quinta-feira, 21 de março de 2013

Educação Ambiental: Água


Dia Mundial da Água – 22/03

Vários foram os modos de olhar a água, seus usos e funções, seja quando São Paulo se estendia até o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso, seja desde meados dos século XIX, quando a província foi reduzida às fronteiras que ainda conserva hoje. Fosse rio da marinha, fosse rio de serra acima ou do sertão, a diferença estava em quem olhava. Fazendeiro, bandeirante, sertanista, agregado, escravo africano, ou índio, cada um via e utilizava suas águas de forma diferente.

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A Água no Olhar da História. São Paulo, SMA, 1999, p. 8-9.
O “Dia Mundial da Água” foi designado pela primeira vez em 1993 pelas Nações Unidas. Desde então é comemorado anualmente no dia 22 de março e tem o objetivo de focar a atenção na importância, preservação e uso sustentável desse recurso imprescindível para a manutenção da vida.
Em 2013, a ONU declarou o Ano Internacional da Cooperação da Água, enfatizando a necessidade de conscientização e participação coletiva nas questões de demanda, manejo e acesso à água de qualidade no mundo.
No link abaixo você encontra algumas informações e dicas:

PARA SABER MAIS:
O Comitê de Bacia Hidrográfica é um instrumento de compatibilização do desenvolvimento regional com a proteção ambiental, representando uma tentativa de enfrentamento da problemática regional a partir da integração de esforços técnicos e políticos, através da negociação direta entre o Poder Público (estado e municípios) com a Sociedade Civil (usuários de água, universidades, associações técnicas, comunitárias e ambientais).
As principais funções são: colaborar com o Plano Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, definir as ações necessárias para o aproveitamento e controle dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica e deliberar sobre a aplicação dos Recursos Financeiros provenientes do FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos destinados a Bacia Hidrográfica.
Segue o link do Comitê de Bacia Hidrográfica da nossa região: Turvo Grande.
E da Agência Nacional da Águas- ANA
SAIBA TAMBÉM
FEHIDRO - conheça todos os projetos de educação ambiental que estão sendo ou foram realizados na Bacia Hidrográfica de sua região
CETESB - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo mantém em seu site várias informações sobre a água.
  
.
DICA DE FILME:

O “Conflito das Águas” explora uma história relacionada à gestão da água em um país subdesenvolvido.




Filme: Conflito das Águas