sexta-feira, 21 de maio de 2021

PNLD: Prorrogado prazo para solicitar reserva técnica PNLD

 PRORROGAÇÃO DA RESERVA TÉCNICA

 

Anos Finais e Ensino Médio: os pedidos poderão ser registrados na plataforma do PDDE – Interativo até dia 22 de maio.

 

Anos Iniciais: o prazo foi prorrogado até dia 24 de maio.  


Veja também o passo a passo para solicitar reserva técnica na plataforma do PDDEinterativo

https://ntecatanduva.blogspot.com/2021/05/pnld-informes-reserva-tecnica-epub-e.html


quinta-feira, 20 de maio de 2021

Educação Especial: Práticas pedagógicas no ensino híbrido

No mês de maio em comemoração ao Dia das Mães, a escola EE Professor Bento de Siqueira, com a Professora Isadora, realizou uma homenagem em LIBRAS. Neste momento, salientamos a importância do reconhecimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como a Língua Oficial da Comunidade Surda brasileira, através da lei nº 10.436 de 2002. Parabéns a toda a equipe.

Professora Valdelaini Cristina Zerbinatti Peres em atendimento Na Sala de Recursos da escola PEI Barão do Rio Branco e da Escola PEI Professor Vitorino Pereira.

Professor Anderson Godoy  em atendimento remoto da Sala de Recursos da escola EE Elmira Goulart Pereira.

Entrega de máscara transparente para os alunos Surdos Wesley e Andrei das respectivas  escolas EE Barão do Rio Branco e EE Dr. Carlos Augusto Froelich. A entrega foi realizada pela PCNP de Educação Especial Lidiane Ferrari Botteon e pela docente especializada da Sala de Recursos de D.A. Dayani Faustino. A doação de máscaras transparentes, efetivada pelo Projeto para Surdos de Catanduva à Diretoria de Ensino – Região de Catanduva, a qual será utilizada em sua totalidade durante o período de permanência dos alunos Surdos desta Diretoria nas aulas presenciais.


A professora especializada, Sandra  Regina de Carvalho Damiao,  na sala de recursos de Deficiente visual na escola EE Antônio Maximiano Rodrigues em atendimento aos alunos Cegos e com baixa visão.

                         

Professora Anny de Assis Perseguin - EE Professor Bento de Siqueira


Professora Marli Moreira Mauri - EE Professor  Pedro Teixeira Queiroz





quinta-feira, 13 de maio de 2021

PNLD: Informes RESERVA TÈCNICA, EPUB e ENCONTRO TÉCNICO

RESERVA TÉCNICA: a ferramenta “reserva técnica” estará aberta na plataforma PDDE – Interativo no período de 14 a 20 de maio de 2021. As unidades escolares que demandaram livros na aba “remanejamento” e não foram atendidas por essa modalidade, terão seus pedidos migrados automaticamente para a aba “reserva técnica”. Por isso, todas as escolas nessa situação deverão estar atentas para não duplicarem seus pedidos. Sugerimos às demais escolas que ofertem ao menos um livro, ainda que fora do ciclo de atendimento, na aba de “remanejamento”, para eventual desbloqueio da plataforma. Posteriormente os quantitativos requeridos serão todos submetidos a análise de consistência e ulterior validação pelo órgão central.

Clique para baixar o manual

O cronograma da reserva técnica em 2021 será o seguinte: 

 12/05/21 a 13/05/21: As secretarias de educação irão validar as demandas de livros das escolas que não foram atendidas no 

remanejamento. Essas demandas foram migradas automaticamente para a ferramenta de reserva técnica e será necessário que as 

secretarias de educação validem as demandas migradas. 

 14/05/21 a 20/05/21: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica. 

 14/05/21 a 21/05/21: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito. 

EPUB: algumas unidades escolares, ao acessarem a plataforma do PDDE – Interativo para solicitar livros em EPUB se depararam com a seguinte mensagem, “A quantidade de vouchers não é suficiente para a quantidade de obras disponíveis”. Trata-se de uma falha. A ferramenta “EPUB” neste momento passa por atualização. Este procedimento será concluído em alguns dias. Reiteramos que a ferramenta “EPUB” fica disponível durante todo o ano. Em breve as escolas poderão registrar seus pedidos. Solicitamos que este parágrafo seja replicado a todos os PCNP de Educação Especial, além de todas as escolas.

ENCONTRO TÉCNICO: esclarecemos que se dirige a todas as escolas – Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio. Orientamos que as inscrições sejam feitas o mais breve possível para evitar congestionamento da plataforma no dia do evento, 18 de maio.


sexta-feira, 30 de abril de 2021

PNLD: Livros em Braille

O FNDE disponibilizou a Ferramenta Acessibilidade, no sistema PDDE Interativo/SIMEC, com o quantitativo de estudantes cegos registrados no Censo Escolar de 2020 para que as escolas confirmem ou alterem os dados. A escola deve confirmar se há usuários do sistema Braille no Ensino Fundamental em 2021. É necessário que a escola confirme ou altere os dados. Sem essa confirmação, não é possível mapear de forma exata a escola em que o estudante está matriculado. O sistema ficará aberto até o dia 7 de maio. Após essa data a plataforma será fechada.

Serão adquiridas obras em Braille apenas para as escolas que confirmarem ou alterarem no sistema o quantitativo de estudantes que utilizam esse material, inclusive com a inclusão de estudantes com baixa visão que adotam materiais em Braille.

Para estudantes com baixa visão e surdocego que não utilizam o sistema Braille o FNDE distribui o material em formato EPUB que permite ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo do livro e o uso de contraste para leitura. Nesse caso, a escola deve solicitar por meio da ferramenta EPUB, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou pelo e-mail coled_fnde@fnde.gov.br para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O manual com as orientações para preenchimento do quantitativo de estudantes e professores usuários do sistema Braille segue anexo abaixo:

Clique aqui...



terça-feira, 27 de abril de 2021

Educação Especial: AEE da DER de Catanduva e as práticas pedagógicas realizadas

 EDUCAÇÃO ESPECIAL

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos público-alvo da Educação Especial no contexto escolar, considerando suas necessidades específicas. Nessa perspectiva, o professor da sala de recursos deve: realizar atividades que estimulem a atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros. Deve também propiciar a interação dos alunos em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação.

Neste espaço, nós iremos conhecer um pouco mais sobre o AEE da DER de Catanduva e as práticas pedagógicas realizadas.

Professora especializada Ana Carolina Gimenes - escola E.E. Gabriel Hernandes

Professora especializada Ana Carolina Gimenes - escola E.E Giuseppe Formigoni

Professor especializado Anderson Godoy - escola E.E. Profª Elmira Goulart Pereira

Equipe Ed. Especial – DER  Catanduva - Supervisoras de Ensino: Isabel Ishisato, Cícera Lima. PCNP Ed. Especial: Lidiane Ferrari Botteon.

Docentes Especializados

Ana Carolina Gimenez;

Ana Claudia Crispin;

Anderson Godoy;

Anny,

Dayani Faustino;

Deise,

Lucimar,

Marli,

Margareth,

Milene Mota,

Paula Ferreira;

Valdelaine Zerbinati Peres.

Vanderlei Scaperta Júnior;

Sandra Damião.

 

Interlocutor de LIBRAS

Dayani Faustino

Juliana Dias.

Tecnologia na Educação: Atividade interativa Online para sala de aula

O Quizizz é uma plataforma de elaboração e aplicação de testes (quizes) que envolvem perguntas e respostas de múltipla escolha rápidas, e funciona com um envio de código para o aluno ou link para “jogar” não requerendo que necessariamente este tenha o app instalado em seu celular ou conta criada, bora conhecer!


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sexta-feira, 23 de abril de 2021

Tecnologia na Educação: PADLET Atividades interativas com mural online

Você conhece o Padlet? 

Uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdo multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas.

Atividades práticas com Padlet - Live 22/042021


Atividade interativa com o Padlet - completo para conta gratuita



domingo, 11 de abril de 2021

Tecnologia na Educação: Baixar, Instalar e Gravar tela do seu Computador

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segunda-feira, 5 de abril de 2021

Tecnologia na Educação: Tecnologias Práticas

 Olá pessoal, vamos com duas dicas bem bacanas para seu dia a dia no uso de tecnologia educacional.

Ferramenta de Captura no Windows - Como copiar e recortar IMAGEM do computador


Encurtar link com o Bitly - Dê um fim as suas URLs GIGANTES!



Confira a play completa no Youtube em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLV-DCDpEF2arhx-a8BZcl1h0ye8dkXNZF



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

PNLD: Escolha Projetos Integradores PNLD 2021 e Matrícula

 

Fonte: Portal FNDE

ESCOLHA: será de 1º a 15 de março. As escolas não devem se fiar na hipótese de prorrogação. Devem se antecipar pois nos últimos dias a plataforma fica congestionada. O guia é a fonte de consulta para a escolha. Os professores podem escolher coleções de diferentes editoras, por exemplo: projeto de vida da Editora Abelha, projetos integradores de linguagens da Editora Borboleta, matemática da Editora Mariposa, humanas da Editora Gafanhoto e natureza da Editora Vespa.

ANEXOS: segue abaixo o link do encontro técnico “Escolha PNLD 2021” realizado na tarde de 25 de fevereiro, bem como, os PPTs apresentados.

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/14109-encontro-t%C3%A9cnico-%E2%80%93-escolha-pnld-2021-%E2%80%93-projetos-integradores-e-projetos-de-vida

 

Clique para baixar os anexos

Informações importantes sobre a escolha do PNLD 2021-Objeto 1:

  • As escolas deverão registrar escolha de até 4 (quatro) projetos integradores e 1 (um) projeto de Vida.
  • Caso a escola opte por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela (s) opção (ões). Sem esse registro, o SIMEC apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado.
  • As redes de ensino, em conjunto com suas escolas, deverão decidir pela unificação ou não dos materiais que serão distribuídos, garantindo que cada escola participante do PNLD continue registrando suas escolhas individualmente e de acordo com a decisão de seu corpo docente.
  • É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa.
  • As escolas precisam informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade.

Acesse o Guia Digital do PNLD 2021 – Projetos Integradores e Projeto de Vida


Atenção: Em breve os professores poderão acessar as obras na íntegra, usando a chave de acesso disponível no Sistema PDDE Interativo/SIMEC.

Informes Escolha PNLD 2021 – Projetos Integradores e Projeto de Vida

Apresentações Encontro Técnico – Escolha PNLD 2021

Outras Informações:


MATRÍCULA: o prazo foi prorrogado até o dia 31/03/2021 para que as escolas informem o quantitativo de alunos matriculados em 2021 no Ensino Fundamental e Ensino Médio no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. Caso a escola ainda não tenha informação sobre o alunado, deve indicar a opção “Não sei informar”. As escolas de Ensino Médio também devem declarar nesta aba o quantitativo de livros devolvidos. Em breve também será possível informar o quantitativo de livros devolvidos para os Anos Finais.

 


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

PNLD: Encontro Técnico e Escolha PNLD 2021

Encontro Técnico PNLD 2021

O FNDE realizará encontro técnico sobre a escolha do PNLD 2021 com o objetivo de orientar o processo. É fundamental que todos os PCNPs interlocutores PNLD, gestores das escolas que ofertem Ensino Médio e demais interessados participem. Será dia 25 de fevereiro das 15 às 17h. Confiram anexo com informações e respectivos links.

Escolha PNLD 2021 – Ensino Médio

O registro da escolha do PNLD 2021 Projetos Integradores e Projeto de Vida destinados ao Ensino Médio ocorrerá de 1º a 15 de março. O Guia do PNLD 2021 assim que disponível no portal do FNDE será enviado. A escolha é feita em duas etapas, na primeira os professores analisam as obras contidas no Guia e numa segunda a direção registra a escolha no sistema do FNDE.

As escolas deverão registrar a escolha de até 4 (quatro) projetos integradores e 1 (um) projeto de Vida.

Caso a escola opte por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela (s) opção (ões). Sem esse registro, o SIMEC apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado.

É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa.

As escolas precisam informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade.

O Guia PNLD 2021 é o documento oficial que orienta a escolha. Nele estão incluídas as resenhas das obras e orientações sobre o registro da escolha.

Reiteramos que as fontes de informação são os comunicados internos da Seduc, do FNDE e do MEC. Cuidado com conteúdo disponibilizado pela internet, pois podem ser notícias falsas.

Clique aqui para download Escolha PNLD 21


terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Tecnologia na Educação: Algumas dicas para iniciar o uso do GOOGLE DRIVE e FORMS!!!!!

Compartilhar pastas, subpastas e arquivos
Organizar e LIBERAR espaço no seu DRIVE



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Prova ONLINE Formulário Google com CORREÇÃO AUTOMÁTICA
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https://youtube.com/playlist?list=PLV-DCDpEF2aoYh2krPogRzfGjJVeOuz04



PNLD: Controle, entrega e remanejamento PNLD 2021

Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano): a distribuição é integral para todos os componentes curriculares; todos os exemplares são consumíveis, ou seja, de propriedade do aluno; porém os manuais dos professores deverão ser conservados e devolvidos ao final de cada ano letivo, pois são reutilizáveis;

Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano): a distribuição este ano é apenas reposição, pois os livros são reutilizáveis, isso significa que durante o seu período de validade, deverão ser conservados e preservados para utilização no ano letivo seguinte, lembramos que os manuais dos professores também são reutilizáveis e deverão ser conservados e devolvidos ao final de cada ano letivo;

Ensino Médio: o prazo de validade de todos os livros foi estendido, portanto, todos os livros recolhidos devem ser distribuídos aos alunos, e possuem validade até o final do ano letivo de 2021.

PNLD Literário: escolas que ofertam Anos Iniciais e Finais receberam obras literárias que possuem caráter reutilizável, portanto, aos serem distribuídos aos alunos deve ser dada ênfase na conservação e respectiva devolução.

Isto posto, solicitamos às escolas que façam a conferência das encomendas recebidas antes de solicitarem reserva técnica ou remanejamento de livros. Para conhecer os títulos e a quantidade recebida, a escola pode acessar o portal do FNDE (www.fnde.gov.br >> Consultas Online >> Distribuição de Livros) e preencher os campos Ano (= 2021); Programa (= PNLD); UF (= SP) e Munícipio (preencha somente os campos com asterisco vermelho). Para selecionar uma unidade informe o código INEP (que é o código CIE acrescido de 35 mais zero até completar oito dígitos). Em seguida, clique em "Confirmar", por fim, clique na lupa, à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link "Encomenda".

Enfatizamos que os livros do PNLD devem ser entregues aos alunos. Para isso, solicitamos o empenho das equipes de gestão escolar, supervisores e das Diretorias de Ensino para que orientem as escolas quanto à necessidade da distribuição dos livros didáticos, no intuito de atendermos os objetivos do programa e a plena utilização do material.

Na ocasião da distribuição dos livros do PNLD aos alunos é indispensável que as  escolas realizem o controle da entrega, por meio de planilhas (anexo modelo que as escolas poderão adaptar para cada situação) com o nome dos alunos e disciplinas entregues. Essas planilhas devem ser arquivadas até a devolução dos livros, no final do ano letivo, e, especialmente, para fiscalizações de órgãos centrais (estadual e federal). Apesar dos livros dos Anos Iniciais serem consumíveis sugerimos que seja realizado o controle de entrega para confirmação do recebimento pelo aluno (observar que em função do estágio de alfabetização a assinatura deverá ser de um dos responsáveis)

As escolas devem promover a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático durante todo o ano (inclusive dos consumíveis), para que, ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis, ao final do calendário escolar, outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte. Também deverão informar a validade dos livros reutilizáveis distribuídos neste ano assim sendo, as campanhas de preservação dos livros devem ser permanentes em todas as escolas. Ao final do ano, a expectativa é de que a devolução dos livros alcance a totalidade distribuída.

Alertamos aos gestores escolares e das diretorias de ensino que onde houve alteração do quadro escolar, com abertura de classes/unidades, o atendimento da nova demanda de livros deverá, em primeiro lugar, ocorrer mediante remanejamento entre unidades, via plataforma PDDE – Interativo (anexo manual). No caso de fechamento/deslocamento de classes os livros excedentes deverão ser ofertados para remanejamento.

Sobra e Falta de Livros: a ferramenta de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC possibilita que as escolas com livros ociosos possam oferecer esses materiais às unidades escolares onde há falta de livros, bem como permite que as escolas demandem materiais que estejam em falta, o que propicia o efetivo aproveitamento desse valioso recurso didático. O sistema de remanejamento do PDDE Interativo/SIMEC fica permanentemente aberto e disponível para as escolas realizarem as trocas dos livros didáticos. As escolas devem registrar no sistema caso tenha livros não utilizados. Pode ser que um aluno de uma escola próxima esteja precisando. Para que o remanejamento de livros didáticos seja eficaz é fundamental que todas as escolas da rede acessem o sistema e ofertem os livros excedentes disponíveis para remanejar entre as escolas. O remanejamento se configura como um dos fatores fundamentais para que alcancemos o atendimento de todos os estudantes e a necessária otimização dos recursos públicos. Lembramos que o remanejamento é sempre a alternativa mais rápida para solucionar a falta de livros nas escolas, confira manual anexo.

Clique para baixar os anexos

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PNLD: Informes Programa Nacional do Livro Didático

 Recolhimento de Livros PNLD: por ocasião do final de 2020 orientamos a todas as escolas que recolhessem os livros reutilizáveis do PNLD (tanto os didáticos como os literários) em posse dos alunos e, também, os manuais em posse dos professores. Desde já as escolas devem se preparar para solicitar a entrega daqueles que esqueceram de fazê-lo e planejar a distribuição para os matriculados em 2021. É fundamental o recolhimento dos livros reutilizáveis para utilização em 2021. Além disso, cada escola precisa incentivar permanentemente  a boa conservação do material didático, bem como adotar medidas para estimular as devoluções. Mesmo neste momento de pandemia, é fundamental que os livros sejam devolvidos pelos estudantes para que não ocorra falta de livros nas escolas. Lembramos que os livros reutilizáveis do Ensino Médio continuarão sendo válidos para o ano letivo de 2021, apesar do selo informar 2020.

PNLD 2021 Ensino Médio: teremos um ano intenso. Um novo Ensino Médio se desenha. E o PNLD também se reformula. O edital do PNLD 2021 possui cinco objetos: 1) projetos de vida e projetos integradores; 2) obras por área de conhecimento ; 3) obras de formação continuada; 4) recursos educacionais digitais e 5) obras literárias. O objeto 1 está com previsão de escolha de 1º a 15 de março e os objetos 2 a 4 devem ter suas escolhas programadas para o segundo semestre.

Webinar PNLD 2021: é imprescindível que todos os interlocutores PNLD assistam a webinar (link abaixo),  promovida pelo FNDE em conjunto com a Secretaria de Educação Básica do MEC, pois se trata de uma exposição clara, didática, objetiva e integral do que é o PNLD e de como está configurado o PNLD 2021 Ensino Médio. Ao se apropriar de seu conteúdo o interlocutor terá uma ideia precisa de funcionamento do programa. São tratados, entre outros, os seguintes temas: PNLD e etapa de avaliação pedagógica, PNLD 2021 – Ensino Médio, Metodologia e Critérios de avaliação e Etapa de Escolha e Distribuição. Assuntos essenciais para uma visão ampla do programa.  Recomenda-se que todos os diretores e professores coordenadores pedagógicos de escolas que ofertem o EM que também o façam. O objetivo é facilitar e orientar corretamente os professores na ocasião da escolha. Lembramos que até a publicação do guia as editoras poderão realizar visitas às escolas e distribuir seus livros.

https://www.youtube.com/watch?v=-41_sxCagxQ

Habilitação PDDE – Interativo: O sistema PDDE Interativo é o principal meio de comunicação entre o FNDE, as redes de ensino e as escolas. Todas as ações referentes à execução do PNLD, como  a escolha dos materiais, os pedidos de remanejamento e de reserva técnica, são realizadas neste sistema. É nele também que são geradas as chaves de acesso para a distribuição do livro acessível em formato EPUB 3. Assim, é fundamental que as escolas atualizem o cadastro no sistema. Devem estar sempre atualizadas as informações de e-mail, telefones e nomes de diretores para que nossos parceiros do livro possam acompanhar as ações do PNLD. Em função da previsão de escolha do PNLD 2021 para a primeira quinzena de março sugerimos que previamente seja testada a habilitação dos diretores de escola para que na ocasião todos estejam devidamente habilitados, com suas senhas atualizadas e em mente. Previamente ao longo do mês  de fevereiro testem o acesso à  plataforma do PDDE e em particular verifiquem a grafia correta de suas respectivas mães em correspondência com registro idêntico ao da Receita Federal. Anexo segue o manual que, observamos, onde se lê “ (...) as Secretarias de Educação deverão entrar no endereço eletrônico: http://pddeinterativo.mec.gov.br e efetivar o login utilizando o CPF e a senha do Secretário (a) de educação ou de membros do comitê gestor (...)”, no caso da rede estadual paulista deve ser lido como “supervisor de ensino e/ou demais habilitados da diretoria de ensino na gestão das senhas MEC”. No manual figura a data 2018, mas permanece atualizado.

Ferramenta Matrícula: estará disponível no Sistema PDDE Interativo/SIMEC até o dia 01/03/2021 para que as escolas informem o quantitativo de alunos matriculados em 2021 no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Caso a escola ainda não tenha informação sobre o alunado, deve indicar a opção “Não sei informar”. As escolas de Ensino Médio também devem declarar nesta aba o quantitativo de livros devolvidos do Ensino Médio. Em breve também será possível informar o quantitativo de livros devolvidos para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

 Consultem manual anexo:

 Clique aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Mi-87ue5N36PEBh1_Eo9dwwbuTXoqa7Y?usp=sharing 

 

Anos Iniciais – obras reprovadas: esclarecemos o Edital do PNLD 2019 – atualização BNCC tinha por objeto os editores para participar do processo de adequação das obras didáticas, destinadas aos estudantes e professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As obras do PNLD 2019, com a publicação da nova BNCC, tiveram que ser atualizadas e novamente avaliadas. Nesse novo processo, algumas obras foram reprovadas na avaliação pedagógica, etapa realizada pelo Ministério da Educação. Dessa forma, alguns títulos que foram escolhidos pelas escolas em primeira opção não puderam ser adquiridos para utilização em 2021 e 2022. Nessa situação, as escolas não foram prejudicadas, sendo feita a aquisição dos títulos escolhidos em segunda opção. No caso desses também terem sido reprovados, foram adquiridos outros materiais aprovados no programa, utilizando-se critérios que assegurem a isonomia das editoras participantes. As obras reprovadas foram as seguintes:


Código da Coleção

Título

0093P19011

COLEÇÃO GOSTO DE SABER

0100P19011

MEU LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

0103P19021

MEU LIVRO DE MATEMÁTICA

0101P19021

MATEMATICA COM SALADIM

0033P19051

CRESCER

0036P19041

CONECTADOS HISTÓRIA

0052P19041

NOVO PITANGUÁ – HISTÓRIA

0097P19011

BURITI MAIS – PORTUGUÊS