sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Educação em Saúde: Não Adianta Apenas Matar o Mosquito

“Mobilização contra a Dengue e doenças relacionadas ao vetor Aedes aegypti


Considerando a relevância da Educação em Saúde, perspectiva que evidencia a escola como espaço gerador de autonomia e de participação crítica para que o aluno tenha oportunidade de desenvolver suas potencialidades cognitivas, físicas, psíquicas, afetivas, pessoais e sociais, chamamos a atenção para o fato de que SAÚDE é uma questão de TODOS, portanto, tema que pode e deve ser abordado pelas diferentes disciplinas na escola.
Diante da Educação em Saúde, entre tantos assuntos importantes para serem discutidos e estudados junto aos alunos, alguns temas são emergenciais como a “Mobilização contra a Dengue e doenças relacionadas ao vetor Aedes aegypti”.
A escola tem papel importante no combate à Dengue, Chikungunya e Zika, pois conta com o potencial multiplicador dos estudantes junto às famílias. Sendo assim, o objetivo é intensificar ações de prevenção e de controle destas doenças em casas, escolas, locais de trabalho e demais ambientes, tendo em vista a redução da infestação do mosquito Aedes aegypti. Nesse sentido, reforçamos a necessidade de que as atividades de prevenção sejam permanentes considerando-se os dados fornecidos pela SUCEN (links abaixo) e a evolução da dengue que ocorre entre os meses de novembro e abril. Assim, chamamos a atenção para a importância de que os gestores, também realizem ações de conservação do prédio escolar e suas dependências.


Algumas Informações sobre as doenças:


Principais sintomas:




Centro de Vigilância Epidemiológica http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_dengue.html
Site da Dengue http://www.dengue.org.br/
Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika http://combateaedes.saude.gov.br/

Ronda Semanal 
Afaste o Aedes Aegypti em 10 minutos

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar



Leia a matéria na íntegra, clique aqui