terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Notícias: Alerta! Dengue e Chikungunya



Destacamos aqui um alerta, tendo em vista a importância dos gestores e de todas as equipes escolares no combate à Dengue e à doenças emergentes. Recomendamos que no período que antecede o início das aulas, incluam ações de conservação do prédio escolar e suas dependências, observando as recomendações preconizadas pela SUCEN. Para tanto, é importante a realização de vistoria nas instalações das Unidades Escolares que pode ser agendada com as Regionais da SUCEN e das SUVIS – Supervisões de Vigilância em Saúde (Município de São Paulo).

Uma doença emergente e que preocupa muito é a Chikungunya, causada por vírus Alphavirus, é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypty e Aedes albopictus, ou seja, sua transmissão é feita pelo mosquito do mesmo gênero do mosquito transmissor da dengue. Os sintomas da Chikungunya (que significa “aquele que se dobra” em língua do leste africano) são característicos de virose, podendo perdurar de 06 meses até 01 ano. De acordo com a SUCEN, os casos de Chikungunya no Brasil são importados do Caribe, Venezuela, Haiti, República Dominicana e El Salvador, totalizando 789 casos, assim distribuídos: Amapá – 330; Bahia – 458 e Minas Gerais – 01.

Sendo considerada uma doença emergente e que se mostra em expansão, a Chikungunya deve receber a mesma atenção que a Dengue, uma vez que ambas tem o mesmo mosquito como vetor.

Estas e outras informações contidas nos links abaixo poderão contribuir para o planejamento de ações a serem desenvolvidas: