nas escolas. O remanejamento será realizado no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br.

Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a equipe da Diretoria de Ensino - DE, responsável pelos Programas MEC para solicitá-lo. O FNDE/MEC está enviando a todas as escolas o Informe nº 17/2017 do FNDE/MEC, com as orientações sobre o remanejamento de livros do PNLD (cliqueaqui para visualizá-lo).

Nesse informe não há prazo definido para o encerramento do REMANEJAMENTO, mas solicitamos que todas as escolas estaduais de sua Diretoria de Ensino entrem no PDDE Interativo e preencham o diagnóstico o quanto antes, porque a próxima etapa será a solicitação de Reserva Técnica, prevista para início no mês de março/2017.


Em caso de dúvida entrar em contato.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Escolas: Espaço Virtual “Escola é...”

Fonte: SEESP. Acesso 13/02/2017.

O espaço virtual “Escola é...” foi criado para desenvolver, destacar, promover e facilitar a comunicação com gestores e professores. O objetivo é subsidiar a prática pedagógica, disponibilizando materiais em diferentes linguagens e formatos. Esta página foi desenvolvida por meio de parceria entre a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP) para apoiar a rede estadual de ensino em suas ações pedagógicas.

A forma como esse espaço foi idealizado permitirá maior interação entre o “usuário e o site”, promovendo uma interface rápida e dinâmica, com o intuito de gerar uma rede de informações, experiências e conhecimentos para a superação dos desafios do ensino e da aprendizagem.
A página apresenta, em sua tela inicial, uma linha do tempo com ações que fazem parte do calendário escolar. Essas ações, e outras, nortearão as atualizações da página. Na “Biblioteca” e “Reuniões de Trabalho”, serão disponibilizados documentos orientadores, videoaulas, videoconferências, atividades de apoio às aprendizagens e outros subsídios para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. Na seção “Boletins”, estarão disponíveis para consulta informes enviados pela CGEB às Diretorias de Ensino.

Link para acesso do Espaço Virtual: www.escoladeformacao.sp.gov.br/escolae

Por fim, no espaço de interação “Aconteceu na DE”, as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares poderão participar, enviando à CGEB suas experiências, após curadoria, as experiências serão publicadas neste canal. Participem! É importante que divulguemos o trabalho desenvolvido nas escolas.

Para tanto, recomendamos:
  • As experiências das Unidades Escolares deverão ser enviadas para o Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino através do e-mail: decatnpe@educacao.sp.gov.br para posterior envio a CGEB.

Contando com a habitual colaboração, nos colocamos à disposição para o necessário.

Atenciosamente,

Equipe – Núcleo Pedagógico
Diretoria de Ensino – Região de Catanduva


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Escolas: Consulta à Distribuição do Livro Didático

Sobre o Livro Didático
Fonte: FNDE
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia.



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Escolas: Página colaborativa oferece orientações pedagógicas para educadores

Conteúdo estratégico pode ser aplicado durante o novo ano letivo

Com o término das aulas de 2016, elaborar estratégias de ensino para o novo ano letivo se faz necessário. Para auxiliar os educadores a repensar práticas, criar plano de ação e inspirá-los, a Escola de Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), em parceria com a Coordenadoriade Gestão em Educação Básica da Secretaria (CGEB), colocou no ar uma página colaborativa de apoio pedagógico.

Na página, é possível encontrar material multimídia com documento orientador, vídeos de diálogo com os dirigentes e reunião de trabalho. Para ter acesso ao conteúdo, basta conectar-se a página e clicar na seta indicada em vermelho.

A página será alimentada ao longo do ano e começa com o tema "acolhimento", uma ação pedagógica que favorece a integração dos estudantes. De acordo com o material oferecido, as ações de acolhimento podem ser realizadas no início do ano letivo ou sempre que houver ingresso de novos estudantes e professores, e vem sendo recomendado para todas as escolas da rede estadual.