sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Orientação Técnica: Iniciando 2017 sem perder de vista os resultados de 2016

A Diretoria de Ensino – Região de Catanduva ofereceu aos Professores Coordenadores das escolas jurisdicionadas a essa diretoria duas orientações técnicas sob a responsabilidade da Dirigente Regional de Ensino, Supervisão de Ensino e Núcleo Pedagógico. O objetivo destas orientações era subsidiar as escolas para o trabalho a ser desenvolvido no Planejamento 2017.

Fonte: Flickr
A primeira orientação ocorreu no dia 30 de janeiro e teve como objetivo nortear o estudo dos documentos oficiais referentes à elaboração, tendo como base os indicadores fornecidos pelas avaliações internas, mapas de sondagem, Avaliações de Aprendizagem em Processo – AAP, resultados do SARESP, do IDESP e do IDEB, chamando a atenção para pontos/aspectos específicos que podem contribuir para a organização do trabalho a ser desenvolvido nas unidades escolares.

A segunda orientação ocorreu no dia 23 de fevereiro e teve como objetivo favorecer e subsidiar o estudo de cada escola sobre os seus indicadores e o acompanhamento/monitoramento das ações durante o ano letivo para alcançar a melhoria no processo ensino aprendizagem.

Os coordenadores usaram a sala de informática e juntamente com os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico fizeram a leitura e análise dos dados de todas as AAPs (Avaliação da Aprendizagem em Processo) de 2016, disponibilizados na Plataforma Foco Aprendizagem, realizando diagnóstico das defasagens de cada série/ano; realizaram a análise dos resultados do IDESP/Saresp (Desempenho e Fluxo), do mapa de habilidades do Saresp 2016 e também acessaram o hotsite “Escola é” para estudar os  documentos orientadores do Planejamento 2017.
Essas oportunidades propiciaram e oportunizaram momentos de estudos e trocas de experiências, permitindo assim que ao retornarem para suas escolas enfrentem os desafios identificados e  desta forma, desenvolvam com os Professores um trabalho de formação, auxiliando-os na gestão de sala de aula.

Acesse o material através do link: https://goo.gl/aJYt4D