quarta-feira, 22 de março de 2017

Reserva Técnica - PNLD: Sistema de solicitação de Reserva Técnica

Informação nº 11: Reserva Técnica do PNLD - Boletim CGEB 184 (21/03/2017)

A reserva técnica de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático destina-se a ajustar a quantidade real de alunos e a quantidade de livros necessários em cada escola, quando o remanejamento de livros não for suficiente.

 O sistema para solicitação de Reserva Técnica está disponível no PDDE Interativo. As escolas deverão acessar o pdeinterativo.mec.gov.br e realizar o seu diagnóstico. Em seguida, o sistema mostrará o saldo de livros da escola. Se houver falta de livros e não tiver possibilidade de realizar o remanejamento, a unidade escolar poderá solicitar os livros da reserva técnica. A CGEB/CEFAF Programas de Livros fará a análise e a validação dos pedidos das escolas, realizando os ajustes necessários após consulta às respectivas Diretorias de Ensino de jurisdição da(s) escola(s) em questão.

 Informamos que nem todos os livros do PNLD 2017 foram entregues, principalmente os da Editora IBEP, segundo o Informe nº 18/2017-COARE/FNDE, de fevereiro/2017. Assim sendo, recomendamos que, antes de solicitar reserva técnica ou remanejamentos é importante verificar se todas as encomendas destinadas à escola foram recebidas.

O FNDE fará a coleta dos pedidos validados em três datas distintas: 31/03, 17/04 e 02/05, para encaminhá-los à ECT/Correios, que fará as entregas diretamente nas escolas solicitantes.


Informação importante: cada escola será atendida apenas uma vez, para evitar a duplicação de pedidos e o desperdício de recursos públicos. O FNDE/MEC publicou mais um Passo a Passo, complementando o anterior, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos e para solicitação da Reserva Técnica” (cliqueaqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.