segunda-feira, 10 de março de 2025

Formação pela Escola: Programa Nacional de Formação Continuada à Distância

Republicado
Curso na modalidade EaD (online), com TUTORIA e orientações por grupo de whatsapp e vídeos disponíveis noYoutube.

Link para Pré-Inscrição bit.ly/preinscricaofpe

FORMAÇÃO PELA ESCOLA é um programa de Formação Continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Veja com detalhes as informações sobre os cursos do Programa Formação pela Escola no Portal Escola de Formação de Professores (EFAP)


Mais Informações acesse o site Portal FNDE
http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola


 Público Alvo:

Atualmente seguimos recomendação da equipe da Coordenação Nacional em relação a priorização de público-alvo e oferta de cursos:

 O grupo focal a ser capacitado são (as turmas podem ser mistas):

Servidores Municipais e Estaduais.
Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).
Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB).
Técnicos municipais/estaduais que atuem na execução de programas do FNDE.
Prefeitos municipais.
Secretários de educação.
Supervisores de Ensino (municipal e estadual).
Secretário de Escola (municipal e estadual).
Servidores do QAE, QSE e QM (rede estadual).
Diretores e vice-diretores de escola (municipal e estadual).
Professor Coordenador – PC (municipal e estadual).
Professor Mediador Escolar e Comunitário - PMEC. (rede estadual).
Professor (PEB I e II).

Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico (PCNP)

Cursos Oferecidos:

Objetivo:

O curso aborda os principais assuntos relacionados ao Censo Escolar da Educação Básica, em especial o Sistema Educacenso, alcançando de forma rápida e eficiente as pessoas envolvidas.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso oferece informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio à efetivação dessas políticas.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso tem por objetivo apresentar o processo de construção de escolas e demais edificações escolares, por meio da assistência do PAR.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso visa a compreensão do Plano de Ações Articuladas (PAR) para, como cidadão, acompanhar todas as suas etapas, desde o diagnóstico da situação educacional até a prestação de contas dos recursos utilizados, objetivando a melhoria da qualidade da educação nas redes educacionais de municípios, estados e Distrito Federal.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso tem como objetivo principal apresentar conceitos e práticas relativos aos programas de transporte, aspirando a melhoria da qualidade da Educação nas redes educacionais públicas dos municípios, estados e Distrito Federal.

Será possível, assim, conhecer melhor os programas que integram a política de transporte escolar e acompanhar o processo e repasse de recursos financeiros, a execução e a prestação de contas dos programas. Isso permitirá, por exemplo, saber se os recursos estão, de fato, sendo destinados corretamente com as orientações legais e de maneira eficaz.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso Prestação de Contas tem por objetivo apresentar conceitos e práticas relativos à prestação de contas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como o SIGPC – Contas Online e os procedimentos para utilização e prestação de contas.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, explica o motivo pelo qual se deve prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso engloba questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil; apresenta o papel do nutricionista; lida com o repasse de recursos financeiros às escolas; trata das etapas da prestação de contas e o papel do controle social, como a necessidade de denunciar irregularidades por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Carga horária:

60 horas

Objetivo:

O curso tem como objetivos estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro; favorecer a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública.

Carga horária:

40 horas

Curso  em revisão de conteúdo

► Programas de Transporte do Escolar (PTE)*
Objetivo:

O curso abrange temáticas relacionadas à dimensão política da implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar, ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas e procedimentos contábeis, e também trata do funcionamento, do acompanhamento e do controle social dos recursos destinados ao Programa.

Carga horária:

40 horas


► Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE)*
Objetivo:

O curso tem por objetivo apresentar esse sistema eletrônico capaz de promover a coleta, o processamento, a disseminação e o acesso público às informações referentes aos investimentos públicos de educação da União, dos estados, do Distrito Fede­ral e dos municípios. Apresenta-o também como um instrumento que favorece a transparência e o controle social dos investimentos públicos na área educacional.

Carga horária:

60 horas


► Controle Social para Conselheiros*
Objetivo:

O curso trata do acompanhamento e do controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresenta o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar, dentre outros.

Carga horária:

40 horas


► Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)*
Objetivo:

O curso apresenta o Fundeb como uma política pública de financiamento da educação capaz de promover a equalização na distribuição de recursos; reduzir as desigualdades; contribuir para a universalização da educação e valorizar os profissionais da educação. Apresenta o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) como órgão de vigilância da aplicação dos recursos repassados, as demandas por uma educação pública de qualidade e os recursos financeiros.

Carga horária:

60 horas


Períodos de Formação:

Janeiro/Fevereiro, Março/Abril, Maio/Junho, Julho/Agosto, Setembro/Outubro e Novembro/Dezembro.

Link para Pré-Inscrição bit.ly/preinscricaofpe

Conheça o ambiente do curso

OBS IMPORTANTE: Será(ão) oferecido(s)  o(s) curso(s) que atenderem o limite mínimo para sua formação (mínimo 25 cursistas por curso).

Previsto inicio do(s) curso(s) de acordo com a demanda das pré-inscrições.


Aguarde o retorno de sua pré-inscrição ou entre em contato.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DER CATANDUVA
PCNP TECNOLOGIA ALEXANDRE BORGONOVI
Tel: 3531 1962 - Cel: 17 99717 5156
Email: pcnpe.alexandre@gmail.com


Acompanhe as notícias e novidades 

Publicado em 20/06/2017

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Tecnologia na Educação: Orientação Técnica Programação e Robótica 2

 No 21 de fevereiro de 2025 aconteceu a Reunião de trabalho descentralizadaProgramação e Robótica 2 com os docentes do componente Robótica com os docentes do Ensino Fundamental e os docentes do Ensino Médio do Programa Ensino Integral das escolas jurisdicionadas à DER Catanduva com as orientações do PEC Alexandre, e dos apoiadores CIEBP Catanduva, Glauco e Eduardo. Na ocasião os participantes receberam as orientações necessárias para start do componente Robótica junto aos estudantes deste ano letivo.

Na ocasião ocorreu a apresentação das estratégias, sequência curricular e orientações estabelecida pela SEDUC com oficinas práticas para o desenvolvimento das Programações, Prototipagens e manuseio dos itens eletrônicos do KIT Robótica .

Material da Reunião de Trabalho: https://docs.google.com/presentation/d/1hlWI_R9opBWokXWubD4u-JvHBG7iQoLMGjIwlLtHYAU/edit?usp=sharing

 

Veja as fotos do dia no Flickr: https://www.flickr.com/photos/98165338@N04/albums/72177720326179912/

Fonte: Flickr

 

Avaliação da Reunião de Trabalho:

https://padlet.com/pcnpealexandre/programa-o-rob-tca-e-a-chefia-tem-algo-para-dizer-do-dia-de--nyo5g4bq8b7qmvbk

Criado com o Padlet

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Tecnologia na Educação: Orientação Técnica - “Programação e Robótica 1”

 Em 20 de fevereiro de 2025 foi realizada a Reunião de trabalho descentralizada Programação e Robótica 1 com os docentes do componente Tecnologia e Inovação do Ensino Fundamental e os docentes de Programação do Ensino Médio das escolas jurisdicionadas a DER Catanduva com as orientações do PEC Alexandre, apoiadores do CIEBP Catanduva, Glauco e Eduardo. 

Na ocasião os participantes receberam as orientações necessárias para start dos componentes de Tecnologia junto aos estudantes neste ano letivo.

Neste dia ocorreu a apresentação das mudanças nas plataformas educacionais, sequência curricular estabelecida pela SEDUC com oficinas práticas para o desenvolvimento das Programações em Bloco com StarLab e em JavaScript.

Material da Reunião de Trabalho: https://docs.google.com/presentation/d/1-0CQJ0QF4R3-9Aki_Bs1lvWYocMA9KrfzXaYESUIndg/edit?usp=sharing

 

Veja as fotos do dia no Flickr: https://www.flickr.com/photos/98165338@N04/albums/72177720326179142/with/54525799444

Fonte: Flickr

Avaliação da Reunião de Trabalho:

https://padlet.com/pcnpealexandre/programa-o-rob-tca-e-a-chefia-tem-algo-para-dizer-do-dia-de--nyo5g4bq8b7qmvbk

Criado com o Padlet

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tecnologia na Educação: Reuniões de trabalho com os docentes de Tecnologia para o 2 Bimestre

Linguagem de Programação criando projetos artísticos com Javascript 

Clique aqui e conheça todos os projetos realizados: p5.js Web Editor | alexandreborgonovi's collections (p5js.org)

As Reuniões de trabalho presenciais ocorreram nos dias 23 e 24 para os docentes com aulas atribuídas de Tecnologia com orientações e atividades práticas no apoio as aulas de Tecnologia e Robótica para o Ensino Médio.

Nos dias de formação, os docentes conheceram e experimentaram as atividades da Plataforma Alura com Linguagem de Programação criando projetos artísticos com Javascript e Lógica de Programação desenvolvendo um jogo estilo Pong.

Acompanhe as fotos no Flickr, https://flic.kr/s/aHBqjBnLDP



Lógica de Programação desenvolvendo um jogo estilo Pong com Scratch e Java Script


“Fortalecer o processo de aprendizagem através de plataformas educacionais, de forma personalizada, contextualizada, significativa e integrada ao currículo e demais iniciativas SEDUC”

AVALIAÇÂO das REUNIÕES DE TRABALHO


Oficina prática: Projetos JavaScrpt - Tecnologia e Robótica | Ensino Médio

https://bit.ly/3UqJ871


Criado com o Padlet

sexta-feira, 29 de março de 2024

Tecnologia na Educação: Cinco (05) dias de muito aprendizado com Tecnologia e Programação com docentes do Ensino Fundamental e Médio

 As Reuniões de trabalho presenciais para os docentes com aulas atribuídas de Tecnologia com orientações e atividades práticas no apoio as aulas de Tecnologia e Inovação para os anos finais do Ensino Fundamental e Tecnologia e Robótica para o Ensino Médio.

As reuniões ocorreram nos dias 13, 15, 20, 21 e 27 deste mês de março no espaço educacional CIEBP Catanduva, anexo à UE Barão do Rio Branco com intuito de orientar docentes de Tecnologia e Inovação e Robótica nas aulas utilizando as Plataformas Educacionais de Programação disponibilizadas para as Escolas da Rede Estadual. 

Nos dias de formação, os docentes conheceram e experimentaram sequência didática com Programação em Bloco, manuseio das Plataformas CMSP, Alura Start, MakeCode, Repositório dos Materiais Digitais SEDUC, as suas funcionalidades em atividades práticas simulando as aulas com os estudantes e boas práticas para as aulas de Tecnologia e Inovação e Robótica.

Acompanhe as fotos no Flickr, clique aqui...

“Fortalecer o processo de aprendizagem através de plataformas educacionais, de forma personalizada, contextualizada, significativa e integrada ao currículo e demais iniciativas SEDUC”

AVALIAÇÂO das REUNIÕES DE TRABALHO




Diretoria de Ensino Região de Catanduva

Núcleo Pedagógico Tecnologia Educacional

PEC Alexandre Borgonovi