segunda-feira, 8 de maio de 2017

Escolas: Inscrição para o Enem 2017 está aberta; veja como fazer passo a passo

Cadastro deve ser feito pelo site do Enem até 19 de maio Prazo para pagamento da inscrição vai até 24 de maio


Para fazer a inscrição, você precisar saber:                              

  • qual o endereço de acesso
  • quais os documentos necessários
  • como definir sua senha
  • como pedir atendimento especializado
  • como e quem pode solicitar a isenção


O processo de inscrição está distribuído em seis seções no site do Enem: "Dados pessoais", "Recursos", "Prova", "Ensino Médio", "Escola" e "Questionário".


Veja o passo a passo no site G1.com, clique aqui


Inscrições começam em 8 de maio


As inscrições para esta edição terão início às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio (horário de Brasília), e deverão ser feitas exclusivamente no Portaldo Participante, no site do Inep. A taxa de inscrição deve ser paga até 24 de maio, mas os alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa.
Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a provas em dois domingos consecutivos.
No primeiro domingo a prova conterá questões de Linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. 
Pela primeira vez, estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo, além da disponibilidade de  tradutores para esclarecer dúvidas pontuais. Haverá salas adaptadas para os participantes, que devem indicar a necessidade no momento da inscrição.
Para quem solicita isenção na taxa de inscrição as regras também mudaram, passa a valer também para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte.
Outra alteração importante e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio. O MEC informou que não haverá mais o resultado do Enem por escola.