terça-feira, 11 de dezembro de 2012

I Fórum Regional de Educação Especial


I Fórum Regional de Educação Especial Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Perspectivas Educacionais na Rede Estadual de Ensino

Dia 18 de outubro de 2012, a Diretoria de Ensino Região de Catanduva sediou o “1º Fórum Regional de Educação Especial Surdocegueira e de Deficiência Múltipla Sensorial: perspectivas educacionais na Rede Estadual de Ensino”.

O evento aconteceu das 8 às 17 horas, no salão nobre da Escola Estadual  Barão do Rio Branco, onde participaram também as Diretorias de Ensino das Regiões de Barretos, José Bonifácio, São José do Rio Preto e Taquaritinga.

O evento foi direcionado para os profissionais da Educação Especial, Interlocutores, Diretores de Escola, Secretários Municipais e outras autoridades.
Teve como objetivos:

i.   Realizar levantamento dos alunos com Surdocegueira e/ou com deficiência múltipla sensorial nas redes Estadual e Municipal de Ensino para mapeamento da clientela a ser atendida.

ii.   Disseminar e informar a definição de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial e as possibilidades de intervenção (técnicas de comunicação).

iii. Divulgar em cada Diretoria de Ensino a relação dos profissionais responsáveis pela área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, no polo regional.
·
O evento contou com as seguintes palestras: “Necessidades educacionais: surdocegueira e deficiências múltiplas”, pela profª Shirley Rodrigues Maia, de São Paulo, e a palestra “Programa da Universidade para a formação de professores em atendimento à Educação especial”, pela profª Gladis Aparecida Andalo dos Santos (Catanduva). Houve, também, a explanação - Surdocegueira   pelas professoras Instrutoras Mediadoras Eliana Silva e Rosicler Patricia Aranda das DEs de São José do Rio Preto e José Bonifácio,  apresentação do Caderno de Orientação Técnica –  Mariangela Dezotti e Sandra Mesquita, bem como do depoimento de vida de pessoa com surdocegueira -Claudia Sofia I. Pereira, e apresentações de alunos da Educação Especial das APAEs da região de Catanduva e de São José do Rio Preto.



Montagem criada Bloggif