quarta-feira, 6 de março de 2013

Escolas: Projeto Escola de Tempo Integral


Escola de Tempo Integral

A Escola de Tempo Integral é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, implantado em 2012 em 11 escolas como um experimento. No presente ano este número subiu para 57 escolas, dentre elas a EE Nestor Sampaio Bittencourt – Catanduva.
Em Novo Horizonte a EE Shirley Camargo Von Zuben está se organizando para implantar o projeto em 2014. Nota-se na comunidade escolar entusiasmo com uma grande vontade de acertar e oferecer o melhor ensino possível aos seus alunos.
No dia 05 de março, no período da manhã a EE Prof. Vitorino Pereira recebeu alunos das Escolas de Ensino Médio Integral da EE Jhamil Khauan Prof. da Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto e EE Nestor Sampaio Bittencourt, Diretoria de Ensino de Catanduva, que vieram passar suas experiências sobre a escola de tempo integral, implantada naquelas escolas. É uma nova modalidade de ensino, para alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio.
A Sra. Dirigente Regional de Ensino Profª. Maria Aparecida Cheruti, juntamente com a diretora da EE Vitorino Sraª Márcia Maria Brambilla da Silva, professores da unidade escolar e a vice-diretora da EE Jhamil Khauan Prof. participaram do debate dos alunos que prestaram esclarecimento e procuraram sanar as dúvidas a respeito do projeto.
Os alunos da EE Jhamil Khauan Prof. colocaram o que estão vivenciando na escola; que a princípio ficaram apreensivos, mas que hoje almoçam com os professores, conversam com eles sobre os mais diversos assuntos e que esta convivência fez com eles se tornassem seus melhores amigos.
Além das disciplinas normais que os alunos estudam existem as disciplinas eletivas que enriquecem os conteúdos. São eletivas semestrais:
- Projeto de Vida
- Orientação de Estudo
- Clubes juvenis
- Preparação Acadêmica e – 3° ANO do EM
- I.M.T. (Introdução ao Mundo do Trabalho) – 3° ANO do EM
As eletivas vão depender do projeto de vida dos alunos. O professor monta de acordo com a demanda.
Os alunos ouviram com atenção a fala dos alunos, fizeram perguntas, enfim foi uma manhã agradável, os alunos ficaram bem a vontade para se inteirarem do que acontece na Escola de Temo Integral .
A Escola Vitorino Pereira está sendo convidada a participar do projeto de Escola de Tempo Integral em 2014 e para tanto está conversando com a comunidade escolar sobre a possibilidade de implantá-lo ou não, pois é sempre uma decisão da comunidade, nada é imposto. A Escola tem espaço físico adequado, mas a decisão é somente daquela comunidade escolar.



Maria Aparecida Cheruti
Dirigente Regional de Ensino
DER - Catanduva