quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tecnologia na Educação: Reuniões de trabalho com os docentes de Tecnologia para o 2 Bimestre

Linguagem de Programação criando projetos artísticos com Javascript 

Clique aqui e conheça todos os projetos realizados: p5.js Web Editor | alexandreborgonovi's collections (p5js.org)

As Reuniões de trabalho presenciais ocorreram nos dias 23 e 24 para os docentes com aulas atribuídas de Tecnologia com orientações e atividades práticas no apoio as aulas de Tecnologia e Robótica para o Ensino Médio.

Nos dias de formação, os docentes conheceram e experimentaram as atividades da Plataforma Alura com Linguagem de Programação criando projetos artísticos com Javascript e Lógica de Programação desenvolvendo um jogo estilo Pong.

Acompanhe as fotos no Flickr, https://flic.kr/s/aHBqjBnLDP



Lógica de Programação desenvolvendo um jogo estilo Pong com Scratch e Java Script


“Fortalecer o processo de aprendizagem através de plataformas educacionais, de forma personalizada, contextualizada, significativa e integrada ao currículo e demais iniciativas SEDUC”

AVALIAÇÂO das REUNIÕES DE TRABALHO


Oficina prática: Projetos JavaScrpt - Tecnologia e Robótica | Ensino Médio

https://bit.ly/3UqJ871


Criado com o Padlet

sexta-feira, 29 de março de 2024

Tecnologia na Educação: Cinco (05) dias de muito aprendizado com Tecnologia e Programação com docentes do Ensino Fundamental e Médio

 As Reuniões de trabalho presenciais para os docentes com aulas atribuídas de Tecnologia com orientações e atividades práticas no apoio as aulas de Tecnologia e Inovação para os anos finais do Ensino Fundamental e Tecnologia e Robótica para o Ensino Médio.

As reuniões ocorreram nos dias 13, 15, 20, 21 e 27 deste mês de março no espaço educacional CIEBP Catanduva, anexo à UE Barão do Rio Branco com intuito de orientar docentes de Tecnologia e Inovação e Robótica nas aulas utilizando as Plataformas Educacionais de Programação disponibilizadas para as Escolas da Rede Estadual. 

Nos dias de formação, os docentes conheceram e experimentaram sequência didática com Programação em Bloco, manuseio das Plataformas CMSP, Alura Start, MakeCode, Repositório dos Materiais Digitais SEDUC, as suas funcionalidades em atividades práticas simulando as aulas com os estudantes e boas práticas para as aulas de Tecnologia e Inovação e Robótica.

Acompanhe as fotos no Flickr, clique aqui...

“Fortalecer o processo de aprendizagem através de plataformas educacionais, de forma personalizada, contextualizada, significativa e integrada ao currículo e demais iniciativas SEDUC”

AVALIAÇÂO das REUNIÕES DE TRABALHO




Diretoria de Ensino Região de Catanduva

Núcleo Pedagógico Tecnologia Educacional

PEC Alexandre Borgonovi

 

domingo, 10 de março de 2024

Tecnologia na Educação: Estudantes da Rede Estadual programando em sala de aula

 Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para estudantes da Rede Estadual.

Projetos com programação em blocos com Scratch.

Material foi produzido para auxiliar os docentes de Tecnologia e Inovação com a programação em sala de aula.

Previsto para este mês de março(2024) formações presenciais com oficinas práticas com todos os docentes com aulas do Componente Curricular Tecnologia e Inovação e Tecnologia e Robótica.

Aqui Blog NPE Catanduva é possível acompanhar os projetos elaborados pelo PEC Alexandre Borgonovi na integra, bora conferir os projetos!


https://abre.ai/fundodomar2

https://abre.ai/desenhosinterativos

https://abre.ai/culturaindigina

https://abre.ai/onomatopeia

https://bit.ly/2relampago

https://abre.ai/roleta2

https://bit.ly/supertrunfo1

Núcleo Pedagógico

Diretoria de Ensino Catanduva 



Tecnologia na Educação: “Mundo Inverso” | Projeto Alura para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental com Scratch

Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental

 

Projetos com programação

Projetos com programação: construindo desenhos interativos

Nesta aula você aprenderá:

·       Utilize a extensão caneta para criar desenhos interativos

·       Construa uma variável para mudar o ângulo do desenho a cada clique

·       Aprenda a criar blocos personalizados no Scratch

·       Elabore desenhos interativos e dinâmicos

 

BORA JOGAR!

Com comandos de voz elabore desenhos interativos e dinâmicos 

Clique na bandeira verde e crie a sua arte.

Com comandos de voz elabore desenhos interativos e dinâmicos.

As cores, o brilho e o som. Aumente o nível de ruído e veja o resultado!

Bora?

Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://abre.ai/desenhosinterativos

Passo a passo das aulas:

https://abre.ai/desenhosinterativosaula1

https://abre.ai/desenhosinterativosaula2

https://abre.ai/desenhosinterativosaula3

https://abre.ai/desenhosinterativosaula4

https://abre.ai/desenhosinterativosaula5

https://abre.ai/desenhosinterativosaula6

Aula 7 projeto final: https://abre.ai/desenhosinterativos


Tecnologia na Educação: “Narrativas Indígenas” | Projeto Alura para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com Scratch

Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental

Projetos com programação

Laços de repetição: explorando narrativas indígenas em busca da palavra secreta

Nesta aula você aprenderá:

·       Crie um jogo para adivinhar uma palavra secreta a partir de dicas

·       Aprenda a manipular variáveis que armazenam informações essenciais de um jogo

·       Crie um temporizador e tente acertar a palavra secreta antes que o tempo acabe

·       Utilize estruturas de repetição para otimizar a jogabilidade do seu projeto

·       Utilize blocos de interação com o usuário através do clique do mouse e teclado

 

BORA JOGAR!

Jogo para adivinhar uma palavra secreta a partir de dicas

Clique na bandeira verde para iniciar o jogo!

Adivinhe a palavra secreta, escreva na caixa box e teste seus conhecimentos sobre a Cultura Indígena.

Você poderá utilizar as DICAS ao lado, porém perderá pontos.

Boa sorte!


Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://abre.ai/culturaindigina



Tecnologia na Educação: “Onomatopeias” | Projeto Alura para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com Scratch

Projetos com programação em Blocos

Tipos de dados: criando jogo de perguntas com onomatopeias - utilizando a criatividade através dos códigos

Nesta aula você aprenderá:

·       Entenda como funcionam os números aleatórios no Scratch;

·       Diferencie tipos de dados (número ou letra);

·       Utilize a estrutura condicional "se/senão" para construção de um jogo de perguntas;

·       Utilize figuras de linguagem para construir projetos no Scratch;

·       Aplique boas práticas de convivência no ambiente digital.

 

BORA JOGAR!

Jogo de perguntas com onomatopeias

Clique na bandeira verde e teste seus conhecimentos com o Quizz de onomatopeias! Boa sorte!


Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://abre.ai/onomatopeia


Tecnologia na Educação: "Fundo do Mar" | Projeto Alura para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio com Scratch

 Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Projetos com programação

Fundo do Mar | Diálogo escrito e falado: utilizando a criatividade através dos códigos

Nesta aula você aprenderá:

·      Utilize bloco de sensor para detectar colisões entre personagens;

·      Aplique o recurso de clones para criar cópias de atores no projeto;

·      Use as ferramentas de edição de imagens do Scratch;

·      Aprenda a criar uma variável para contabilizar pontos;

·      Implemente diálogo entre os atores utilizando sons e textos;

 

BORA JOGAR!

Fundo do Mar | Diálogo escrito e falado

Clique na Bandeira verde e inicie o diálogo!

Parte 1

Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi
Fonte: https://abre.ai/fundodomar1

Parte 2


Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi
Fonte: https://abre.ai/fundodomar2

Tecnologia na Educação: "Roleta" | Projeto Alura para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio com Scratch

 Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Projetos com programação

Roleta | Escolha aleatória: utilizando a criatividade através dos códigos

Nesta aula você aprenderá:

·      Utilize bloco de sensor para detectar colisões entre personagens;

·      Aplique o recurso de clones para criar cópias de atores no projeto;

·      Use as ferramentas de edição de imagens do Scratch;

·      Aprenda a criar uma variável para contabilizar pontos;

·      Implemente diálogo entre os atores utilizando sons e textos;

 

BORA JOGAR!

Roleta | Escolha aleatória

 

Clique na Bandeira verde e inicie a roleta. Boa sorte!

Parte 1

Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://abre.ai/roleta-1

Parte 2


Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://abre.ai/roleta-2

terça-feira, 5 de março de 2024

Tecnologia na Educação: "Corrida dos Clones" | Projeto Alura para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio com Scratch

 Aulas de Tecnologia e Inovação, programação em bloco com Scratch para 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Projetos com programação

Relâmpago | Corrida dos Clones: utilizando a criatividade através dos códigos

Nesta aula você aprenderá:

 

·      Utilize bloco de sensor para detectar colisões entre personagens;

·      Aplique o recurso de clones para criar cópias de atores no projeto;

·      Use as ferramentas de edição de imagens do Scratch;

·      Aprenda a criar uma variável para contabilizar pontos;

·      Implemente diálogo entre os atores utilizando sons e textos;

 

BORA JOGAR!

Relâmpago | Corrida dos Clones

Clique na Bandeira verde e inicie a fuga do(s) CLONE(s).

Ao iniciar, fuja com o ponteiro do mouse para não ser pego!.

Boa sorte!

                      Parte 1


Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://bit.ly/1relampago

Parte 2

Notas e Créditos

Professor Especialista em Currículo

Alexandre Borgonovi

Fonte: https://bit.ly/2relampago