sexta-feira, 23 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365


A Diretoria de Ensino Catanduva participou da Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365, na Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto que ocorreu no dia 21/06/2017.



A oficina teve como objetivo principal apresentar o pacote Office 365, por meio da experimentação de algumas ferramentas, e observando como essas podem facilitar o dia a dia da gestão escolar e do fazer pedagógico.


Acompanhe as fotos no Flickr, clique aqui

Fonte: Flickr

Agradecemos a participação de todos!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: AFINAL, CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA DEVEM USAR DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS?


Por Marcelo Lopes, junho de 2017.
Tem sido cada vez mais comum crianças usarem tablets e smartphones desde a primeira infância. Com o aumento da demanda, empresas que fabricam produtos para bebês desenvolveram suportes de apoio para esses dispositivos em diversos brinquedos. Em consultórios e restaurantes, é comum vermos crianças “hipnotizadas” pelos dispositivos eletrônicos.

Fonte: Foreducation - Ed Tech - Google.>Acesso em 02.06.2017.

Cabem as perguntas: até que ponto esses dispositivos podem, ou devem, ser usados por crianças? A partir de que idade podem ser usados? São nocivos para o desenvolvimento das crianças?
Os devices podem atrapalhar, sim, quando seus conteúdos não estiverem adequados à idade, sem finalidade pedagógica indicada, usados por longos períodos e sem o acompanhamento de um adulto.
O uso muito frequente de aparelhos com a intenção de acalmar crianças agitadas pode condicioná-las a fazer bagunça para que sejam premiadas com este tipo de entretenimento. Ainda, se mal utilizados, os dispositivos eletrônicos podem viciarprovocar isolamento e levar ao sedentarismo. Além disso, a internet sem o monitoramento de um adulto pode ser um ambiente muito perigoso na infância.
As crianças precisam brincar ao ar livre, correr, imaginar, criar, exercitar e conviver com outras crianças e cabe a nós, adultos, propiciar situações para que isso aconteça.
A ESCOLA É O MELHOR LOCAL PARA O USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS.
O uso planejado de tablets e smartphones, através de centenas de aplicativos que contribuem para a atividade educacional de forma lúdica, pode ajudar muito no desenvolvimento e na educação das crianças.
Usada de forma planejada, a tecnologia permite personalizar o ensino, auxiliar o desenvolvimento do raciocínio, facilitar o aprendizado, aumentar a concentração, incluir alunos com necessidades especiais e muito mais.
Quando o Corpo Docente está capacitado para o uso de novas tecnologias, a Escola é um ótimo lugar para o uso de tablets e smartphones. Nela, os horários de utilização de dispositivos eletrônicos são claramente definidos, todo e qualquer trabalho tem um objetivo voltado à aprendizagem e, finalmente, o conteúdo acessado passa pelo crivo de especialistas em educação.
No espaço da escola, a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento saudável caminham de modo seguro na construção da aprendizagem.

Marcelo Lopes é Biólogo, Educador, Escritor, Google Certified Teacher, Google for Education Partner, Diretor de Tecnologia Educacional do Grupo Weducation e da Foreducation EdTech.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Notícias: ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO E ACESSO AOS RESULTADOS PRELIMINARES



Em breve estarão disponíveis os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2016. 

Os diretores ou responsáveis legais pelas escolas terão acesso aos resultados preliminares e, se assim desejarem, poderão interpor recurso aos resultados durante 15 dias consecutivos. 

Para conhecer o resultado preliminar, os diretores das escolas que participaram da ANA 2016 deverão realizar cadastro prévio no site do Inep. Confira abaixo as orientações para que os diretores escolares façam seu cadastro.

Atenção para o PRAZO de RECURSO aos RESULTADOS...: Recorte da informação oficial - COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

“Em mensagem de hoje (22.05.2017) o INEP nos confirma que a partir desta data esses resultados já estão disponibilizados. Considerando que há um prazo de 15 dias para interposição de eventual recurso, na sequência de sua divulgação, encaminhamos em anexo o “Manual de Acesso” e os “Motivos para não divulgação de resultados” produzidos pelo INEP, que orientam como as unidades poderão acessar os respectivos resultados”.


Siga os passos:

1)      Acesse o Sistema de Cadastro no link:

2)      Ao final do cadastro, uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado. Verifique se o e-mail com a senha temporária está na sua caixa de spam (lixo eletrônico).  Caso você não receba a senha, acesse o link http://ana.inep.gov.br/ANA, insira seu CPF e clique em “Esqueci a senha.” Preencha as informações solicitadas. Uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado.

3)      Depois disso, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA e utilize a senha temporária para cadastrar uma senha definitiva. Ao digitar a senha temporária, tenha atenção ao correto preenchimento. É necessário diferenciar letras minúsculas e maiúsculas e nenhum espaço pode ser deixado em branco. Caso você não consiga realizar o acesso, envie-nos seu CPF e a senha temporária para que possamos verificar o problema.

4)       A senha definitiva deve conter Letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Por exemplo: Escola@2017.

5)      Acesse novamente o link http://ana.inep.gov.br/ANA, e utilize seu CPF e a senha definitiva que você cadastrou.


Dessa forma você poderá visualizar o boletim de sua escola.

Clique aqui e acesse o passo a passo para realização do cadastro.


Após finalizar o cadastro, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA/ e visualize os resultados preliminares de sua escola.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para ana.resultados@inep.gov.br.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Escolas: Desafios Matemáticos SEESP 2017


Objetivo geral de projeto é estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, apresentando um contexto significativo para a potencialização das habilidades cognitivas estruturantes em ambiente colaborativo, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos.



Poderão participar, por adesão, escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo-se também todas as modalidades de ensino da Rede Estadual.

A escola que aderir ao projeto poderá participar com todas ou com apenas algumas de suas classes de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A escola também deverá instituir:

 I. Uma Comissão Gestora da Escola, da qual participarão até dois professores de Matemática e um professor coordenador pedagógico.

II. E uma Comissão de Avaliação, com a participação de professores de todas as disciplinas, sendo vedada a participação do professor de Matemática da turma classificada para a Fase Escola. Recomenda-se que essa comissão avaliadora seja constituída por, no mínimo, três professores, de acordo com as turmas participantes no período.

Atenção para o prazo de inscrição, termino em 19/05/2017


As fichas para inscrições estão em anexo no Regulamento




 Videoconferência realizada em 12.05.2017


Em caso de dúvida entre em contato PCNP Matemática Erlene