quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Orientação Técnica:Cinema vai à escola


kit do projeto da Secretaria de Educação do Estado ‘Cultura é Currículo”


Ao todo, 52 professores e coordenadores das 26 escolas estaduais de Catanduva e da região estiveram reunidos na manhã de ontem (17), na Diretoria de Ensino, para receberem mais um kit do projeto da Secretaria de Educação do Estado ‘Cultura é Currículo”. O encontro faz parta da orientação técnica ‘Cinema vai à escola’.

Todo um ambiente misterioso e místico foi preparado para receber os educadores.
“Para que o público presente entrasse no clima, todo um aparato cinematográfico foi preparado pelos responsáveis e equipe de apoio”, diz a dirigente regional, professora Maria Aparecida Cherutti.

Fonte: Flickr

                        Veja as fotos no Flickr, clique aqui


O filme apresentado e trabalho na manhã de ontem foi “O Enigma da Pirâmide”, sob a responsabilidade dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP´s) Édison Yuquechique Itao, Marilza Paludetto e Valquíria Caron Galo e a equipe de apoio é formada por Marcelo Rampin, Leandro Parra Cabrera e Carlos Eduardo Pelicano.

“Preparamos tudo, desde a entrada até a sala de exibição com um clima diferente, para que o público presente entre no clima. Há um clima de suspense no ar, que culminará com uma oficina “A caça do enigma”, envolvendo todos os participantes. Tudo isso foi feito para que os professores e coordenadores levem para suas escolas novas ideias e criem nos alunos uma expectativa para assistirem os filmes. Os professores convidados foram da disciplina de inglês, mas a cada ano vem um educador de área diferente”, informa o PCNP Édison Yuquechique Itao.


NOVIDADE
A novidade deste ano é a parceria do Programa Escola da Família, com o novo projeto “Cinema no Escola da  Família”, que estreia no dia 20 de setembro, com a apresentação dos títulos: ‘O enigma da pirâmide’, ‘Contos da Noite’ e ‘Invenção de Hugo Cabret’, que fazem parte da 6ª caixa.

“O projeto ‘Cultura é Currículo’ acontece desde 2008 e até agora, com a entrada desta sexta caixa, são 71 títulos já entregues para todas as escolas da rede estadual que pertencem a Diretoria de Ensino de Catanduva”, informa Marilza Paludetto.
Para a professora coordenadora da cidade de Marapoama, Márcia Mariko Ano Zanetti, a Secretaria de Educação do Estado apresenta uma diversidade de temas para os professores desenvolverem em sala de aula.

Neste ano já trabalhamos com o projeto ‘Escola em cena’, ‘Lugares de Aprender’ e agora com o ‘Cinema vai à escola’. Isso tudo vai agregando uma bagagem enorme para o estudante. Ele passa a ter uma visão ampla sobra os trabalhos interdisciplinares”, ressalta a professora Márcia.

Os temas trabalhados em sala de aula são muitos: educação inclusiva, meio ambiente, história, arte, dentre outros.

O conteúdo apresentado para os alunos tem sempre um enfoque educativo com conteúdo histórico, documentário, de aventura, de suspense, de alegria, e de tantos outros”, pontua Itao.


AMBIENTALIZAÇÃO
Para conseguir um ambiente de cinema e garantir organização, as escolas estão fazendo ingressos e distribuindo para a comunidade gratuitamente, garantindo assim que toda a comunidade da escola tenha direito a esses bens culturais.

“O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos”, frisa a dirigente professora Maria Aparecida.


PARÂMETROS PEDAGÓGICOS
Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular: ‘Currículo e Cultura’; ‘Currículo referido a competências’; ‘Currículo que tem como prioridade a competência escritora e leitora’.
“Nesse contexto, a definição do Programa orientou-se por três objetivos básicos a serem alcançados: Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social.

Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens. Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular”, avalia a professora Maria Aparecida.


CULTURA É CURRÍCULO
O Programa Cultura é Currículo, nesta reunião focou o projeto ‘Cinema Vai à Escola’ e até o momento já selecionou 71 títulos, que já foram encaminhados às escolas.
Desde 2008, estes filmes estão chegando, em diferentes momentos, nas escolas que oferecem ensino médio estadual. 

Além dos filmes, os professores das diferentes disciplinas do ensino médio podem contar ainda com a publicação “Caderno de Cinema do Professor”, que traz, entre outros textos, os roteiros de discussão destes filmes nas salas de aula. Cada escola já recebeu cinco caixas, contendo títulos de diversos gêneros, entre eles: drama, comédia, aventura, documentários, etc., sendo a sexta entrega nesta semana.
“O caderno de cinema do professor ajuda bastante o educador com dicas e sugestões e apresenta também quais são as disciplinas que podem trabalhar com cada título, por exemplo, um mesmo filme pode servir para a disciplina de arte, história, literatura, inglês e assim sucessivamente”, explica Itao.

A dirigente regional de ensino, lembra ainda que os alunos amam cinema, “mas é importante que assistam a bons filmes, principalmente porque estes são escolhidos por uma equipe competente e compromissada para que agrade os adolescentes”, finaliza.