segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Escolas: Projeto UBUNTU - EE Jardim Imperial

“SOU FELIZ SE TODOS QUE CONVIVEREM COMIGO TAMBÉM ESTIVEREM”
No dia 19/11/15 a EE Jardim Imperial promoveu a finalização do Projeto Ubuntu. Os objetivos principais deste Projeto são: resgatar e valorizar a influência da cultura africana; apresentar e conscientizar os alunos sobre os valores de ética e solidariedade, buscando a satisfação e felicidade coletiva, ou seja, “SOU FELIZ SE TODOS QUE CONVIVEREM COMIGO TAMBÉM ESTIVEREM”.
O conhecimento das tradições e pensamentos de origem africana possibilita aos alunos agregar valores, principalmente, o respeito às diferentes etnias. Esta filosofia do projeto vem de encontro com os objetivos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no sentido de uma educação igualitária, abordando as diferentes influências e culturas de nosso país.
Fonte: Flickr

Neste contexto foi trabalhada a questão da busca da identidade, da quebra de estereótipos, bem como a padronização da beleza. Foram apresentadas atividades de pesquisa, confecção de cartaz, exposição de turbantes, apresentação de vídeos, músicas, fotos de alunas vestidas com trajes africanos. A busca pelo sentimento de pertencimento e valorização da cultura negra foram o cerne do projeto.