sexta-feira, 20 de março de 2020

Atividades a Distância: Sugestões de Atividades para os Anos Iniciais


Sugestões de Atividades para serem realizadas a distância
Organização: Diretoria de Ensino Americana


Segue abaixo algumas sugestões gratuitas para todo público de Anos Iniciais:

Heróis dos mares 




Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Ciências
O fundo do mar está repleto de lixo! A vida marinha vem sendo prejudicada e não podemos deixar que ela acabe.
Pilote o submarino com destreza e recolha todo o lixo que encontrar.
Jogo Educativo sobre o lixo nos oceanos.

Mestre da Tabuada 


Guie a corujinha pela floresta dos números e se torne um Mestre da Tabuada.
O caminho está repleto de inimigos e vários números podem te confundir.
Voe alto, seja ágil e mostre que você já aprendeu a tabuada!
Dicas para o educador
Além de mostrar a tabuada de todas as operações, esta atividade oferece um quiz, em forma de jogo, que vai prender a atenção das crianças.
Objetivos pedagógicos
·                           Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
·                           Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das         operações;
·                           Desenvolver o raciocínio lógico estabelecendo comparações entre as operações;
·                           Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação;
·                           Estabelecer relação entre as operações de multiplicação e adição.

Árvore genealógica



Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano
Idade: 6 a 8 anos
Categorias: Ciências
Eu sou o João, filho da Sílvia! Hoje veio uma ventania que bagunçou toda a minha árvore genealógica. Você pode me ajudar a organizá-la novamente?
Venha comigo e conheça as pessoas que eu mais amo nesse mundo!

Dicas para o educador
Esta atividade visa consolidar os conhecimentos sobre a árvore genealógica, testando as crianças com perguntas sobre os parentes mais próximos: pai, mãe, tia, tio, avó, avô, primo e prima.
Objetivos pedagógicos
·       Aprender o conceito de Árvore Genealógica;
·       Nomear os parentes de primeiro e segundo grau.



Aprendizado de Imersão Adaptável


O IXL é uma experiência de aprendizado de imersão que proporciona um abrangente
conteúdo de matemática alinhado ao currículo da pré-escola ao 6º ano.
No IXL, a matemática é mais do que números. Com questões ilimitadas, itens interessantes e cenários da vida real, o IXL ajuda os estudantes a apreciar o fascinante mundo da matemática!



Bruxa dos acentos


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Língua Portuguesa
Olá, pequeno aventureiro! Precisamos da sua ajuda para enfrentar a Bruxa dos Acentos.
Ela rouba os acentos gráficos das palavras, porém não é muito esperta, pois pensa que o til é um acento.
Devolva os acentos para as palavras e, depois, derrube a bruxa da vassoura para que ela não saia à caça, novamente!
Dicas para o educador
Professor, este jogo é um aliado ao trabalho de “Acentuação gráfica” presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Use-o como mais um recurso didático para fixar este conteúdo!
Objetivos pedagógicos
·       Aprimorar a leitura e escrita;
·       Reconhecer a necessidade de acentuar as palavras abordadas, percebendo a relação direta
     entre os acentos e a oralidade;
·       Memorizar a acentuação das palavras;
·       Fixar a aprendizagem dos sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam;
·       Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais.

Calendário mágico


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categorias: Matemática
Estamos diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para desfrutar de seus poderes.
Após responder a todas as perguntas, você poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.
Dicas para o educador
Embora as crianças tenham sempre contato com calendários diversos, é importante ampliar e sistematizar as experiências para que possam dar sentido à sua utilização. Esta abordagem permite o trabalho com grandezas e medidas referentes à contagem do tempo, como dias, meses e anos. Além disso, é excelente fonte de informação e pesquisa para leitura e registro de números
Objetivos pedagógicos
·       Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano das pessoas;
·       Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – dia, semana, mês e ano;
·       Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e
      a duração do tempo.



Brasil na copa


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Geografia e Educação Física

Mostre que você é bom de bola!
Responda às perguntas do treinador para cobrar os pênaltis.
Ao final, você vai saber tudo sobre o Brasil na Copa.
Dicas para o educador
Oferecer um game cujo tema é o futebol, uma das práticas esportivas mais difundidas em nosso país, é garantir o interesse e aprendizagem dos alunos. Esta proposta aborda temas interdisciplinares, ao tratar aspectos geográficos, culturais, históricos e da Educação Física.
Objetivos pedagógicos
·                             Conhecer a história da copa do mundo;
·                             Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas;
·                             Ampliar seus conhecimentos sobre o tema;
·                             Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.



Guerra ao mosquito


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categorias: Ciências

O Aedes aegypti é pequenino, mas temível: através de sua picada transmite diversas doenças. Por esse motivo precisamos acabar com todos os focos do mosquito. Responda às questões feitas pelo comandante e entre para nosso batalhão. Cada pessoa, munida de informações e disposta a entrar para o combate, faz com que juntos possamos vencer essa guerra!




Casa de carne


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categoria: Matemática
Olá! O açougueiro precisa de sua ajuda!
A Casa de Carne Escola Games está lotada e é necessário escolher, para cada cliente, o corte de carne mais indicado e cobrar o valor correto.
Contamos com seus conhecimentos para atender a todos muito bem!
Dicas para o educador
- Situações de compra e venda na sala de aula são fundamentais para o trabalho com as quatro operações. O jogo CASA DE CARNE atua principalmente incentivando os alunos a criarem estratégias para calcular o valor e separar as notas para o pagamento, conhecendo ao mesmo tempo, os cortes de carne bovina.
Objetivos pedagógicos
·       Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
·       Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);
·       Desenvolver conhecimentos sobre a nossa moeda, o Real;
·       Conhecer os cortes de carne bovina;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.



Dividindo a pizza


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categoria: Matemática
Olá! Estamos à procura de um novo entregador de pizza.
Todas as encomendas estão atrasadas e o chefe Agostino precisa contratar um ajudante, ainda hoje!
Nossa única exigência para a vaga, é que você conheça bem as frações.
Dicas para o educador
Muito além de representar as partes de um todo, as frações se relacionam a outros tipos de problemas, como por exemplo, a divisão e a relação entre grandezas. Este game traz uma excelente proposta para as aulas de matemática, proporcionando a compreensão e reflexão dos conceitos que envolvem a fração.
Objetivos pedagógicos
·       Entender e reconhecer que é necessário o uso de outros números, e também desenhos, em
      situações em que os números naturais não são suficientes para demonstrar o resultado de
      uma divisão;
·       Compreender as representações de frações através dos jogos;
·       Estabelecer relações entre divisão e fração;
·       Fixar conhecimento adquirido na sala de aula.




Caça palavras


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade: 6 a 9 anos
Categorias: Língua Portuguesa, Geografia e Ciências

Você já sabe ler? Consegue encontrar palavras em um emaranhado de letras?
Jogue o caça palavras e mostre que você é fera na leitura!
Dicas para o educador
Professor, para enriquecer alguns conteúdos, como “Meios de Transporte e Mamíferos”, este caça-palavras traz uma proposta atraente para os pequenos. É também uma ferramenta didática importante para o trabalho na fase de alfabetização, pois exige que soletrem as palavras, ao procurá-las no diagrama, fazendo uma associação de letras e seus sons nas palavras.
Objetivos pedagógicos
·       Aprimorar a leitura e escrita;
·       Memorizar a escrita convencional das palavras;
·       Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;
·       Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
·       Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que
     aparecem no jogo.




Papagaio Brasil


Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 4º Ano - 5º Ano
Idade: 10 a 9 anos
Categoria: Geografia
O Papagaio Brasil precisa da sua ajuda. Ele conhece todo o território brasileiro e seu grande sonho é voar até as estrelas. Mas, antes de guiá-lo, você terá que ganhar sua confiança, acertando os nomes das capitais de alguns estados brasileiros e onde eles se localizam.
Dicas para o educador
Papagaio Brasil é um jogo interativo que aborda o mapa político do Brasil, trazendo a localização de cada um dos estados brasileiros e também o nome de suas capitais. É adequado para estimular a aprendizagem dos alunos, fazendo com que aprendam o conteúdo de forma divertida e dinâmica. No final, um desafio para entreter ainda mais a garotada.
Objetivos pedagógicos
·       Reconhecer o país em que vivemos, seus diferentes espaços e localizações geográficas;
·       Identificar os nomes dos estados e suas capitais;
·       Desenvolver a compreensão da leitura do mapa como objeto de localização e identificação
     dos lugares;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.

Formas geométricas


Nível de ensino: Educação Infantil - Ensino Fundamental I
Série: 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade: 5 a 7 anos
Categoria: Matemática

Acerte o desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no fundo do mar.
Dicas para o educador
As formas geométricas estão por toda parte, trazendo com elas noções de espaço e forma. Este jogo permite às crianças ampliar seus conhecimentos e se familiarizar com as formas geométricas planas, identificando suas diferenças e semelhanças, despertando a necessidade de observação do espaço. A cada rodada, o jogo evidência apenas uma forma, fixando melhor este conteúdo.
Objetivos pedagógicos
·       Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho;
·       Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
·       Aprimorar a capacidade de discriminação visual.

Dó Ré Mi


Nível de ensino: Educação Infantil
Série: 1º Estágio - 2º Estágio
Idade: 4 a 6 anos
Categoria: Arte

Sua presença neste musical é indispensável! Toque a música indicada para participar do show dos passarinhos.
Dicas para o educador
Muito além de aprender a tocar um instrumento, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens e contribui para a sociabilidade. Use esta animação como um divertido complemento para as aulas de Música.
Objetivos pedagógicos
·       Conhecer e identificar as notas musicais;
·       Desenvolver coordenação e habilidades motoras através do uso do mouse;
·       Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.




Daqui pra lá, de lá pra cá


Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.




REFERÊNCIAS: