terça-feira, 8 de março de 2016

Tecnologia na Educação: Google lança site de busca projetado ESPECIFICAMENTE PARA CRIANÇAS

Como é Kiddle projetado especificamente para as crianças?



Busca segura : Sites que aparecem nos resultados da pesquisa Kiddle satisfazer as necessidades da família amigável, como filtrar sites com conteúdo explícito ou enganosa. Por favor, leia mais em crianças de buscasegura em Kiddle aqui .

 Os resultados para crianças : as caixas abaixo ilustram como Kiddle retorna resultados para cada consulta (pela ordem indicada):
•         Sites seguros e páginas escritas especificamente para crianças. Escolhidos a dedo e marcada por editores Kiddle.
Normalmente, os resultados 1-3.
•         Sites seguros e confiáveis que não estão escritas especificamente para crianças, mas têm conteúdo escrito de uma forma simples, fácil para as crianças a entender. Escolhidos a dedo e marcada por editores Kiddle.
Normalmente, os resultados 4-7.

Grandes miniaturas : a maioria dos resultados da pesquisa Kiddle são ilustradas com grandes miniaturas, o que torna mais fácil para digitalizar os resultados, diferenciá-los, e clique os resultados mais adequados à sua consulta. Miniaturas servir como pistas visuais e são especialmente benéfico para as crianças, eles não lêem tão rápido quanto adultos.

Grande fonte Arial no resultado de buscas Kiddle proporciona melhor leitura para as crianças.


Privacidade : não coletamos nenhuma informação pessoalmente identificável, e os nossos registros são apagados a cada 24 horas. Por favor, leia nossa política de privacidadecompleta aqui .


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Notícias: Base Nacional Comum Curricular

BNCC
Com o intuito de divulgar o documento preliminar: Base Nacional Comum Curricular nas Unidades Escolares, para que os professores possam ler e fazer sugestões e acréscimos, a Diretoria de Ensino Região de Catanduva sugeri e orienta as Equipes Gestoras das Unidades Escolares que o documento seja lido por disciplina/área e discutido nas ATPCs. 


Para mais informações acesse o site e conheça os textos introdutórios por área: 



Faça o download da BNC:
CLIQUE AQUI

As possíveis sugestões e acréscimos devem ser enviados para o e-mail: decatnpe@educacao.sp.gov.br até o dia 26/02/2016, impreterivelmente.

Informamos que as possíveis contribuições serão enviadas para a SEE e poderão ser incorporadas ao Documento Oficial.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Educação em Saúde: Gripe Influenza A / H1N1

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.
Fonte: Portal Saúde. Acesso em 04.02.2016.

Para proteção pessoal devem ser utilizadas algumas medidas preventivas: 
https://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif
evitar contato íntimo com pessoas que não estejam bem e que tenham febre ou tosse;
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lavar as mãos com água e sabão frequentemente e quando necessário;
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manter hábitos saudáveis como se alimentar corretamente, realizar atividades fisicas e manter sono adequado.

Se houver uma pessoa doente na mesma casa: 
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deixar um aposento separado para o doente. Se isso não for possível, este deve manter-se a uma distância de 1 metro pelo menos dos outros;
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deve-se cobrir boca e nariz ao entrar em contato com o doente. Máscaras podem ser usadas com esta finalidade e depois dispensadas;
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lavagem de mãos após contato com o doente;
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não compartilhar utensilios como copos, toalhas, alimentos ou objeto de uso pessoal;
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deixar o local onde o doente está bem arejado. Deixar portas e janelas abertas para circular o ar;
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manter os utensílios domésticos limpos;
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O doente deverá também cobrir a boca e nariz com lenço ao tossir e espirrar. A lavagem de mãos deve frequente e, principalmente, após tossir ou espirrar será importante para prevenir o contágio de outras pessoas. Por essa mesma razão, durante a doença, recomenda-se a familiares e amigos para que não visite o doente.

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Mais informações: Portal FIOCRUZ

Educação em Saúde: Não Adianta Apenas Matar o Mosquito

“Mobilização contra a Dengue e doenças relacionadas ao vetor Aedes aegypti


Considerando a relevância da Educação em Saúde, perspectiva que evidencia a escola como espaço gerador de autonomia e de participação crítica para que o aluno tenha oportunidade de desenvolver suas potencialidades cognitivas, físicas, psíquicas, afetivas, pessoais e sociais, chamamos a atenção para o fato de que SAÚDE é uma questão de TODOS, portanto, tema que pode e deve ser abordado pelas diferentes disciplinas na escola.
Diante da Educação em Saúde, entre tantos assuntos importantes para serem discutidos e estudados junto aos alunos, alguns temas são emergenciais como a “Mobilização contra a Dengue e doenças relacionadas ao vetor Aedes aegypti”.
A escola tem papel importante no combate à Dengue, Chikungunya e Zika, pois conta com o potencial multiplicador dos estudantes junto às famílias. Sendo assim, o objetivo é intensificar ações de prevenção e de controle destas doenças em casas, escolas, locais de trabalho e demais ambientes, tendo em vista a redução da infestação do mosquito Aedes aegypti. Nesse sentido, reforçamos a necessidade de que as atividades de prevenção sejam permanentes considerando-se os dados fornecidos pela SUCEN (links abaixo) e a evolução da dengue que ocorre entre os meses de novembro e abril. Assim, chamamos a atenção para a importância de que os gestores, também realizem ações de conservação do prédio escolar e suas dependências.


Algumas Informações sobre as doenças:


Principais sintomas:




Centro de Vigilância Epidemiológica http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_dengue.html
Site da Dengue http://www.dengue.org.br/
Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika http://combateaedes.saude.gov.br/

Ronda Semanal 
Afaste o Aedes Aegypti em 10 minutos

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Leia a matéria na íntegra, clique aqui

São Paulo Faz Escola: Download dos Cadernos do Aluno volume 1 e 2

Republicado

Educadores contam com material direcionado para o preparo de aulas e atividades com os alunos

Por meio do programa São Paulo Faz Escola, os educadores que atuam nas unidades da rede estadual de ensino recebem o Caderno do Professor para auxiliar os docentes no preparo das aulas e direcioná-los quanto ao desenvolvimento de atividades com os alunos dentro das disciplinas de matemática, língua portuguesa, história, filosofia, química, física, biologia sociologia, inglês, geografia e educação física. Continue lendo...





Cadernos - São Paulo Faz Escola
Cadernos do Aluno Volume 1 e Volume 2

Download dos arquivos:

Química
Volume 1:

Volume 2:


Física



 Biologia


Ciências
Volume 1:


 Matemática


 Sociologia
Volume 1:


 História
Volume 1:

Volume 2:

 Geografia



 Filosofia 
Volume 1:

Volume 2:

 Língua Portuguesa
Volume 1:

Volume 2:

 LEM Inglês 

Volume 2:

 Educação Física 
Volume 1:

Volume 2:


Arte


Acesse também o Espaço do Servidor - Intranet: http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet

Clique aqui ou no link abaixo para acessar o Espaço do Servidor (Biblioteca), digite os mesmos dados utilizados para acessar o sistema GDAE.


Todos os servidores da educação podem ter acesso.
Dúvidas? Envie um e-mail para: infoeducacao@educacao.sp.gov.br ou ligue para 0800 77 00012

Publicado em 22.08.2014
Tecnologia Educacional
DER CATANDUVA
PCNP Tecnologia Alexandre Ricardo Borgonovi
Tel (17) 3531 1947

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Reserva Técnica PNLD: Remanejamento de Livros Didáticos 2016


Atenção Professor Coordenador!
Acesse a Planilha,( clique aqui ) "Reserva Técnica – PNLD 2016" e confira a(s) “Falta(s)” e “Excesso(s)” de Livro(s) Didático(s) em nossas Unidades Escolares.


Fique atento!
A eficiência desta ação depende da colaboração de todos.


Para acessar e preencher o formulário de atualização de “Falta(s)” e“Excesso(s)” dos livros didáticos de sua UE, entre em contato com PCNP Tecnologia: Alexandre Borgonovi

Núcleo Pedagógico DER Catanduva
PCNP TECNOLOGIA: Alexandre Borgonovi

Tel (017) 3531 1962

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Educação Ambiental: Recuperação das Nascentes

Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes – Campanha 2015

Fonte: Programa Nascentes
Em 2015 foi proposta às nossas escolas estaduais uma parceria com o Programa do Governo do Estado de São Paulo “Programa Nascentes - Mata protegida, Água na Fonte”. Este programa tem como foco contribuir com a promoção da restauração ecológica e ao mesmo tempo, com a proteção dos recursos hídricos.  A parceria foi um pretexto pedagógico para fortalecer as escolas na continuidade das ações rumo à construção de escolas sustentáveis, numa perspectiva de Sensibilização, Informação, Mobilização e Ação sobre o uso da água, conservação ou recuperação de nascentes e matas ciliares da região. As escolas manifestaram interesse na parceria através de uma ficha de adesão que, juntamente a um produto educomunicativo elaborado pela equipe escolar servirá para certificar a unidade escolar.

Para finalizar a Campanha 2015, no mês de dezembro a Equipe SEE/CGEB/CEFAF recebeu e analisou os portfólios e os produtos educomunicativos das escolas juntamente ao Comitê Gestor do Programa Nascentes. Ressaltamos que não haverá premiação, a escola que entregou os portfólios no prazo determinado e que comprovar a realização de ações relacionadas aos objetivos do Programa Nascentes, e que tiver propiciado o desenvolvimento de práticas educativas articuladas ao Currículo, à construção do diálogo, à participação democrática, o protagonismo, em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, atitudes, hábitos, conhecimentos, habilidades e competências voltados para a sustentabilidade, será reconhecida como uma ESCOLA SUSTENTÁVEL PARCEIRA DO PROGRAMA NASCENTES.

Conheçam os trabalhos de Educação Ambiental realizados nas escolas em 2015!!!


As escolas que fizeram a adesão ao Programa Nascentes e entregaram um portfólio das atividades desenvolvidas foram:

EE Elmira G. Pereira, EE Ruth Dalva F. Farão, EE Bento de Siqueira, EE Izabel Lerro Ortenblad, EE Profa. Shirley C. V. Zuben, EE João Gomieri Sobrinho, EE Capitão Horácio A. do Nascimento.







Agradecemos  todas as Escolas que, independente desta campanha, realizam um Trabalho de Educação Ambiental em prol da Sustentabilidade.

Equipe de Educação Ambiental
Equipe Programa Escola da Família
Equipe Grêmio Estudantil