kit do projeto da Secretaria de Educação do Estado ‘Cultura é Currículo”
Todo um ambiente misterioso e místico foi preparado
para receber os educadores.
“Para que o público
presente entrasse no clima, todo um aparato cinematográfico foi preparado pelos
responsáveis e equipe de apoio”,
diz a dirigente regional, professora
Maria Aparecida Cherutti.
Fonte: Flickr |
O filme apresentado e trabalho na manhã de ontem
foi “O Enigma da Pirâmide”, sob a
responsabilidade dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP´s)
Édison Yuquechique Itao, Marilza Paludetto e Valquíria Caron Galo e a equipe de
apoio é formada por Marcelo Rampin, Leandro Parra Cabrera e Carlos Eduardo
Pelicano.
“Preparamos tudo,
desde a entrada até a sala de exibição com um clima diferente, para que o
público presente entre no clima. Há um clima de suspense no ar, que culminará
com uma oficina “A caça do enigma”, envolvendo todos os participantes. Tudo
isso foi feito para que os professores e coordenadores levem para suas escolas
novas ideias e criem nos alunos uma expectativa para assistirem os filmes. Os
professores convidados foram da disciplina de inglês, mas a cada ano vem um
educador de área diferente”, informa o PCNP Édison Yuquechique Itao.
NOVIDADE
A novidade deste ano é a parceria do Programa
Escola da Família, com o novo projeto “Cinema no Escola da Família”, que
estreia no dia 20 de setembro, com a apresentação dos títulos: ‘O enigma da
pirâmide’, ‘Contos da Noite’ e ‘Invenção de Hugo Cabret’, que fazem parte da 6ª
caixa.
“O projeto ‘Cultura é Currículo’ acontece desde
2008 e até agora, com a entrada desta sexta caixa, são 71 títulos já entregues
para todas as escolas da rede estadual que pertencem a Diretoria de Ensino de
Catanduva”, informa Marilza Paludetto.
Para a professora coordenadora da cidade de
Marapoama, Márcia Mariko Ano Zanetti, a Secretaria de Educação do Estado
apresenta uma diversidade de temas para os professores desenvolverem em sala de
aula.
“Neste ano já
trabalhamos com o projeto ‘Escola em cena’, ‘Lugares de Aprender’ e agora com o
‘Cinema vai à escola’. Isso tudo vai agregando uma bagagem enorme para o
estudante. Ele passa a ter uma visão ampla sobra os trabalhos
interdisciplinares”, ressalta a professora Márcia.
Os temas trabalhados em sala de aula são muitos:
educação inclusiva, meio ambiente, história, arte, dentre outros.
“O conteúdo
apresentado para os alunos tem sempre um enfoque educativo com conteúdo
histórico, documentário, de aventura, de suspense, de alegria, e de tantos
outros”, pontua Itao.
AMBIENTALIZAÇÃO
Para conseguir um ambiente de cinema e garantir
organização, as escolas estão fazendo ingressos e distribuindo para a
comunidade gratuitamente, garantindo assim que toda a comunidade da escola
tenha direito a esses bens culturais.
“O Programa Cultura
é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação
do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando
propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no
sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de
transmissão do saber, para inserção social de seus alunos”, frisa a dirigente professora Maria Aparecida.
PARÂMETROS PEDAGÓGICOS
Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual
gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular:
‘Currículo e Cultura’; ‘Currículo referido a competências’; ‘Currículo que tem
como prioridade a competência escritora e leitora’.
“Nesse contexto, a definição do Programa
orientou-se por três objetivos básicos a serem alcançados: Democratizar o
acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e
produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em
vista uma formação plural e a inserção social.
Fortalecer o ensino por meio de novas formas e
possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com
produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações
de aprendizagens. Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de
interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de
disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular”,
avalia a professora Maria Aparecida.
CULTURA É CURRÍCULO
O Programa Cultura é Currículo, nesta reunião focou
o projeto ‘Cinema Vai à Escola’ e até o momento já selecionou 71 títulos, que
já foram encaminhados às escolas.
Desde 2008, estes filmes estão chegando, em
diferentes momentos, nas escolas que oferecem ensino médio estadual.
Além dos filmes, os professores das diferentes
disciplinas do ensino médio podem contar ainda com a publicação “Caderno de
Cinema do Professor”, que traz, entre outros textos, os roteiros de discussão
destes filmes nas salas de aula. Cada escola já recebeu cinco caixas, contendo
títulos de diversos gêneros, entre eles: drama, comédia, aventura,
documentários, etc., sendo a sexta entrega nesta semana.
“O caderno de
cinema do professor ajuda bastante o educador com dicas e sugestões e apresenta
também quais são as disciplinas que podem trabalhar com cada título, por
exemplo, um mesmo filme pode servir para a disciplina de arte, história,
literatura, inglês e assim sucessivamente”,
explica Itao.
A dirigente regional de ensino, lembra ainda que os
alunos amam cinema, “mas é importante que
assistam a bons filmes, principalmente porque estes são escolhidos por uma
equipe competente e compromissada para que agrade os adolescentes”,
finaliza.