sexta-feira, 20 de março de 2020

Atividades a Distância: Sugestões de Atividades para os Anos Iniciais


Sugestões de Atividades para serem realizadas a distância
Organização: Diretoria de Ensino Americana


Segue abaixo algumas sugestões gratuitas para todo público de Anos Iniciais:

Heróis dos mares 




Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Ciências
O fundo do mar está repleto de lixo! A vida marinha vem sendo prejudicada e não podemos deixar que ela acabe.
Pilote o submarino com destreza e recolha todo o lixo que encontrar.
Jogo Educativo sobre o lixo nos oceanos.

Mestre da Tabuada 


Guie a corujinha pela floresta dos números e se torne um Mestre da Tabuada.
O caminho está repleto de inimigos e vários números podem te confundir.
Voe alto, seja ágil e mostre que você já aprendeu a tabuada!
Dicas para o educador
Além de mostrar a tabuada de todas as operações, esta atividade oferece um quiz, em forma de jogo, que vai prender a atenção das crianças.
Objetivos pedagógicos
·                           Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
·                           Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das         operações;
·                           Desenvolver o raciocínio lógico estabelecendo comparações entre as operações;
·                           Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação;
·                           Estabelecer relação entre as operações de multiplicação e adição.

Árvore genealógica



Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano
Idade: 6 a 8 anos
Categorias: Ciências
Eu sou o João, filho da Sílvia! Hoje veio uma ventania que bagunçou toda a minha árvore genealógica. Você pode me ajudar a organizá-la novamente?
Venha comigo e conheça as pessoas que eu mais amo nesse mundo!

Dicas para o educador
Esta atividade visa consolidar os conhecimentos sobre a árvore genealógica, testando as crianças com perguntas sobre os parentes mais próximos: pai, mãe, tia, tio, avó, avô, primo e prima.
Objetivos pedagógicos
·       Aprender o conceito de Árvore Genealógica;
·       Nomear os parentes de primeiro e segundo grau.



Aprendizado de Imersão Adaptável


O IXL é uma experiência de aprendizado de imersão que proporciona um abrangente
conteúdo de matemática alinhado ao currículo da pré-escola ao 6º ano.
No IXL, a matemática é mais do que números. Com questões ilimitadas, itens interessantes e cenários da vida real, o IXL ajuda os estudantes a apreciar o fascinante mundo da matemática!



Bruxa dos acentos


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Língua Portuguesa
Olá, pequeno aventureiro! Precisamos da sua ajuda para enfrentar a Bruxa dos Acentos.
Ela rouba os acentos gráficos das palavras, porém não é muito esperta, pois pensa que o til é um acento.
Devolva os acentos para as palavras e, depois, derrube a bruxa da vassoura para que ela não saia à caça, novamente!
Dicas para o educador
Professor, este jogo é um aliado ao trabalho de “Acentuação gráfica” presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Use-o como mais um recurso didático para fixar este conteúdo!
Objetivos pedagógicos
·       Aprimorar a leitura e escrita;
·       Reconhecer a necessidade de acentuar as palavras abordadas, percebendo a relação direta
     entre os acentos e a oralidade;
·       Memorizar a acentuação das palavras;
·       Fixar a aprendizagem dos sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam;
·       Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais.

Calendário mágico


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categorias: Matemática
Estamos diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para desfrutar de seus poderes.
Após responder a todas as perguntas, você poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.
Dicas para o educador
Embora as crianças tenham sempre contato com calendários diversos, é importante ampliar e sistematizar as experiências para que possam dar sentido à sua utilização. Esta abordagem permite o trabalho com grandezas e medidas referentes à contagem do tempo, como dias, meses e anos. Além disso, é excelente fonte de informação e pesquisa para leitura e registro de números
Objetivos pedagógicos
·       Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano das pessoas;
·       Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – dia, semana, mês e ano;
·       Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e
      a duração do tempo.



Brasil na copa


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Geografia e Educação Física

Mostre que você é bom de bola!
Responda às perguntas do treinador para cobrar os pênaltis.
Ao final, você vai saber tudo sobre o Brasil na Copa.
Dicas para o educador
Oferecer um game cujo tema é o futebol, uma das práticas esportivas mais difundidas em nosso país, é garantir o interesse e aprendizagem dos alunos. Esta proposta aborda temas interdisciplinares, ao tratar aspectos geográficos, culturais, históricos e da Educação Física.
Objetivos pedagógicos
·                             Conhecer a história da copa do mundo;
·                             Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas;
·                             Ampliar seus conhecimentos sobre o tema;
·                             Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.



Guerra ao mosquito


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Ciências

O Aedes aegypti é pequenino, mas temível: através de sua picada transmite diversas doenças. Por esse motivo precisamos acabar com todos os focos do mosquito. Responda às questões feitas pelo comandante e entre para nosso batalhão. Cada pessoa, munida de informações e disposta a entrar para o combate, faz com que juntos possamos vencer essa guerra!




Casa de carne


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categoria: Matemática
Olá! O açougueiro precisa de sua ajuda!
A Casa de Carne Escola Games está lotada e é necessário escolher, para cada cliente, o corte de carne mais indicado e cobrar o valor correto.
Contamos com seus conhecimentos para atender a todos muito bem!
Dicas para o educador
- Situações de compra e venda na sala de aula são fundamentais para o trabalho com as quatro operações. O jogo CASA DE CARNE atua principalmente incentivando os alunos a criarem estratégias para calcular o valor e separar as notas para o pagamento, conhecendo ao mesmo tempo, os cortes de carne bovina.
Objetivos pedagógicos
·       Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
·       Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);
·       Desenvolver conhecimentos sobre a nossa moeda, o Real;
·       Conhecer os cortes de carne bovina;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.



Dividindo a pizza


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categoria: Matemática
Olá! Estamos à procura de um novo entregador de pizza.
Todas as encomendas estão atrasadas e o chefe Agostino precisa contratar um ajudante, ainda hoje!
Nossa única exigência para a vaga, é que você conheça bem as frações.
Dicas para o educador
Muito além de representar as partes de um todo, as frações se relacionam a outros tipos de problemas, como por exemplo, a divisão e a relação entre grandezas. Este game traz uma excelente proposta para as aulas de matemática, proporcionando a compreensão e reflexão dos conceitos que envolvem a fração.
Objetivos pedagógicos
·       Entender e reconhecer que é necessário o uso de outros números, e também desenhos, em
      situações em que os números naturais não são suficientes para demonstrar o resultado de
      uma divisão;
·       Compreender as representações de frações através dos jogos;
·       Estabelecer relações entre divisão e fração;
·       Fixar conhecimento adquirido na sala de aula.




Caça palavras


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categorias: Língua Portuguesa, Geografia e Ciências

Você já sabe ler? Consegue encontrar palavras em um emaranhado de letras?
Jogue o caça palavras e mostre que você é fera na leitura!
Dicas para o educador
Professor, para enriquecer alguns conteúdos, como “Meios de Transporte e Mamíferos”, este caça-palavras traz uma proposta atraente para os pequenos. É também uma ferramenta didática importante para o trabalho na fase de alfabetização, pois exige que soletrem as palavras, ao procurá-las no diagrama, fazendo uma associação de letras e seus sons nas palavras.
Objetivos pedagógicos
·       Aprimorar a leitura e escrita;
·       Memorizar a escrita convencional das palavras;
·       Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;
·       Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
·       Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que
     aparecem no jogo.




Papagaio Brasil


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categoria: Geografia
O Papagaio Brasil precisa da sua ajuda. Ele conhece todo o território brasileiro e seu grande sonho é voar até as estrelas. Mas, antes de guiá-lo, você terá que ganhar sua confiança, acertando os nomes das capitais de alguns estados brasileiros e onde eles se localizam.
Dicas para o educador
Papagaio Brasil é um jogo interativo que aborda o mapa político do Brasil, trazendo a localização de cada um dos estados brasileiros e também o nome de suas capitais. É adequado para estimular a aprendizagem dos alunos, fazendo com que aprendam o conteúdo de forma divertida e dinâmica. No final, um desafio para entreter ainda mais a garotada.
Objetivos pedagógicos
·       Reconhecer o país em que vivemos, seus diferentes espaços e localizações geográficas;
·       Identificar os nomes dos estados e suas capitais;
·       Desenvolver a compreensão da leitura do mapa como objeto de localização e identificação
     dos lugares;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.

Formas geométricas


Nível de ensino: Educação Infantil - Ensino Fundamental I
Série: 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade: 5 a 7 anos
Categoria: Matemática

Acerte o desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no fundo do mar.
Dicas para o educador
As formas geométricas estão por toda parte, trazendo com elas noções de espaço e forma. Este jogo permite às crianças ampliar seus conhecimentos e se familiarizar com as formas geométricas planas, identificando suas diferenças e semelhanças, despertando a necessidade de observação do espaço. A cada rodada, o jogo evidência apenas uma forma, fixando melhor este conteúdo.
Objetivos pedagógicos
·       Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho;
·       Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
·       Aprimorar a capacidade de discriminação visual.

Dó Ré Mi


Nível de ensino: Educação Infantil
Série: 1º Estágio - 2º Estágio
Idade: 4 a 6 anos
Categoria: Arte

Sua presença neste musical é indispensável! Toque a música indicada para participar do show dos passarinhos.
Dicas para o educador
Muito além de aprender a tocar um instrumento, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens e contribui para a sociabilidade. Use esta animação como um divertido complemento para as aulas de Música.
Objetivos pedagógicos
·       Conhecer e identificar as notas musicais;
·       Desenvolver coordenação e habilidades motoras através do uso do mouse;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.




Daqui pra lá, de lá pra cá


Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.




REFERÊNCIAS:

Atividades a Distância: Material de apoio - Caderno do Aluno SP FAZ ESCOLA


Material de apoio Caderno do Aluno – SP Faz Escola 2020











Atividade a Distância: Elaborar Atividade Online com correção automática

Elabore você mesmo sua Atividade Online com correção automática com o Formulário GOOGLE.


Vídeo 1: Atividade Online formulário Google - Elaboração



Vídeo 2: Atividade Online formulário Google - Correção Automática




Escolha a Avaliação e teste seus conhecimentos...

5º Ano
(1)  SAEB 5º ANO - Língua Portuguesa: https://goo.gl/zY32c6 (Autor DER Catanduva)

(2)  SAEB 5º ANO – Matemática: https://goo.gl/DfWeX8 (Autor DER Catanduva)

ENEM  

                  
(1)  Simulado ENEM: https://goo.gl/Xsbmsp (Autor DER Catanduva)


Tecnologia Educacional Diretoria de Ensino Região de Catanduva

Atividades a Distância: Atividades Online para Língua Portuguesa e Matemática

Sugestões de Atividades Online com correção automática para Língua Portuguesa e Matemática com o formulário GOOGLE  




6º Ano

(1) 6º Ano - Matemática - https://goo.gl/aE7pwr (Autor DER Catanduva)

(2) 6º Ano - Matemática - https://goo.gl/Q5mGux (Autor DER Catanduva)

(3) 6º Ano - Matemática - https://goo.gl/WHWvUC (Autor DER Catanduva)

(4) 6º Ano - Língua Portuguesa - https://goo.gl/PeD9Jd (Autor DER Catanduva)

(5) 6º Ano - Língua Portuguesa - https://goo.gl/m9xP84 (Autor DER Catanduva)

(6)  Avaliação de Finalização Semestral Língua Portuguesa 6º anohttps://goo.gl/TyB7yg (Autor Lucas Cesar Munhoz – EE Cap Horácio Nascimento)


7º Ano

(1)  7º ano - Língua Portuguesa https://goo.gl/PTWNZ6 (Autor DER Catanduva)

(2)  7º ano - Matemática - https://goo.gl/BgPWTx (Autor DER Catanduva)

(3)  7º ano - Matemática - https://goo.gl/Tiwami (Autor DER Catanduva)



8º Ano

(1) 8º Ano - Matemática - https://goo.gl/NAAWvn (Autor DER Catanduva)

(2) 8º Ano - Matemática - https://goo.gl/WXT1c2 (Autor DER Catanduva)

(3) 8º Ano - Língua Portuguesa - https://goo.gl/JX61Z2 (Autor DER Catanduva)


9º Ano

(1)  9º ano - Língua Portuguesa: https://goo.gl/Vf2FVp (Autor DER Catanduva)

(2)  9º ano – Matemática: https://goo.gl/mwBVTD (Autor DER Catanduva)

(3) 9º ano - Matemática - https://goo.gl/bXNjsq (Autor DER Catanduva)

(4) 9º Ano - Matemática - https://goo.gl/fRjb7X (Autor DER Catanduva)

(5) 9º ano - Língua Portuguesa - https://goo.gl/shnP9Z (Autor DER Catanduva)


(6) 9º ano do - Língua Portuguesa - https://goo.gl/2mmdyb (Autor DER Catanduva)

 1ª Série

(1)  (Novo) 1ª Série - Língua Portuguesa - http://bit.ly/2DodD6O (Autor DER Catanduva)

(2)  (Novo) 1ª Série - Língua Portuguesa - http://bit.ly/2GssxuC (Autor DER Catanduva)

(3)  (Novo) 1ª Série - Matemática - http://bit.ly/2IGwoph (Autor DER Catanduva)

(4)  (Novo) 1ª Série - Matemática - http://bit.ly/2KXXdYK (Autor DER Catanduva)

3ª Série

(1)  3ª Série - Matemática - https://goo.gl/qRtJFN (Autor DER Catanduva)

(2) 3ª Série - Matemática - https://goo.gl/aHtQ4H (Autor DER Catanduva)

(3) 3ª Série - Língua Portuguesa - https://goo.gl/b96E5d (Autor DER Catanduva)
(4) 3ª Série - Língua Portuguesa - https://goo.gl/8jYSk5 (Autor DER Catanduva)


(5) 3ª Série - Língua Portuguesa - https://goo.gl/VEmPYr (Autor DER Catanduva)


         

Tecnologia Educacional Diretoria de Ensino Região de Catanduva

Atividades a Distância: Recursos para a Sala de Aula Online

Todo material a seguir é disponibilizado por GEG Brasil – grupo2



Clique aqui 
Clique aqui

Clique aqui


Clique aqui



Material a Distância: Guia Rápido de contingência e Pautas de ATPC


Orientação de estudo a distância e manutenção do vínculo educacional


Fonte: Biblioteca Compartilhada NPE Catanduva







Material disponibilizado pela SEDUC para apoio neste período de contingência


Fonte: Biblioteca Compartilhada NPE Catanduva

Fonte: Biblioteca Compartilhada NPE Catanduva

terça-feira, 17 de março de 2020

PNLD: Manual do remanejamento de Livro Didático 2020


A ferramenta de remanejamento de livros do PNLD está disponível com novas funcionalidades na plataforma PDDE Interativo/SIMEC, que em 2020 foi atualizada.

As escolas com livros ociosos devem oferecê-los na plataforma para que as unidades com falta de livros possam requisitá-los. O sistema de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC fica permanentemente aberto e disponível para que as escolas realizem as trocas dos livros didáticos.

É fundamental que todas as escolas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) acessem o sistema e ofertem os livros excedentes disponíveis para remanejamento que é essencial para um bom funcionamento do programa.

O remanejamento é sempre a alternativa mais rápida para solucionar a falta de livros nas escolas. As unidades escolares deverão manter atualizada suas informações cadastrais e atualizar os quantitativos de sobras e faltas. 


Baixe o manual de remanejamento 2020.

Em caso de dúvida entre em contato

Núcleo Pedagógico
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
DER - Catanduva/SP
(17) 3531-1962

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

PNLD: Remanejamento Livro Didático 2020

Atenção Professor Coordenador!
Acesse a Planilha "Reserva Técnica – PNLD 2020" e confira a possibilidade de REMANEJO de Livros Didáticos em nossas Unidades Escolares.

Link do formulário para acesso, preenchimento e envio dos dados foi enviado por e-mail (13/02/2020)...
Fique atento!
A eficiência desta ação depende da colaboração de todos.

 
 
OBSERVAÇÃO: VÍDEO REALIZADO EM 2019, INFORMAÇÃO SEMELHANTE PARA O ACESSO, PREENCHIMENTO E ENVIO DOS DADOS.

Em caso de dúvida(s) para acessar, preencher ou enviar o formulário de atualização do Levantamento de Livro Didático 2020  de sua UE, entre em contato com PCNP Tecnologia: Alexandre Borgonovi

Núcleo Pedagógico DER Catanduva
PCNP TECNOLOGIA: Alexandre Borgonovi
Tel (017) 3531 1962


PNLD: Novas funcionalidades do remanejamento de Livro Didático


PNLD 2020 - Novas funcionalidades do remanejamento

A ferramenta de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC possibilita que as escolas com livros ociosos ofereçam esses materiais às unidades escolares onde há falta de livros, bem como permite que as escolas demandem materiais que estejam em falta, o que propicia o efetivo aproveitamento desse valioso recurso didático. 

O sistema de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC fica permanentemente aberto e disponível para as escolas realizarem as trocas dos livros didáticos.

 A partir da segunda quinzena de fevereiro de 2020 novas funcionalidades do sistema de remanejamento estarão disponíveis na plataforma. Não deixe de registrar no sistema caso tenha livros não utilizados em sua escola. Pode ser que um aluno de uma escola próxima esteja precisando. 

Para que o remanejamento de livros didáticos seja eficaz é fundamental que todas as escolas participantes acessem o sistema e ofertem os livros excedentes disponíveis. 

O remanejamento é parte do Programa e se configura como um dos fatores fundamentais para que alcancemos o atendimento de todos os estudantes e a necessária otimização dos recursos públicos. Lembramos que o remanejamento é sempre a alternativa mais rápida para solucionar a falta de livros nas escolas! Em breve uma nova edição do manual de remanejamento 2020 estará disponível e será enviada.


Núcleo Pedagógico
PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
DER - Catanduva/SP
(17) 3531-1962



Para conhecer os títulos e a quantidade recebida, a escola poderá acessar o portal do FNDE (www.fnde.gov.br >> Consultas Online >> Distribuição de Livros) e preencher os campos Ano (= 2019); Programa (= PNLD); UF (= SP) e Munícipio. Em seguida, clique em "Confirmar". Na lista apresentada, localize a escola em questão e clique na lupa, à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link "Encomenda".


Veja o passo a passo no vídeo: https://youtu.be/PJkHVpeEWsA




Tecnologia Educacional Diretoria de Ensino Região de Catanduva



terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Escolas: PROJETO MICROCONTO - EE PAULO DE LIMA CORREA


No dia 17 de outubro de 2019, na EE Paulo de Lima Corrêa, recebemos o Escritor Marcelino Freire, que veio por conta de um projeto de Leitura Contemporânea, parceria do SESC Catanduva com a Diretoria de Ensino de Catanduva.

O escritor fez algumas atividades com os alunos e entre elas comentou sobre uma que seria a produção de um microconto de seis palavras, a partir de três palavras dadas previamente pelo professor, porém não chegou a realizá-la com os presentes nesse dia.


A partir daí as professoras colocaram em prática essa atividade nos dias posteriores na escola. As professoras Letícia Carvalho, Lizzy Azevedo, Silvia Pelicano e Valquiria Caron, juntamente com os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos, passaram as três primeiras palavras: “Cheguei na escola...” ou “Chegou na escola...”, os alunos foram orientados a completar com mais três palavras e poderiam também colocar um título na produção, de apenas uma palavra.

Fonte: photos.google.com - Diretoria de Ensino Catanduva


Assim feito, os frutos colhidos, ou textos produzidos, foram os melhores possíveis, tal qual foi o envolvimento e a participação dos alunos.
Arthur Lima, 8º Ano, diz que “Foi muito legal participar e que foi preciso pensar muito para produzir, já que, completar com apenas três palavras parece fácil, porém é muito difícil. ”

Beatriz Cabrera, 8º ano, diz que “Foi mágico poder escrever poucas palavras que dizem muito! ”
Abaixo seguem alguns exemplos dos textos produzidos:
      Prova
Cheguei na escola no “melhor” dia.” Camila, 8ºC
          Morte
Chegou na escola...sem fazer tarefa. ” Enzo, 6ºB
          Suzano
Cheguei na escola, mas não saí dela. ” Nicolly, 8ºA
          Fome
Cheguei na escola e estava morrendo. ” Rayssa, 7ºC
          Havaianas
Chegou na escola...tirou 0, apanhou. ” Pedro Henrique, 7ºD
           Aterrisagem
Cheguei na escola voando igual super herói. ” Thiago, 7ºC
         Bolada
Cheguei na escola e fui queimado. ” Cleriton, 7ºB
         Sonho
Cheguei na escola, acordei na hora. ” Ana Clara, 8ºC
         Matemática
Cheguei na escola com os dias contados. ” Yasmin, 8ºA

A atividade foi tão exitosa que resolvemos, no meio do percurso, com o auxílio da equipe gestora, premiar os melhores microcontos.
Realmente uma ótima prática a ser compartilhada.

Escolas: Projeto Primavera com Poesia - ESCOLA SHIRLEY CAMARGO VON ZUBEN




PROJETO ELABORADO POR:
PROFESSORA MARIA LUIZA GOTARDO RODRIGUES
SALA DE LEITURA 

ESCOLA SHIRLEY CAMARGO VON ZUBEN ENSINO INTEGRAL



O Projeto Primavera com Poesia foi emocionante!

Que orgulho ver nossos alunos envolvidos de forma tão talentosa, foi um show de interpretação, desenvoltura e criatividade, conseguiram nos levar a viagens incríveis sem sairmos da sala de leitura.







segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ESCOLAS: 1º ENCONTRO FORMATIVO DO CURRÍCULO PAULISTA


ORIENTAÇÃO TÉCNICA 1ª FORMAÇÃO CURRÍCULO PAULISTA


REALIZADO NO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2019 NA EE BARÃO DO RIO BRANCO O 1º ENCONTRO FORMATIVO DO CURRÍCULO PAULISTA COM A PRESENÇA DOS PROFESSORES COORDENADORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS, VICE-DIRETOR E MUNICÍPIOS PARCEIROS DA REGIÃO DE CATANDUVA.










FORMADORES:
SUPERVISORA MARIA SILVIA
PCNP ARTE ÉDISON