quinta-feira, 23 de abril de 2015

Notícias: Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática

Aventuras Currículo+ - Ambiente dos alunos


O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) das Aventuras Currículo+ está disponível para os alunos e para os professores participantes do Projeto. O projeto Aventuras Currículo+ tem como objetivo principal criar a oportunidade para que alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais e do Ensino Médio possam aprender conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos.

Cada aluno poderá visualizar um ou dois cursos, conforme a indicação realizada pela unidade escolar. Você, professor, poderá acessar os três cursos de sua disciplina.

Acesse todos os Boletins, clique aqui.


Como acessar o AVA-Moodle?
Acesso dos professores:
1. Acessar o endereço http://aventuras.educacao.sp.gov.br/;
2. No campo Username, informar o seu CPF com onze dígitos, sem ponto e nem hífen; 3. No campo Senha, informar 123456.
Acesso dos alunos:
 1. Acessar o endereço http://aventuras.educacao.sp.gov.br/;
2. No campo Username, informar o número do RA, com onze caracteres, sem o dígito. Se necessário, completar com zeros à esquerda. Exemplo: 00034742386;(caso não funcione acrescente “zeros a esquerda, completando 12 dígitos)
 3. No campo Senha, informar 123456.

Professores e alunos serão convidados e orientados a trocar a senha ao realizar o primeiro acesso.

Como iniciar as atividades no AVA-Moodle?

O Projeto Aventuras Currículo+ é composto de dez missões em Matemática e cinco em Língua Portuguesa. Neste momento, estão disponíveis a “Missão 0 – Convocação” e a “Missão 1” em todos os módulos.

Para que você possa planejar suas aulas, explore as páginas do AVA-Moodle considerando, especialmente, os seguintes aspectos:

A Missão 0 é a convocatória e é comum a todos os cursos. Nela, está o vídeo que apresenta a narrativa das missões e a carta para os alunos. Repare que é possível personalizar a carta com o nome de cada aluno. Se quiser, você pode imprimi-la e entregá-la a cada um de seus alunos;
 • A Missão 1 de Língua Portuguesa tem uma página inicial de apresentação (conheça a sua missão) e cinco fases. Ela está prevista para ser realizada ao longo de duas semanas. Repare que há atividades na Fase 2 (quiz) que precisam ser realizadas no ambiente virtual do projeto;
A Missão 1 de Matemática tem uma página inicial de apresentação (conheça a sua missão) e três fases. Ela está prevista para ser realizada ao longo de uma semana.

Você verá que existem alguns arquivos que precisarão ser impressos para que a Missão 1 seja bem sucedida. São eles:
Folha de serviços: formulário em que o aluno registra os bônus obtidos na realização das atividades das missões (ela aparece já na Fase 1 da Missão 1);
Arquivos secretos: São as folhas de atividades que aparecem a partir da Fase 2 em Matemática e da Fase 3 em Língua Portuguesa, e que devem ser realizadas em papel.

Os vídeos disponíveis no AVA-Moodle poderão ser projetados por você para toda a turma, caso vier a julgá-los necessários.

Suporte técnico
Caso precise de suporte técnico para você ou para seus alunos, abra um chamado no “Fale Conosco” do Projeto Aven­turas Currículo+. Para isso, clique em “Suporte Técnico” na página inicial do AVA-Moodle.
Os dados de acesso ao “Fale Conosco” são os mesmos já utilizados nas demais ferramentas da Rede do Saber/EFAP: utilize, portanto, no campo “Usuário”, seu CPF (sem pontos e hífen) e, no campo “Senha”, seu RG (sem pontos e hífen) ou senha pessoal cadastrada anteriormente.
Boas aventuras a todos!
Equipe Aventuras Currículo+